Considerações sobre a existência de Deus
Este é o módulo 53 de uma série que esperamos sirva
aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo
compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões
apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura.
Questões para debate
1. Quais são os princípios fundamentais da Doutrina
Espírita mais relevantes?
2. Os materialistas opõem à tese da existência de
Deus um argumento interessante que eles consideram irrespondível. Que argumento
é esse?
3. Qual é o principal argumento apresentado pelo
Espiritismo como prova da existência de Deus?
4. Como a Doutrina Espírita conceitua Deus?
5. Eram ateus os gênios da Física Albert Einstein
e Isaac Newton?
Texto para leitura
A existência de Deus é um dos princípios básicos do Espiritismo
1. Um dos princípios básicos da Doutrina Espírita
é o da existência de Deus como o Criador necessário de tudo o que existe e não
é obra do homem. Outro, igualmente fundamental, é o da existência dos
Espíritos, como criaturas suas; e outro ainda é o princípio da natureza
espiritual da alma humana, considerada como Espírito encarnado, que constitui a
individualidade consciente, permanente e imperecível do homem.
2. Tudo o mais que os Espíritos revelaram – a
pluralidade dos mundos habitados, a encarnação e a reencarnação, a lei de causa
e efeito, o princípio da necessidade das provas como meio de progresso e das
cruciantes expiações –, tudo isso, que revela a suprema sabedoria do Criador, é
decorrência natural daqueles princípios básicos. Fulge, no entanto, luminoso e
à frente de todos, o princípio da existência do Eterno Criador.
3. Kardec iniciou O Livro dos Espíritos com um capítulo inteiramente consagrado a
Deus e às provas de sua existência. Nesse livro o codificador do Espiritismo perguntou
aos Espíritos onde se pode encontrar a prova de que Deus existe, e eles assim
responderam: “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem
causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão
responderá” (L.E., questão 4).
4. Em A
Gênese, sua última obra, após explicar, no capítulo I, o caráter da
revelação espírita, o codificador trata novamente da existência de Deus, logo
na abertura do capítulo II, mostrando que ela constitui o mais importante
princípio da Doutrina Espírita.
Deus não se mostra, mas se revela por suas obras
5. O codificador do Espiritismo examina em seguida
a opinião dos que opõem à tese da existência de Deus o pensamento de que as
obras ditas da Natureza são produzidas por forças materiais que atuam
mecanicamente, em virtude das leis de atração e repulsão, sob cujo império tudo
ocorre, quer no reino inorgânico, quer nos reinos vegetal e animal, com uma
regularidade mecânica que não acusa a ação de nenhuma inteligência livre. O
homem – dizem tais opositores – movimenta o braço quando quer e como quer.
Aquele, porém, que o movimentasse no mesmo sentido, desde o nascimento até à
morte, seria um autômato. Ora, as forças orgânicas da Natureza são puramente
automáticas.
6. Tudo isso é verdade, redarguiu Kardec, mas
essas forças são efeitos que hão de ter uma causa. São elas materiais e
mecânicas, mas são postas em ação, distribuídas, apropriadas às necessidades de
cada coisa por uma inteligência que não é a dos homens. A aplicação útil dessas
forças é um efeito inteligente, que denota uma causa inteligente.
7. O Espiritismo dá o homem uma ideia de Deus que,
com a sublimidade da Revelação, está conforme à mais perfeita e justa
racionalidade.
8. Convence-nos da existência do Criador sem
necessidade de recorrer a outras provas que não as que provêm da simples
contemplação do Universo, onde Deus se revela através de leis sábias e de obras
admiráveis que constituem um conjunto grandioso de tanta harmonia e onde há
perfeita adequação dos meios aos fins, que se torna impossível não ver por trás
de tão portentoso mecanismo a ação de uma Suprema Inteligência, como os
Espíritos Superiores fizeram questão de asseverar na resposta dada à pergunta
de abertura de O Livro dos Espíritos:
“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” (O Livro dos Espíritos, pergunta 1).
A mecânica celeste não se explica por si mesma
9. Assim o compreendem, numa inata intuição de sua
existência e de seu poder, todos os que não se deixaram empolgar totalmente
pelo terrível entorpecer da inteligência e do sentimento humanos, que é o
orgulho, reconhecendo no harmonioso mecanismo que entretém os movimentos
universais a existência imprescindível de um primeiro motor transcendente. “A
mecânica celeste não se explica por si mesma – escreveu Léon Denis -, e a
existência de um motor inicial se impõe. A nebulosa primitiva, mãe do Sol e dos
planetas, era animada de um movimento giratório. Mas quem lhe imprimira esse
movimento? Respondemos sem hesitar: Deus.”
10. Assim como o reconheceu Léon Denis, já então
iluminado pela luz do Espiritismo, fê-lo também Albert Einstein, com todo o
rigor do seu raciocínio lógico, puramente matemático. Por muito raciocinar em
busca da verdade, Einstein adquiriu um alto grau de intuição que o levou, do
mesmo modo que a muitas coisas, também ao reconhecimento da existência de Deus,
como fonte necessária da energia que dá o primeiro impulso a tudo o que se move
no Universo.
11. Muito antes de Einstein, igualmente Isaac
Newton teve de reconhecer a existência necessária de uma causa transcendente e
de um primeiro motor para explicar o movimento dos planetas. Apesar de
descobrir a grande lei da gravitação universal, que viria aparentemente
resolver esse milenar problema, no fim de seu livro Princípios matemáticos de filosofia natural o grande matemático
declarou-se impotente para explicar aqueles movimentos somente pelas leis da
Mecânica.
Respostas às questões propostas
1. Quais são os princípios fundamentais da Doutrina Espírita mais
relevantes?
A existência de Deus como o Criador necessário de
tudo o que existe; a existência dos Espíritos; a natureza espiritual da alma
humana, considerada como Espírito encarnado; a pluralidade dos mundos
habitados; a reencarnação e a lei de causa e efeito.
2. Os materialistas opõem à tese da existência de Deus um argumento
interessante que eles consideram irrespondível. Que argumento é esse?
Eles opõem à tese da existência de Deus o
pensamento de que as obras ditas da Natureza são produzidas por forças
materiais que atuam mecanicamente, em virtude das leis de atração e repulsão,
sob cujo império tudo ocorre, quer no reino inorgânico, quer nos reinos vegetal
e animal, com uma regularidade mecânica que não acusa a ação de nenhuma
inteligência livre, porque as forças orgânicas da Natureza seriam, segundo
eles, puramente automáticas.
3. Qual é o principal argumento apresentado pelo Espiritismo como prova
da existência de Deus?
Segundo o ensino espírita, a prova de que Deus
existe pode ser encontrada num axioma aplicável às ciências: não há efeito sem
causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e a razão nos
responderá. Aos materialistas, Kardec disse que as forças orgânicas da
Natureza, que eles consideram automáticas, são na verdade efeitos que hão de
ter uma causa. São elas materiais e mecânicas, mas são postas em ação,
distribuídas, apropriadas às necessidades de cada coisa por uma inteligência
que não é a dos homens.
4. Como a Doutrina Espírita conceitua Deus?
Deus é, segundo o Espiritismo, a inteligência
suprema, a causa primária de todas as coisas.
5. Eram ateus os gênios da Física Albert Einstein e Isaac Newton?
Não. Einstein reconhecia a existência de Deus como
fonte necessária da energia que dá o primeiro impulso a tudo o que se move no
Universo e Newton, muito antes dele, declarou-se impotente para explicar os
movimentos dos astros somente pelas leis da Mecânica.
Nota:
Eis os links que remetem aos 3
últimos textos:
Módulo 50 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/10/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_19.html
Módulo 51 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/10/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_26.html
Módulo 52 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/11/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
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