Endireitai os
caminhos...
JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF
Eu
estava refletindo nas palavras de João Batista: “Endireitai o caminho do
Senhor, como disse o profeta Isaías.” (João, 1:23), quando vi aproximarem-se
meus amigos. O encontro foi sob a copa de belíssima mangueira existente no Lar
Frederico Fígner, mantido pela Federação Espírita Brasileira em Brasília.
Após
os cumprimentos iniciais, a entrevista recomeçou:
—
Bondoso Emmanuel, como a Natureza é prodigiosa. Agora mesmo, reencontramo-nos
sob a copa imensa desta formosa mangueira e à luz da Lua. Os periquitos, que
tanto nos encantam durante o dia, recolheram-se em seu habitat natural e agora dormem, enquanto conversamos.
—
É isso mesmo, Machado, mas pelo prodigioso poder telepático, li os pensamentos
de Jó sobre as veredas do Senhor, e gostaria de comentá-los.
—
Fique à vontade... dissemos nós.
—
Então, vamos lá, amigos. Como eu disse alhures, o estímulo do precursor do
Senhor perdura até hoje, para que os homens de boa vontade trabalhem pela
correção dos caminhos comuns.
Em
todas as épocas, há criaturas candidatas à fé, ansiosas pelos benefícios de
Jesus. Imploram sua paz, a assistência pessoal divina, mas não têm a paciência
de esperar pela resposta ao seu clamor e desanimam...
Onde
está Jesus que não lhes atende aos rogos insistentes? Em que mundo distante Ele
permanece, inacessível aos seus apelos? Não entendem que, através de
mensageiros generosos do seu amor, Cristo está, o tempo todo, junto de seus
discípulos sinceros. Não se esforçam no próprio bem. Insistem no encalço do
Mestre Divino, sem atentarem na exortação de João Batista: “Endireitai o
caminho do Senhor”.
O
caminho do Senhor, todavia, é bênção aos que se esforçam em primeiro retificar
a estrada da própria existência. Muitos choram nas veredas do crime,
lamentam-se nos resvaladouros do erro sistemático, invocam o Céu sem o desapego
às paixões avassaladoras do campo material. Desse modo, é injusto que a alma se
dirija ao Messias, que aceitou calado a humilhação e a cruz.
—
Nobre Emmanuel, por vezes, tenho refletido em minha dificuldade de corrigir-me.
O mal que não quero é o que mais observo em meus pensamentos e atos. O bem por
que tanto anseio custa-me grande esforço. Que fazer, nobre conselheiro, para
vencer as más tendências arraigadas no meu ser?
—
Meu caro Jó, se você quer a presença do Cristo para santificar suas atitudes,
endireite os caminhos da sua existência, regenere seus impulsos. Desfaça as
suas sombras para sentir a presença do Mestre ao seu lado.
Eu
estava envergonhado diante de tão elevados Espíritos. Por isso, curvei-me
acabrunhado. Quanto ergui a cabeça, não mais os vi.
Referências:
BÍBLIA de Jerusalém. 3. imp. São
Paulo: Paulus, 2004.
XAVIER,
Francisco Cândido. O Evangelho de
Emmanuel: comentários ao evangelho segundo João. Coordenação de Saulo César Ribeiro da Silva.
1. ed. Brasília: FEB, 2015, p. 33.
A
partir deste número, iniciaremos, sem fins comerciais, a tradução livre, em
terceira pessoa, de L’Évangile selon le
Spiritisme — O Evangelho segundo o
Espiritismo, 3. ed., revista, corrigida e modificada em Paris, 1866
INTRODUÇÃO
I
– Objetivo deste livro
Todo
o conteúdo dos Evangelhos pode ser dividido em cinco partes: os atos normais da
vida de Cristo, os milagres, as previsões, as palavras que serviram para
estabelecer os dogmas da Igreja e o ensino moral. Se as primeiras quatro partes
têm sido objeto de controvérsias, a última permaneceu inatacável. Ante esse
código divino, a própria incredulidade se inclina. É o terreno onde todos os
cultos podem reunir-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, quaisquer
que sejam suas crenças, pois jamais constituiu matéria de disputas religiosas,
sempre e por toda parte suscitadas pelas questões de dogma. Se o discutissem,
as seitas teriam no ensino moral sua própria condenação, visto apegar-se a
maioria delas mais ao aspecto místico que à parte moral, que exige de nós a
própria reforma.
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