sábado, 10 de junho de 2017

Contos e crônicas


Para um Brasil melhor

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Algumas coisas que não consigo entender no Brasil, meu inestimável amigo:
1ª - Por que as verbas destinadas a obras públicas não são do conhecimento do povo, que, desse modo, poderá fiscalizá-las?
Sugestão: Publicar o valor e a finalidade do repasse ou gasto federal, estadual e municipal, sempre que for destinada verba para construir qualquer obra ou atender às necessidades de investimentos em serviços públicos.
2ª - Por que os serviços públicos superfaturados não são denunciados pelos tribunais de conta antes que as pessoas (ir)responsáveis se apossem desse dinheiro e façam o uso que bem entenderem dele?
Sugestão: cobrar cada centavo desviado do fraudador e seus comparsas.
3ª - Por que a Administração Pública não adota uma isonomia salarial em todos os setores de atuação dos barnabés e também não exerce um rigoroso controle de atuação dos servidores públicos, com premiações e punições, em função de suas atividades profissionais em todas as esferas administrativas do Brasil?
Sugestão: Salário bruto máximo de trinta mil reais e mínimo de seis mil... Sem admissão de falácias e subterfúgios para majorar salários.
4ª - Por que os candidatos a cargos eletivos comprovadamente corruptos ou que legislam em causa própria continuam exercendo mandatos políticos?
Sugestão: Informar, nas propagandas eleitorais e pela internet, breve currículo do candidato, enfatizando sua ficha política, criminal ou seu nada consta.
5ª Por que o serviço público não é exercido, exclusivamente, por servidores concursados?
Sugestão: editar lei que estabeleça que nenhum servidor público, em qualquer esfera administrativa (Executivo, Legislativo e Judiciário), poderá ser nomeado para qualquer cargo, a não ser após aprovação e seleção no cargo vacante.
6ª - Por que o Governo não desmente as propagandas veiculadas na mídia, que informam ao cidadão comum, desprovido de meios comprobatórios da veracidade ou falsidade, de tais notícias, como, por exemplo, a de que o dinheiro arrecadado para pagamento aos aposentados e pensionistas é desviado para cobrir gastos estranhos a essa finalidade?
Sugestão: manter o controle que vem sendo feito brilhantemente pela Polícia Federal e Ministério Público, com a averiguação de todos os meios legais que provem a culpa ou inocência do acusado.
7ª - Por que tantos impostos e taxas em nosso país? 
Sugestão: Seria melhor que houvesse um só imposto, ainda que mensal, e nenhum outro tributo.
8ª - Por que tanto partido político, se é sabido que isso favorece a corrupção?
Sugestões:
1ª -A partir de agora e até o final do Governo Temer, não poderá haver mais do que cinco partidos políticos no Brasil.
2º - Para sanear os abusos econômicos provenientes da criação atual de grande número de partidos políticos, sugiro que os 35 partidos atuais existentes no Brasil sejam agregados em cinco, cada um incorporando, em sigla única, sete partidos dentre os existentes.
§ 1º Nenhum desses cinco partidos poderá abranger mais nem menos do que sete dos antigos partidos, mas, caso seja do interesse de alguma dessas antigas legendas, será admitida troca com qualquer outra legenda de qualquer dos cinco novos partidos, apenas uma única vez e no prazo máximo de seis meses.
§ 2º Os cinco novos partidos e as legendas a eles incorporadas serão os seguintes:
I. Partido dos Democratas Brasileiros (PDB): PMDB, DEM, PSDB, PMN, PHS, PPL e PODE;
II. Partidos dos Representantes do Trabalhador Brasileiro (PRTB): PT, PTB, PDT, PTC, PT do B, REDE e PCO;
III. Partido da Comunidade Socialista do Brasil (PCSB): PC do B, PSOL, PSD, PSB, PPS, PSTU e PSL.
IV. Partido da Diversidade Cultural (PDC): PSC, PV, PP, PCB, PEN, PMB e NOVO.
V. Partido Republicano do Progresso Social (PRPS):  PRP, PRB, PR, PROS, PSDC, PRTB e SD.
Sugestão final: O Congresso Brasileiro deverá propor Lei que torne obrigatórios os procedimentos da Administração Pública Federal, Estadual e Distrital com vistas a responder satisfatoriamente a todos os questionamentos dos itens 1 a 8 supracitados.
Disse Chico Xavier, agora nos Espaços Siderais, que “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todos podemos começar agora e fazer um novo fim”.
Então, amigo leitor, envie esta crônica para, pelo menos, cinco pessoas conhecidas e peça-lhes que façam  o mesmo.
Você, filiado partidário, proponha ao seu honesto político “comprar” essa ideia. Cedo-a gratuitamente ao primeiro político honesto que a queira propor aos seus pares ou ímpares.
Clique aqui e leia em Partidos políticos registrados no TSE, para saber o significado de cada sigla que está citada em cada um dos cinco novos partidos propostos: http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/registrados-no-tse / Acesso em 6 de junho de 2017.
Em pouco tempo, o Brasil terá um novo governo e, consequentemente, já não será ficção científica esta expressão, muito comum no encerramento dos filmes da Warner Bros:
The End






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário