quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Pílulas gramaticais (218)



Se os vícios de linguagem, como vimos na semana passada, tornam feio ou desfiguram o que escrevemos e falamos, diferentemente ocorre com as chamadas figuras de linguagem, cujo objetivo é conferir expressividade ao texto.
Os especialistas dividem as figuras de linguagem em três categorias:
1. Figuras de palavras ou tropos.
2. Figuras de pensamento.
3. Figuras de construção.
Vejamos nesta edição algo pertinente à primeira – figuras de palavras –, que se dividem em sete tipos: metáfora, comparação, metonímia, sinédoque, catacrese, antonomásia e sinestesia.
Eis o que significam as figuras de palavras a que nos reportamos:
1. Metáfora – uso de uma palavra com o significado de outra em face de uma relação de similaridade: “Fazer esse trabalho é sopa”.
2. Comparação – semelhante à metáfora, é o uso de palavra com o significado de outra, ligados os elementos por uma partícula comparativa: “A felicidade é como uma pluma que voa sem parar”.
3. Metonímia – uso de uma palavra com o significado de outra devido a uma relação de causalidade: “O jovem tocava muito bem Chopin e outros clássicos”.
4. Sinédoque – uso de uma palavra com o significado de outra, em face de uma relação de proximidade entre o que elas representam: “A mão que embala o berço é a mesma que agride”.
5. Catacrese – é a metáfora que, de tanto utilizada, se encontra desgastada, tendo perdido, portanto, o sentido metafórico: “Enterrou no dedo um alfinete”.
6. Antonomásia – substituição do nome próprio de uma pessoa por uma característica que a tornou conhecida: “Faleceu em Londres a Dama de Ferro”. (Como se sabe, Margaret Thatcher, que faleceu em 2013, era assim conhecida no meio político.)
7. Sinestesia – consiste em reunir ou agrupar sensações originárias de diferentes órgãos de sentido: “Os carinhos da esposa não tinham mais o gosto dos primeiros tempos”.



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário