quarta-feira, 3 de maio de 2017

Pílulas gramaticais (255)




Um leitor, reportando-se à classificação dos substantivos, pergunta-nos: - Se o feminino de leão é leoa, qual é o feminino de jacaré?
No tocante aos seres do reino animal há substantivos que apresentam formas próprias para o masculino e para o feminino, a exemplo de leão e leoa; pavão e pavoa; leitão e leitoa; grou e grua; peru e perua; perdigão e perdiz; lebrão e lebre; pardal e pardoca ou pardaloca.
Existe, no entanto, um grupo de substantivos a que chamamos epicenos ou promíscuos, que designam determinados animais conservando a mesma forma genérica para o macho e para a fêmea.
Exemplos: a girafa, o tigre, o tatu, a andorinha, a águia, a avestruz, a barata, a cobra, o jacaré, a onça, o sabiá, a tainha, a minhoca.
Se desejamos apontar o sexo a que pertencem, empregamos as palavras “macho” ou “fêmea”: a girafa macho, a girafa fêmea; a onça macho, a onça fêmea; a cobra macho, a cobra fêmea.

*

Há de tudo nas chamadas línguas vivas, que é o caso do idioma que falamos.
Existem substantivos que assumem as duas formas – masculina e feminina -, a gosto de quem fala ou escreve.
São, assim, masculinos ou femininos: o diabetes, a diabetes; o personagem, a personagem; o usucapião, a usucapião; o laringe, a laringe.





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário