quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pílulas gramaticais (228)



Examine os textos abaixo e veja se há neles algum erro gramatical:

1. Podem dizer a meu pai que, apesar dele não estar de acordo, vou-me embora.
2. Caro mano, passarei a escrever-lhe toda a semana, e verá que minhas cartas hão de ir melhor escritas.
3. Amigo, dize ao seu pai que tudo aquilo era histórias.
4. Quem não obedece os superiores, também não obedece os pais, nem obedece ninguém.
5. Convidei-lhe várias vezes para vir na minha casa.
6. Querida amiga, não lhe conhecia como lhe conheço hoje!
7. O João foi o responsável de todos esses problemas.
8. Não quiz responder o telegrama que ele me enviou.
9. Procure perseverar com a prática do bem, porque as boas ações ninguém se arrepende.

Todas as nove orações contêm erro. Ei-las, depois de feitas as correções:

1. Podem dizer a meu pai que, apesar de ele não estar de acordo, vou-me embora.
2. Caro mano, passarei a escrever-lhe todas as semanas, e verá que minhas cartas hão de ir mais bem escritas.
3. Amigo, diga a seu pai que tudo aquilo eram histórias.
4. Quem não obedece aos superiores também não obedece aos pais, nem obedece a ninguém.
5. Convidei-o várias vezes para vir a minha casa.
6. Querida amiga, não a conhecia como a conheço hoje!
7. O João foi o responsável por todos esses problemas.
8. Não quis responder ao telegrama que ele me enviou.
9. Procure perseverar na prática do bem, porque das boas ações ninguém se arrepende.

*

Você sabe que significa a palavra peba? E quanto à frase “pegar um peba”?
Peba tem dois significados:
1.  Forma reduzida de tatupeba [do tupi ‘tatu chato’], nome que se dá a um mamífero desdentado comum em todo o Brasil, também chamado de papa-defunto, tatu-cascudo, tatu-peludo, tatu-de-mão-amarela.
2.  Reles, ordinário.
A expressão “pegar um peba” significa: levar um tombo; cair. Trata-se de expressão típica do Nordeste do Brasil.




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário