domingo, 2 de outubro de 2016

Reflexões à luz do Espiritismo



A arte de renovar as esperanças

A política, quando impregnada do desejo justo de promover o bem comum, pode ser definida como a arte de renovar as esperanças.
Foi o que se observou durante a recente campanha eleitoral, cujo epílogo se verifica neste domingo. Seja esse ou aquele o preferido, a verdade é que o povo vota neste domingo com a convicção de que a cidade não pode retroceder, mas, sim, consolidar as conquistas dos últimos anos e caminhar para a frente.
As eleições têm esta particularidade: renovam as nossas combalidas esperanças, até que surja, de novo, a oportunidade de fazer uma nova escolha.
Não pertencer aos quadros de um partido político não significa ser avesso aos temas que dizem respeito aos governos em geral e à possibilidade de que venhamos a construir um país melhor, em que o povo tenha melhores condições relativamente ao acesso à saúde, à educação, à segurança e ao emprego.
Ninguém, por certo, ignora quanto um governo incapaz pode produzir em termos de frustração e sofrimento. O povo brasileiro já passou por essa experiência inúmeras vezes.
Claro que o voto nem sempre acerta, mas não existe outro meio de aprender a votar, a não ser votando.
O leitor sabe que o Espiritismo vê com olhos bem diferentes a relatividade da existência corpórea. Certamente, não podemos jamais descurá-la nem imaginar que Deus a tenha criado sem razões mais sérias. Mas não podemos deixar de ressaltar a finalidade essencialmente educativa das existências corporais.
Somos viajores neste mundo. As conquistas que aqui fazemos são pontos afirmativos no currículo que vamos escrevendo com nossos atos e nossas realizações. Devemos, portanto, perseguir com todas as forças o objetivo de edificar aqui uma civilização justa e fraterna, sem esquecer, porém, que essa civilização não será duradoura se os homens que a formarem não se tornarem também, por sua vez, justos e fraternos.
Algum tempo atrás, quando passamos por um momento de esperança e de expectativas semelhantes, mais tarde frustradas por uma sucessão de equívocos, veio-nos à mente o que os Espíritos superiores disseram acerca do que eles entendem seja uma civilização completa. “Vós a reconhecereis pelo seu desenvolvimento moral”, afirmam os imortais, advertindo que só teremos o direito de nos dizermos civilizados quando houvermos banido de nossa sociedade os vícios que a desonram e passarmos a viver como irmãos, praticando a caridade cristã. Concluindo esse pensamento, advertem eles: “Até esse momento, não sereis mais do que povos esclarecidos, não tendo percorrido senão a primeira fase da civilização”. (Item 793 d´O Livro dos Espíritos.)
É mais que evidente que a construção de uma civilização no nível reconhecido pelo Espiritismo é tarefa muitíssimo superior às possibilidades da política de partidos, pois requer esforço muito maior e um trabalho que não pode prescindir da cooperação ativa das religiões, tendo Jesus por farol. Que fique, pois, com a Política – com P maiúsculo – a tarefa de renovar as esperanças, mas cuidemos, unidos pelo ideal cristão, de torná-las palpáveis e concretas neste país gigante que, segundo Humberto de Campos (Espírito), foi escolhido por Jesus como a Pátria do Evangelho.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário