sábado, 26 de novembro de 2016

Contos e crônicas



Problemas com a internet

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Tentei pagar conta telefônica pelo meu i-Phone, no ícone do BB e, em resposta, li a seguinte mensagem: “Desbloquear usando o Touch ID”. Bati com o dedo ali, para atender o pedido de desbloqueio e não abriu. Quando dedei em cancelar, fui atendido. Após meia dúzia de tentativas de desbloqueio sem resultado e cancelamento com êxito, resolvi ligar para o número de atendimento aos clientes da agência. Então, teve início nova saga. A secretária eletrônica pediu tudo, de 1 a 10, sem que nenhuma dessas opções fosse a que eu queria.
— E o que querias, Joteli?
— Ah, mestre Machado, desejava simplesmente que alguém e não somente uma gravação eletrônica me dissesse o que fazer para desbloquear aquele ícone e acessar o tal de Touch ID. Se ao menos o Touch, que até sobrenome tem, me dissesse o que fazer, poupar-me ia a perda de meia hora do meu precioso tempo...Ide para os quintos... ID.
— É, meu caro, atualmente, tudo está sendo informatizado. Andam dizendo que já há crianças que pouco após seu nascimento são capazes de dizer: “— Só paro de chorar se mamãe prometer que vai comprar um i-Phone 7 para mim!”
— É verdade, Machado, mas já sou idoso e só na próxima encarnação terei um cérebro limpinho para cutucar com o dedo todos os botões que aparecerem em minha frente.
— Nisso eu concordo contigo, Jo, CPU e cérebro têm que estar limpos para produzirem muito...
— Agora ocorreu-me que eu bem podia ter lembrado de consultar meu neto de 4 anos, ao invés de digitar cada número do código de barras pelo computador, para pagar a malfadada conta telefônica. Ó, céus, ó lua, ó mar... Por que não me sugeristes tal ideia antes, Bruxo!?
 — E a coisa ainda vai melhorar, meu caro secretário. Estamos nos primórdios do tempo em que as máquinas vão resolver tudo para nós, sem qualquer intromissão humana. Imagino o dia em que a pessoa liga para uma clínica médica e...
— Fufufufufil... fufufufufil... fufufufufil...
Após o terceiro fufufufufil, responde a/o secretária/o eletrônica/o:
— Bom dia! (Quanta educação!) — ou: Boa tarde!. Ou: Boa noite! Conforme a hora. (Quanta sofisticação!) — Aqui quem fala é Touch ID às suas ordens.
Para consulta à clínica geral com robô masculino, digite 1; para consulta a robô feminino, digite 2 [...]; para voltar ao robô anterior, digite 5.
— ....
— Dois. Se você está gripado, digite 1; se está com pneumonia, digite 2; se é gastroenterite, digite 3; hipo ou hipertensão, digite 4; outras doenças, digite 5.
— ...
— Dois!... para cefaleia, digite 1; para tosse, digite 2; para espirro, digite 3; para coriza, digite 4, para hipertermia, digite 5, para falar com outro robô, digite 0.
— ...
— Um!... Tome um paracetamol de oito em oito horas.
— ...
— [...]. Entendi o seu problema. Procure um/a robô psiquiatra.
E pensar que não era para bater com o dedo no Touch ID, e sim apertar o botão do i-Phone...
Depois disso, mais duas horas perdidas... Alteraram o meu blog e, por fim, fiquei sem sinal de internet!
E hoje nem sexta-feira treze é... 





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário