terça-feira, 4 de julho de 2017

Contos e crônicas



Uma maneira perfeita de conquistar a paz e a felicidade

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Simplesmente o bem.
É a resposta para esta pergunta: O que devo fazer para sentir-me em paz e feliz?
De fato, quando a bondade se apresenta, a paz e a alegria também são presenças abençoadas na vida. E essa atitude deve ser do coração, ou seja, com pureza, sem pensar em nenhuma recompensa, pois se assim for não será bondade, será o triste orgulho tentando se disfarçar. E como devemos nos alertar para isso.
Tão mais acessível realizar o bem, tão mais calmo é o movimento progressivo, mas é necessário querer realizá-lo sem tantas exigências, pois nenhum bem acontece por meio de critérios. E a bondade nunca caminha só, porém, suas outras irmãs humildade e generosidade a acompanham.
Muitas vezes se ouvem os sentimentos transcritos em frases de quanto se deseja fazer boas atitudes, no entanto, sem saber por qual caminho começar. Comecemos, então, pelo próximo mais próximo, os nossos companheiros familiares, profissionais e naturalmente expandir para outros laços desta jornada. E para o bem acontecer, os gestos mais singelos originarão os notáveis acontecimentos.
O amor está no bom-dia com ternura; na gentileza diária; no respeito ao ambiente; na paciência com o outro e com si próprio; no boa-tarde esperançoso; na compaixão fraterna; na partilha do pão; no boa-noite amparador, já que à noite os monstros aparentam ser maiores; o amor está principalmente no ato de colocar-se no lugar do próximo, sem deixar, assim, nenhuma condição para o julgamento.
Na verdade, fazer o bem é tão mais possível e descomplicado, basta querer. Também não é preciso criar nenhuma mirabolante oportunidade, ele é simplesmente possível em todo tempo, lugar e circunstância. O coração é que precisa querer realizá-lo.
A natureza ensina diariamente o que é bondade quando o sol nos aquece e nos equilibra, quando a água nos mantém vivos, quando a terra produz nosso alimento, quando o vento nos refresca e nos vivifica com o oxigênio que nele está, quando a noite chega para o descanso e o sol brilha para um novo dia, quando a chuva cai alimentando a vida, quando pessoas que tanto amamos ainda estão conosco e também as que, por enquanto, estão em dimensão diferente, mas que certamente nos encontraremos e ligados estamos eternamente pelo sentimento.
Sem contar a bondade de quando estamos com infinita saudade de alguém de longe e que, por meio do encontro pelo sonho, acalmamos a dor que a distância traz. Se há infindáveis maneiras registradas de bondade na vida, há que compreendermos que o bem, por nós, realizado deve ser atitude natural para os dias ‒ mas o será.
E o ensinamento da natureza ainda é maior porque ela doa todo esse bem sem aguardar nenhuma recompensa embora ela esteja tão frágil com o nosso descuido.
Se no coração o bem começa a despertar, graças a Deus, criemos, portanto, as melhores condições para a sua prosperidade que se transformará na conquista para a nossa paz e felicidade.
Se algum dia alguém nos perguntar o que deve fazer para sentir-se em paz e feliz lhe diremos com toda segurança: apenas realize o bem.
E se, por acaso, em algum dia mesmo sabendo esquecermo-nos desta sábia receita e a tristeza nos visitar, realizemos imediatamente a bondade sem olhar a quem, sem tempo preestabelecido, sem nenhum desejo de recompensa, apenas realizemos o bem e a paz e a felicidade nos completarão novamente.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário