terça-feira, 4 de outubro de 2016

Contos e crônicas



Para o progresso chegar

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Se não houver a preocupação em buscar a luz e a verdade, certamente, outros objetivos serão incompletos e efêmeros. O espírito necessita de reais valores para a sua completude; tudo o que é ilusão para ele, muitas vezes, é encantamento para o seu estado encarnado e isso tanto se verifica como sofrimento ao despertar novamente no campo espiritual, seu real lar.
A luz está no progresso, no caminho do conhecimento, na compreensão das artes, no cortês relacionamento entre as pessoas e o meio ambiente, na conquista do bem em todo o seu grau e em toda maneira possível, na persistência diante das difíceis transposições e na elevação do sentimento com sublime amor para amenizar dores e agradecer a vida, grandeza magnífica, por meio da prece, recurso abençoado e infalível.
À noite, mesmo diante da mais incrível paisagem, muito pouco se é possível admirar, pois sua notável característica está oculta, apenas a luz da lua a ilumina tão limitadamente. A beleza e toda sua essência existem, no entanto, apenas com o sol da manhã seguinte é que as cores vivas pulsarão e todos os mínimos belos detalhes ganharão sua individualidade formando o todo.
Poemas trancados em gavetas não serão capazes de emocionar nem somente a intenção poderá construir degraus para o progresso, palavras amorosas sem serem ditas não enternecerão duros corações, clássicos musicais executados em porão não vão levar suspiros felizes a ouvidos amantes dessas composições. Tudo necessita ganhar vida, tudo necessita receber luz. Atitudes verdadeiras geram leveza ao próprio sentimento e as com bondade trazem mais luz diante dos passos com o destino a um feliz caminho.
A preocupação com a verdade e a luz deveria ser o pensamento e o sentimento primeiros e dominantes. Importar-se com o que os corações aprendizes pensam a respeito de ações, por eles, ainda incompreendidas é demasiadamente desperdício de energia e ineficiência na construção do progresso. Há tanto a se realizar, há um universo inteiro a se compreender e investir no desenvolvimento próprio e coletivo de maneira real e bondosa e, certamente, isso é ação benéfica e iluminada.
Tudo o que é pautado na ilusão não contentará a alma; tudo o que é alicerçado na verdade e na luz ganhará a forma da paz e a estrada do crescimento. A boa vivência e o respeito com o todo acrescentarão calmos dias a quem os realizar. Todo ato gera uma consequência, ou melhor, responderá com a mesma intensidade e energia aplicadas à ação. E como é fácil e simples perceber as falsas palavras acompanhadas de um olhar que não se convence.
Os olhos do céu nos veem de cima para baixo com visão perfeita, ampliada e antecipada. Não enganaremos ninguém se a verdade não fizer parte de nós, a não ser, nós mesmos. Sabemos o que é verdade e reconhecemos perfeitamente a luz; precisamos compreender o benefício que essas duas senhoras experientes em felicidade podem nos proporcionar. Portanto, quanto mais levarmos a nossa oferenda à vida de forma clara e verdadeira, ou seja, com bondade e amor, mais esses mesmos sentimentos permanecerão em nós e nos farão centelhas cada vez mais emancipadas.
E como o maior exemplo, temos Jesus, sinônimo perfeito de luz e de verdade.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário