terça-feira, 11 de julho de 2017

Contos e crônicas



Só existe a colheita por causa da plantação

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Querer viver apenas a felicidade aqui, deveras, é uma grande utopia. Em algum tempo e lugar, sim, mas o nosso momento por enquanto aqui é de muito trabalho, empenho, aprendizado, ainda reincidência e um pouco mais de dor, porém, fomos agraciados com a maior virtude, a vida; e outro abençoado presente, a reencarnação; e mais uma alegria, estarmos agora mesmo encarnados com a possibilidade de aprendermos, redimirmo-nos e aproveitarmos esta dádiva para tanto ser realizado.
Expectativa para viver apenas alegria em um tempo ainda impossível é querer fugir da verdade, é querer ser sem não ter ainda conquistado, ou seja, é a ficção que nunca terá a essência real. E como é valioso sorver o ar do progresso por meio do degrau alcançado. Para a felicidade ser plena, é necessário antes ter aprendido os conteúdos que proporcionarão esse estado; os méritos só existem porque houve assimilação e sabedoria.
Há uma máxima que traz a concepção de que a grande vitória não se restringe à chegada ao destino, mas ao aprendizado durante todo o percurso. E só se alcança o progresso quando as etapas são favoravelmente concluídas. Então, viver de aparência ou ilusão, certamente é cultivar o sofrimento e atrasar a caminhada rumo às paisagens que o espírito tanto almeja.
Quando se compreende o estágio e decide-se viver de maneira que o favorecerá, decerto, o espírito começa a vislumbrar a luz que o espera. Não será um caminho fácil nem somente tortuoso, será um caminho que o levará para o verdadeiro destino, o da emancipação por meio dos acertados atos. E pular etapas não trará nenhuma conquista apenas atraso. Ou melhor, ninguém é capaz de ludibriar a incomparável Capacidade Divina.
Por isso, a vivência deve ser de acordo com o seu tempo. Haverá tempo de aprender, exercitar, observar, ajudar, receber ajuda, refletir, amansar, de ter mais determinação, de refazer, estudar sempre e, consequentemente, de progredir. E quanto mais se sente a energia do progresso, mais o coração desejará senti-la. E o tempo de amar será eterno.
Se há tempo para tudo, deve haver também a sua valorização tanto a da ocasião mais difícil quanto a da agradável e edificante. E o tempo atual é o mais valioso, é o que se pode viver, melhorar, aprender. E viver a verdadeira essência é compreender que os limites existem assim como toda a virtude para o crescimento. Ser o que é deveras, viver como é possível, sem dúvida, é agir com sabedoria. Pois bem, a humildade é mãe em matéria de desenvolvimento.
Aprende-se com as variadas formas de sentimento, se agora se faz necessário maior empenho, logo, que o empenho seja criado, o que não deverá ocorrer é a ilusão de uma vida ainda não conquistada, sem contar que para o que não se aprendeu não haverá compreensão. E se tudo está no tempo certo e o livre-arbítrio é individual, caberá a cada um a conquista de seu objetivo lembrando-se de que a vivência é o reflexo do empenho e das ações.
Se o objetivo é a paz e a alegria, então, que os atos, palavras, pensamentos e sentimentos estejam equilibrados e seguindo o caminho do bem, já que nenhuma criatura trilhará a estrada que não seja de sua mesma vibração.
E tudo existe, mas encontraremos apenas o que o nosso coração deseja encontrar.
E tudo existe, mas viveremos apenas o que o nosso espírito é capaz de compreender. E se a alegria é o objetivo, que ela seja o merecimento do progresso vivido, já que um girassol somente nascerá de sua própria semente.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário