quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pílulas gramaticais (237)



O texto abaixo foi publicado em uma das edições da revista “O Consolador”. Dele foram retiradas as vírgulas pertinentes; além disso, várias palavras foram grafadas de forma errônea. O objetivo é oferecer ao leitor uma ótima oportunidade para testar seus conhecimentos gramaticais:
“A origem do Dia das Crianças em nosso pais remonta ao ano de 1923 quando a cidade do Rio de Janeiro então Capital Federal sediou o 3º Congresso Sulamericano da Criança. No ano seguinte aproveitando a repercussão do evento o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto que deu origem ao decreto a que nos referimos.
O assunto permaneceu porem ignorado por um bom tempo ate que na decada de 1950 por iniciativa de uma industria de brinquedos com apoio de outros empresarios ligados a area foi revitalizada a comemoração do dia 12 de Outubro passando assim o Dia das Crianças a integrar o calendario de datas comemorativas do pais.
Sendo hoje dia 12 de Outubro não existe oportunidade melhor para lembrar o que a doutrina espirita nos fala acerca da criança e da importancia da infancia no desenvolvimento das criaturas e da propria sociedade.
Primeiramente ensina o Espiritismo que a infancia e comum a todos os planetas que não atingiram o apice do processo evolutivo constituindo neles como e facil compreender uma transição necessaria.”
Eis o texto, devidamente corrigido:
“A origem do Dia das Crianças em nosso país remonta ao ano de 1923, quando a cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a repercussão do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto que deu origem ao decreto a que nos referimos.
O assunto permaneceu, porém, ignorado por um bom tempo, até que, na década de 1950, por iniciativa de uma indústria de brinquedos, com apoio de outros empresários ligados à área, foi revitalizada a comemoração do dia 12 de Outubro, passando, assim, o Dia das Crianças a integrar o calendário de datas comemorativas do país.
Sendo hoje dia 12 de Outubro, não existe oportunidade melhor para lembrar o que a doutrina espírita nos fala acerca da criança e da importância da infância no desenvolvimento das criaturas e da própria sociedade.
Primeiramente, ensina o Espiritismo que a infância é comum a todos os planetas que não atingiram o ápice do processo evolutivo, constituindo neles, como é fácil compreender, uma transição necessária.”

*

Alguém nos pergunta qual é o significado da palavra circuncisão.
Circuncisão significa: ato ou operação de cortar o prepúcio, ou seja, a dobra de pele que reveste a glande, isto é, a cabeça do pênis; rito de iniciação que consiste em cortar o prepúcio; figuradamente, corte, supressão. 
Eis a origem desse rito entre os hebreus, conforme se lê em Gênesis, 17:1-27: Treze anos depois do nascimento de Ismael, o Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: "Daqui em diante não te chamarás mais Abrão: mas chamar-te-ás Abraão, porque eu te tenho destinado para pai de muitas gentes. E farei crescer a tua posteridade infinitamente e te farei chefe das nações; e de ti sairão reis".
Dito isso, o Senhor lhe propôs um pacto, que Abraão e seus descendentes deveriam observar: todos os machos deveriam ser circuncidados, a começar do grande patriarca. Os meninos deveriam ser circuncidados até oito dias, fosse filho ou escravo. O Senhor decidiu também que Sarai passasse a chamar-se Sara, prometendo dar a ela um filho. Abraão e Ismael, que contava treze anos, foram circuncidados no mesmo dia.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário