sábado, 12 de novembro de 2016

Contos e crônicas



Biologia e família

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Amiga leitora, hoje vamos falar um pouco sobre biologia.
Os organismos vivos possuem três funções vitais: nutrição, reprodução e relação. A primeira função que nos mantém vivos é a nutrição, que absorve matéria e a transforma em energia. 
A nutrição tem por base os seguintes elementos: alimentação, circulação, excreção e respiração.
A alimentação pode ser heterotrófica ou autotrófica A primeira tem por base a matéria orgânica, animal ou vegetal, que nosso organismo transforma em “matéria própria”, ou seja, moléculas simples, obtidas por nosso sistema digestivo. A segunda, baseia-se na formação de matéria orgânica criada a partir da matéria inorgânica, como o dióxido de carbono, água e sais minerais, pelo fenômeno chamado fotossíntese, próprio dos vegetais.
A circulação nutre nosso corpo fazendo viajar nele, pelo sangue, todas as moléculas nutrientes.
A excreção é a eliminação, pela urina e fezes, de todas as substâncias inúteis ou nocivas ao nosso organismo; no caso dos vegetais, a excreção resulta da fotossíntese.
A respiração é a absorção do oxigênio e eliminação do dióxido de carbono no momento de nossa inspiração e expiração. É o metabolismo proveniente da respiração que nos proporciona a energia adquirida via alimentação. Sem ela, adeus, leitor; au revoir, lecteur.
A relação é a base do amor. É por seu intermédio que agimos e reagimos ante algo ou alguém.
Ela nos estimula uma resposta, positiva ou negativa. Isso tanto ocorre com as células quanto com os seres vivos. Se o movimento vai na mesma direção, a resposta é positiva; se caminha em via contrária, a resposta é negativa. Por trás dela está a vontade: de comer, de caçar, de amar, etc. Os estímulos variam com o meio, como também suas respostas, que podem ser internas, como a sensação de frio ou de calor, por exemplo; ou externas, como a amizade, o medo, a dor. O meio ambiente proporciona a todos os seres vivos a sobrevivência, quando seu relacionamento é positivo e equilibrado. Se houver um desequilíbrio no meio ambiente, os seres vivos poderão se destruir, como, por exemplo, a quantidade exagerada de ratos em local de escassa alimentação. Nesse caso, eles se devoram...
Deixei para la fin la reproduction, cara leitora, em vista de sua importância na sobrevivência de todos os seres. Se os seres vivos não se reproduzissem, a vida seria extinta no planeta. Por isso, é citada esta famosa frase de Jeová a Adão e Eva: — Crescei-vos e multiplicai-vos.
Há dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada. A primeira ocorre em seres unicelulares. Ela pode ocorrer por bipartição, como no caso das algas e dos protozoários; pode dar-se por fragmentação, como acontece com as estrelas do mar e pode resultar da gemação, quando é o pai que dá origem a um novo ser, como ocorre com as esponjas do mar. Nesse caso, ocorre uma divisão desigual de uma das células paternas e a menor é atraída por uma das gemas da membrana plasmática paterna e desenvolve outro organismo igual.
Quanto à reprodução sexuada, a Natureza, bilhões de anos antes que o homem inventasse o pino e a tomada, criou os sexos opostos: masculino e feminino. É essa reprodução que permite o cumprimento, na Terra, do mandamento divino: “Amai vosso pai e vossa mãe”. O resto é “invenção” humana, quando se trata de reprodução sexual, cujas consequências, caso fosse abolida a forma macho/fêmea, seriam a extinção da vida em nosso orbe. Nunca vi um pino dar à luz com outro pino, e nem tomada com tomada gerarem energia luminosa.
Para finalizar, leitor(a), curta esta bela música do padre Zezinho, melhor cantor cristão de nossos tempos, indubitavelmente, cuja música é um verdadeiro hino de amor, seja ela cantada por católicos, evangélicos, espíritas... Clique aqui: Oração Pela Família - Padre Zezinho - LETRAS.MUS.BR.







Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário