terça-feira, 5 de julho de 2016

Contos e crônicas



O espírito e o sol desejam conquistar o horizonte

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Devido ao crescimento natural do espírito, a contínua busca é evidente. E assim deve ser. Quando a estagnação se observa é por que a fé, a vontade, a compreensão, a esperança, a alegria, a energia de progresso deixaram de, por enquanto, pulsar no coração da centelha, porém, se esses sintomas começarem a se unir, por favor, voltemo-nos à prece ao Pai, Ele sempre nos ouve.
Cada um procura o seu caminho e nenhum é igual, cada um é único, como também única é a centelha em meio a milhares incontáveis. O que antes era necessário agora talvez não possua mais efeito, logo, junto com os objetivos vêm as conquistas e o extraordinário desenvolvimento. E como cada um possui seu universo, cada etapa cumprida é imensamente valiosa para o seu conquistador e deve ser respeitada pelos companheiros, pois o que é fácil para um pode ser ainda muito penoso para outro, dependerá sempre do grau evolutivo, no entanto, há algo que em todo estágio será primoroso: o respeito.
Como o amanhecer, desejoso de um novo dia, o espírito, implícita ou explicitamente, também almeja o progresso em sua evolução, ele quer luz, paz, amor, felicidade, ele quer suas asas livres para voar e essa liberdade nasce no interior, quando a consciência está calma e plena com seus compromissos e com a vontade de melhorar-se.
As flores, de pequeninas sementinhas, passam a plantinhas, crescem com vontade, pois necessitam de muita força e determinação diante das intempéries possíveis no decorrer de sua estada nos campos, jardins, terrenos, canteiros, florestas, parques ou qualquer outro lugar onde elas possam se desenvolver. E a cada fase conquistada e vivida, elas agradecem, emocionadas, a Deus, pois quanto mais se desenvolvem, mais próximas do céu, elas ficam. A criança também compreende sua conquista quando o adulto a parabeniza e, principalmente, pela emoção sentida; somos centelhas muito antigas, sabemos o que é certo e bom.
Quanto mais aproximado do propósito a cumprir-se, mais em paz o coração se sentirá. É realmente assim. Quanto mais bem direcionado, mais harmonia e felicidade, mais corações alegres e trabalhos realizados. E tudo possui o seu tempo; a sabedoria divina nos explica que só haverá a mudança de degrau quando o pé de apoio estiver amparado, quando, de fato, o aluno ter assimilado a lição sem nenhuma insegurança.
Como a eternidade é o tempo que nos resta, devemos aproveitar com valorização e agradecimento todas as etapas, desde as mais simples até as mais complexas. Caso seja necessário o refazimento de alguma, que a alegria e a humildade possam apoiar o eterno coração de tantas etapas já conquistadas e de incontáveis outras a conquistar. Seremos sempre a soma de nossas ações, e como seres perfectíveis, a melhoria é imprescindível; e como inteiramente responsáveis, somos antes ou mais tarde o resultado feliz ou sofrido de cada atitude.
E a procura do progresso deve ser contínua, pois é para frente que os nossos olhos e o coração estão voltados. Momentos difíceis existirão; os felizes, também, mas nada é maior do que saber que o Pai Divino nos criou para a vitória de um dia sermos espíritos com pureza, amor, luz, bondade também para o amparo dos irmãos que como hoje ainda estamos, pois nenhuma conquista valerá se for exclusivamente vivida individual, nenhuma recompensa será valiosa se outros corações não se beneficiarem e sentirem a paz que faz enxergar a vida com a essência sublime que ela possui.
Pois bem, as nobres conquistas também devem ser radiantes para outros corações, pois se há nobreza há o desejo natural de compartilhamento e onde houver a bondade haverá também os olhos do Mestre que tão extraordinariamente conquistou suas etapas pensando mais no ensinamento deixado para os tão pequeninos irmãos, entretanto, todos a caminho da luz.
E o sol também sempre deseja conquistar o horizonte.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Um comentário:

  1. GOSTO DE LER OS ESCRITOS DE CÍNTHIA CORTEGOSO
    cinthiacortegoso@gmail.com
    De Londrina-PR

    ResponderExcluir