Mediunidade com
Jesus
Este
é o módulo 17 de uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao
estudo da doutrina espírita. Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões
para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões
apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura.
Questões para debate
1. Ao conclamar os
seus discípulos a restituir a saúde aos doentes, curar os leprosos e expulsar
os demônios, Jesus lhes fez uma recomendação especial e bem clara. Que foi que
ele lhes pediu?
2. A mediunidade
pode constituir uma profissão ou uma fonte de ganhos, se o médium for uma
pessoa pobre, destituída dos recursos necessários à sua sobrevivência?
3. Na prática da
mediunidade, o que é, segundo o Espiritismo, o mais importante?
4. Quais as
características principais de um médium evangelizado?
5. Podemos dizer que
a prática da mediunidade com Jesus contribui para o progresso social?
Texto para leitura
A mediunidade não pode ser fonte de renda
1. “Restituí a saúde
aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demônios.
Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido.” Essa foi a recomendação
de Jesus aos seus discípulos, com isto querendo dizer que ninguém deve cobrar
por um dom – o dom da cura – que o Pai nos concedeu graciosamente.
2. O dom da
mediunidade, como já vimos anteriormente, é tão antigo quanto o mundo. Os
profetas eram, na verdade, médiuns. Sócrates tinha a inspirá-lo um Espírito
amigo. Todos os povos tiveram seus médiuns e as inspirações de Joana d’Arc não
eram mais do que as vozes de Espíritos benfazejos que a dirigiam.
3. Ora, foi
exatamente esse dom: a faculdade de curar os enfermos e de expulsar os
demônios, melhor dizendo, os maus Espíritos, que Deus lhes dera gratuitamente,
para alívio dos que sofrem e como meio de propagação da fé, razão por que Jesus
lhes recomendou não fizessem dessa faculdade objeto de comércio, nem de
especulação, nem um meio de vida, proposta reafirmada mais tarde por Allan
Kardec, que recomenda aos médiuns dar à tarefa da mediunidade o seu tempo
livre, o seu momento de lazer, sem pretender obter com isso recompensas de
ordem material.
4. Essa orientação
continua mais atual do que nunca, porque a mediunidade evangelizada jamais
poderá ser transformada em profissão ou fonte de renda.
5. A mediunidade,
como uma luz que brilha na carne, é atributo do Espírito, patrimônio da alma
imortal, elemento renovador da posição moral da criatura terrena, a quem ela
enriquece no capítulo da virtude e da inteligência sempre que se encontre
ligada aos princípios evangélicos na sua trajetória pela face do mundo.
A faculdade mediúnica é um talento precioso
6. Devemos
compreender que a mediunidade só existe pelo concurso dos Espíritos. “Os
atributos medianímicos – assevera Emmanuel – são como os talentos do Evangelho.
Se o patrimônio divino é desviado de seus fins, o mau servo torna-se indigno da
confiança do Senhor da Seara da verdade e do amor.” (O Consolador, item 389.)
7. Na sequência,
acrescenta Emmanuel: “Multiplicados no bem, os talentos mediúnicos crescerão
para Jesus, sob as bênçãos divinas; todavia, se sofrem o insulto do egoísmo, do
orgulho, da vaidade ou da exploração inferior, podem deixar o intermediário do
invisível entre as sombras pesadas do estacionamento, nas mais dolorosas
perspectivas de expiação, em vista do acréscimo de seus débitos irrefletidos”.
(Obra citada.)
8. Mediunidade –
advertem os mentores espirituais – não basta só por si. É imprescindível saber
que tipo de onda mental assimilamos, para conhecer da qualidade de nosso
trabalho e ajuizar de nossa direção. O médium moralizado, que encontra na
vivência evangélica a conduta de vida, é uma pessoa de bem, que procura ser
humilde, sincero, paciente, perseverante, bondoso, estudioso e trabalhador. E
cumpre o mandato mediúnico com amor.
A mediunidade e a renovação social
9. No exercício da
mediunidade com Jesus, ou seja, na perfeita aplicação dos seus valores a
benefício da criatura humana, em nome da caridade, é que o ser atinge a
plenitude das suas funções e faculdades, convertendo-se em celeiro de bênçãos,
semeador da saúde espiritual e da paz nos diversos terrenos da vida humana.
10. Não é difícil,
pois, compreender como a prática mediúnica exerce um papel de renovação social.
O Espírito humano segue em marcha conveniente. Deus quer que os Espíritos sejam
reconduzidos aos interesses da alma. Quer que o aperfeiçoamento moral do homem
se torne o que deve ser: o fim e o objetivo da vida.
11. Todo progresso
vem, contudo, na sua hora. Soou a hora da elevação moral para a Humanidade. O
médium evangelizado, exercendo o mandato com amor e espírito de serviço em
benefício do próximo, contribui em grande escala para o progresso geral, e é
nesse sentido que se diz que a prática da mediunidade com Jesus é um poderoso
instrumento de renovação social.
Respostas às questões propostas
1. Ao conclamar os seus discípulos a restituir a saúde
aos doentes, curar os leprosos e expulsar os demônios, Jesus lhes fez uma
recomendação especial e bem clara. Que foi que ele lhes pediu?
A recomendação foi
esta: “Dai de graça o que gratuitamente haveis recebido”, querendo com isto dizer que ninguém deve
cobrar por um dom – o dom da cura – que o Pai nos concedeu graciosamente.
2. A mediunidade pode constituir uma profissão ou uma
fonte de ganhos, se o médium for uma pessoa pobre, destituída dos recursos
necessários à sua sobrevivência?
Não. Kardec ensina
que os médiuns devem dar à tarefa mediúnica seu tempo livre, seu momento de
lazer, sem pretender obter com isso recompensa de ordem material. Essa
orientação continua mais atual do que nunca, porque a mediunidade evangelizada
jamais poderá ser transformada em profissão ou fonte de renda.
3. Na prática da mediunidade, o que é, segundo o
Espiritismo, o mais importante?
A mediunidade não
basta por si mesma. É imprescindível saber que tipo de onda mental assimilamos,
para conhecer da qualidade de nosso trabalho e ajuizar de nossa direção. A
aplicação da mediunidade, o que fazemos das faculdades mediúnicas, isso é que é
o mais importante.
4. Quais as características principais de um médium
evangelizado?
O médium moralizado,
que encontra na vivência evangélica a conduta de vida, é uma pessoa de bem, que
procura ser humilde, sincero, paciente, perseverante, bondoso, estudioso e
trabalhador, e cumpre o mandato mediúnico com amor.
5. Podemos dizer que a prática da mediunidade com Jesus
contribui para o progresso social?
Sim. Deus quer que
os Espíritos sejam reconduzidos aos interesses da alma. Quer que o
aperfeiçoamento moral do homem se torne o que deve ser: o fim e o objetivo da
vida, e a prática mediúnica concorre para isso.
Nota:
Eis
os links que remetem aos textos
anteriores:
Módulo 1 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/11/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo 4 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/12/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo 5 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/12/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_8.html
Módulo 9 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo 10 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_12.html
Módulo 11 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_19.html
Módulo 12 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_26.html
Módulo 13 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/02/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo 14 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/02/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_9.html
Módulo 15 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/02/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_16.html
Módulo 16 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/02/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_23.html
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