terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Contos e crônicas


Estamos prontos para a partida?

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Se nosso momento chegar daqui a alguns minutinhos e tivermos esse curto tempo para uma análise, estaremos mais em paz ou mais aflitos?
Então, uma pergunta importantíssima que deveríamos, com muita atenção, avaliar: Estamos prontos para a partida?
Creio que não, pois há tantos inícios e bem poucas conclusões; também há muitas retificações a serem efetuadas. Há mais obrigados a serem ditos e mais gratidão a ser manifestada. Há a valorização pela vida a ser reconhecida, há o amor a ser mais vivido; o carinho, a paz, o respeito, a caridade, a doçura, a bondade, a singeleza a serem sentidos e realizados.
Há também a responsabilidade consigo, com a família, com a sociedade; há sempre o melhor a ser feito; há a desculpa a ser pedida e a falha a ser desculpada. Há muitos gestos a serem realizados e tantos outros, refeitos para harmonizarem a caminhada. Somos eternidade e não engano, dor arrependimento, tristeza; estes são apenas condição na aprendizagem da vida. Lembremos sempre.
O sentimento de paz no coração é um indício de que este está pronto para a partida, e isso não quer dizer que seja a hora, ele está em paz com sua conduta, é o estado almejado pelo espírito. Quanto mais a paz se verifica, mais próximos os passos estão do caminho certo e as atitudes, ajustadas. Assim, como se ouve de sábios antigos e atuais, que a melhor maneira de saber se se está trilhando uma estrada boa e fértil é observar a conduta realizada e se gostaria de recebê-la na vida.
Quando houver o despertamento no plano real acompanhado da compreensão do tanto que mais de benéfico poderia ter-se realizado e tanto menos deveria ter-se complicado, somente a bondade do Pai poderá conferir consolo ao coração. No entanto, aqui ainda estamos e podemos melhorar todas as nossas condições para quando chegar o momento da partida, aceitarmo-lo com a naturalidade e a alegria do verdadeiro retorno ao lar. E a análise pode-se iniciar agora mesmo para quanto antes refazer os atos equivocados e aprimorar os futuros caminhos com maior felicidade.
Penso que a partir do discernimento entre propósitos relevantes dos insignificantes muito se poderá conquistar, pois há situações desprezíveis que ganham notoriedade e desgastam a boa energia dificultando e atrasando as verdadeiras realizações. Dar importância a algo realmente importante, sem dúvida, é progresso. E comumente devemos observar o que estamos fazendo, pensando e sentindo, visto que o acerto no comportamento é o começo para a ocasião da partida em paz.
O ato correto inicia-se no próprio coração e segue para o grupo familiar respeitando e amparando os que partilham do desenvolvimento. Tudo o que é bom deve ser sentido primeiro pelo próprio ser e, igualmente, estendendo-se para a família, amigos e para o convívio comum. Todos os deveres são degraus para a conquista dos direitos. A exigência deve ser muda perante a responsabilidade, pois exigir antes sem o cumprimento do dever, de fato, não é respeitável prática, aliás, quando se trabalha com amor não há tempo nem interesse para reivindicações. 
E estaremos prontos para a partida quando em nosso coração sentirmos a leveza e a felicidade pelo nosso melhor realizado e, assim, como num fim de tarde em que podemos sentir ainda o aconchego do calor do sol e ver a linda paisagem do campo verde e florido, a nossa alma, naturalmente, em paz, poder voltar para o local mais apreciado na vida: o verdadeiro lar.
Então, que a partir de agora nos preparemos com mais amor para a partida.
Depende apenas do desejo do nosso coração.

   
Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário