terça-feira, 19 de julho de 2016

Contos e crônicas



Imprescindibilidade: conhecimento

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Buscar conhecimento e, consequentemente, a compreensão de pequena parcela das muitas ocorrências na vida, deveras, é a decisão para passos mais largos em direção ao progresso. Há tantos meios para esse objetivo, porém o início será a vontade de conhecer e aproximar a luz do próprio caminho.
Tão mais aprazível para a alma, centelha eterna em seus dois modos, desejar compreender do que em tristes e longas ladainhas infelicitar sua caminhada, valiosa oportunidade nos concedida por Deus. O tempo perdido com as indignações é o mesmo que se poderia utilizar para a compreensão e apreciação das benfazejas atitudes e pensamentos, da beleza real e da emoção sincera.
A partir da decisão em busca da luz, as dificuldades não desaparecerão, pois são meios de crescimento, no entanto, a sabedoria suavizará a estrada e as difíceis lições serão aprendidas com calma e resignação e não mais revolta e vitimização.
Tudo o que acontece é por um motivo; pode ser por expiação, provas, amor pelo próximo, compreensão pela vida. Entretanto, a bondade de Deus é amorosa e incomparável e está à frente de toda situação de maneiras suaves, claras ou imperceptíveis.
Um fator muito importante, ou melhor, decisivo, é compreender que somos seres milenares e muito já vivemos, e erramos, e choramos, e fizemos chorar, e crescemos, e perdemos, e ganhamos, e sorrimos, e eternamente há a nos melhorarmos. E os campos verdes florescerão para as flores e para as crescidas sementes, como o vento tombará o campo de trigo com seu carinho, e o sol trará o calor para o trigal, e a chuva alimentará a sua raiz, e os espíritos reconhecerão as suas virtudes e todo o caminho necessário para sentirem a pura sensação de amor e proximidade do bem... o seu aprimoramento.
Os exemplos sempre valem quando benfazejos e aprendidos para não realizá-los quando a dor for a primeira a chegar. O nosso coração sabe distinguir muito bem o que é bom e o que ainda não se desenvolveu para este fim. Nossas existências são todo nosso acerto e todo nosso aprendizado que, de uma forma ou outra, nos construíram como estamos hoje. E o nosso futuro dependerá de cada presente vivido. Nunca importará o que o alheio pensamento considerar, mas, eternamente, o que sentir e pensar o próprio coração.
Quantos olhares cruzarão o horizonte, quantos já cruzaram e muitos outros cruzam agora e esses olhares se despertam, na maior parte das vezes, mais tristonhos que felizes, pois deixaram de realizar o pouco que se propuseram. Entretanto, o tempo é apropriado sempre para o agradecimento e a decisão pela conduta melhorada, para mais realização que omissão, para mais amor que egoísmo, para mais vida que desânimo perante ela. O tempo continua e não esperará a indecisa decisão.
E o imenso horizonte oferece conhecimento a quem deseja adquiri-lo. E quanto mais compreendermos a vida, mais em paz poderemos viver e cooperar para a sua expansão. Então, reclamaremos menos e faremos mais; aceitaremos mais e menos julgaremos; valorizaremos a eternidade e a centelha que somos e nos enxergaremos como filhos do mesmo Pai e a energia fraterna nos abraçará tão ternamente. A partir do momento em que desejarmos as estrelas, a luz confortará o nosso coração.
O conhecimento ampara, acalma, preenche, traz a vontade tão nobre de querer viver e não somente o equívoco de viver por viver.
E quando a alma decide crescer, a alegria reverbera no espírito que devolve em forma de acorde harmônico à alma que naturalmente presenteia o espírito e, em sincronia, o espírito e a alma começam a se conhecer e a, de fato, desejar ser um só como são em momentos distintos.
O laço do conhecimento une o ser por completo. 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário