terça-feira, 19 de setembro de 2017

Contos e crônicas



O caminho até a pedra branca

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Ren sempre passava, ao fim da tarde, pelo mesmo caminho entre as árvores, arbustos, flores, o lugar próximo de onde morava. Era no pé de uma montanha bastante conhecida no Japão, mas o povoado era acanhado. O menino saía de sua casa por volta das quatro e meia e até chegar ao local destinado gastava cerca de quinze minutos andando por parte da pequena floresta. Antes desse compromisso diário, Ren fazia uma higiene básica, lavava os braços, rosto com a água fresca tirada das fontes naturais, penteava o cabelo e se olhava para verificar se a roupa surrada estava limpinha. E o menino seguia.
Nesta tarde alguns chuviscos caíram, mas a claridade de alguns raios de sol ao fundo do horizonte prevaleceu. A passagem da primavera para o verão favorecia esse momento. Ele conhecia muito bem por onde passava e por isso ia pela trilha mais segura.
Durante o caminho, seguia com seus pensamentos, parecia uma meditação. O menino ia ao encontro de algo realmente importante, compromisso com o coração. E percebia as flores que acabavam de se abrir, algum galho caído que no dia anterior não estava, novas plantinhas crescendo, a posição que os raios de sol desciam, para qual direção o vento gostoso soprava. Ren apreciava tudo o que merece apreciação, aprendera com sua mãe.
E o caminho, mais uma vez, havia sido percorrido. Uma clareira se fazia vista. Ele chegou, parou, passou a mão no rosto e tirou o suor em forma de gotinhas, secou a mão na lateral da camiseta limpinha e surrada. Deu um sorriso calmo e feliz. Com tranquilidade, aproximou-se de uma pedra bem clara, passou suavemente a mão e sentou-se ao lado.
‒ Hoje é o seu aniversário ‒ disse o menino.
Ele sorriu e uniu as mãos ao peito. Falava palavras bem baixinho com os olhos fechados e terminou com a prece como todos os dias. Ren sentia-se em paz e feliz com aquela tão maravilhosa companhia. Abaixou a cabeça em sentido respeitoso e despediu-se. O sol começava a querer descansar devagar.
Quando o menino se virou para voltar, percebeu que seu pai o observava. E o pai sorriu.
‒ Vamos, filho!
Ren sorriu.
Os dois começaram o caminho de volta para casa.
Naquele dia, completaram-se dois anos do ocorrido com a mãe do pequeno Ren. E não houve como evitar. O mesmo dia do nascimento também fora o da sua partida. Mas o menino preferia lembrar o dia do aniversário de sua mãe e não o da despedida, porém, as visitas diárias celebravam o encontro, por um tempo, entre mãe e filho. E ele a visitava desde o dia após o enterro do corpo de sua mãe ao lado da pedra clara em formato de coração.
‒ Papai, mamãe estava mais feliz hoje.
‒ Sim, Ren. Mamãe está a cada dia se recuperando no céu... e quando ficar bem, flores brancas nascerão ao lado da pedra clara e ela correrá para o jardim das lindas flores.
O filho sorriu mais uma vez. De longe o pai não percebera, mas o menino vira pequeninas flores brancas brotando ao lado da placa no chão com as seguintes palavras:
“Aqui está o corpo de minha mãe, mas ela inteira está no meu coração.”
Pai e filho chegaram a casa, e mesmo com alguns pingos de chuva à tarde, as estrelas já iniciavam, bem ao longe, o lindo brilho no eterno céu.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário