terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Contos e crônicas


Se o futuro é o reflexo do presente

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

E os dias passam e a energia preocupada com o futuro desgasta corpo e mente e enfraquece as atuais positivas energias. A manhã seguinte será tranquila se o dia anterior tiver sido harmonioso; o sono será sereno se o andamento do dia tiver sido com mais calma do que afobação.
Tanto descontentamento se verifica com os dias atuais que nem sempre são presentes. E tanto se espera do futuro. Viver um tempo de cada vez é o melhor a ser feito, já que a certeza é a do agora. Com a natureza podem-se aprender muitas lições com a marca da sabedoria que valoriza todos os seres e aprecia cada segundo, pois tudo é valioso e nada acontece sem ter ocorrido o encadeamento das coisas precedentes.
Como provar uma doce fruta sem aguardar as suas fases? Como exigir de uma criança, atitudes, para ela ainda desconhecidas? Como querer a noite se ainda é a vez do dia? Como só desejar o futuro se o presente não é trabalhado? Como querer ser feliz se não há nenhum investimento para isso?
Ou seja, para cada conquista, o empenho, a compreensão, a paciência e a crença em sua realização são necessários, pois tudo virá em seu tempo determinado, nem antes... nem depois, o que se deve viver hoje é hoje que deve ser vivido, simples assim, com os respaldos da sabedoria universal. Quantas pessoas se preocupam somente com o que virá e deixam de preparar o solo para a plantação das doces sementes.
Se a sucessão dos fatos é perfeita, preocupar-se com o vindouro é o mesmo que querer segurar as nuvens do céu sem deixá-las seguirem o natural andamento. Quanto desgaste improdutivo. O brilho do sol de amanhã aquecerá amanhã. A água do rio não atropela a primeira água antes dela, mas com sensatez todas as águas descem o curso com harmonia. E o amanhã será para amanhã sem nos distrairmos com os atos de hoje que serão o seu enredo.
Muitas vezes na vida, parece que o desenvolvimento não flui e os dias tornam-se enfadonhos e com enorme dificuldade em dar, pelo menos, um passo mais feliz. Pudera, como a conquista será presenciada se não há o campo fértil para a florescência? Na vida não existe milagre, mas o desencadeamento natural de um universo igualitário para todos os seus habitantes. Dependerá dos objetivos e do empenho aplicado a eles, a resposta nos dias atuais e, consequentemente, nos futuros.
Então se hoje está insatisfatório, com efeito, no passado as atitudes não foram muito bem desenvolvidas; no entanto, com o futuro há somente um cuidado a tomar-se: zelar pelo presente. Com calma; respeito; sabedoria; apreciação de tudo o que se tem de benéfico; as atitudes aprendidas, como as mais duras e difíceis; questões ainda não assimiladas, poderão criar-se dias muito melhores que os de agora, porém, com a clareza de que o futuro é a consequência absoluta do presente.
Podemos, sim, alterar agora os acontecimentos futuros cultivando o campo do presente e sem preocupação com a hora de cada acontecimento, pois o que houver de chegar a nós encontrará o caminho, mas não no nosso tempo requisitado ‒ simples que somos ‒, porém, no tempo que a sabedoria da vida indicar.
   
Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário