CINCO-MARIAS
Motivar a gratidão
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
A inteligência da criança observa amando e não com indiferença – isso é o que
faz ver o invisível. Maria Montessori
Responsável pela coesão social, porque enseja a reciprocidade nas
relações humanas, a gratidão estimula respostas das pessoas às ações
altruístas.
À medida que a vida são alegrias e também deveres, repito aos pais e a
qualquer um que se ocupe de cuidar de uma criança: é importante motivar já na
infância a atitude da gratidão.
Por considerar a gratidão um aspecto expressivo na
própria constituição da moralidade, a verdade é que, para os nossos filhos,
independente das nossas ações (boas ou más), para realizar a autoeducação, eles
se orientam pelo que nós fazemos, dificilmente pelo que nós dizemos.
Logo, aquela conhecidíssima questão: é possível ensinar a gratidão?
Com relação à gratidão no desenvolvimento infantil, podemos sim, e com
boa vontade, incentivar nosso filho a agradecer pelo dia que começa, pelos
momentos felizes que enriquecem e alegram a nossa existência: um sábado de sol
para brincar livre, a sombra de uma majestosa árvore no pátio da escola, jogar
bola no parque durante a tarde no domingo, quarta-feira – e um pedaço de bolo
caseiro na lancheira! O exercício frequente da gratidão ajuda a criança
assimilar que o mundo é um lugar bom para viver e, dessa
forma, ela tem mais chance de integrar a gratidão ao seu comportamento
cotidiano, crescendo menos sujeita ao hábito de julgar, maldizer, condenar…
Ninguém obriga ninguém a ser grato, mas se pontuamos diante de nossos
filhos o que nos faz viver e conviver mais equilibrados, mais saudáveis,
reconhecendo o valor das pessoas e do mundo que nos cerca, revelamos a eles,
desde pequenos, a força positiva da gratidão.
Crianças que experimentam regularmente a gratidão, crescem mais
satisfeitas, mais resilientes, mais felizes. Por isso, para a saúde do seu
filho, insista, por exemplo, no uso da expressão mágica “muito obrigado”,
incentivando-o a dizer “muito obrigado, mãe, por fazer o meu jantar”; “muito
obrigada, pai, por descascar minha laranja”, “muito obrigado, pai e mãe, por me
levarem para passear no parque” etc. São atitudes aparentemente simples, mas que
gradativamente se incorporarão ao comportamento da criança, promovendo
reciprocidade, gentileza, senso de cooperação.
Quando eu era criança, gostava muito de visitar os meus avós. Eles
moravam numa fazendinha – ali reses pastando tranquilas, pessegueiros e
lentamente um pinheiro a querer furar o céu.
Encantava-me passar o dia a brincar livre, nadar no riozinho, recolher
os ovos das galinhas, comer pão com geleia caseiros, ouvir minha avó desfiando
histórias à beira do fogão, o chimarrão na mesa – enchendo-nos de susto, beleza
e amor. E esse dia era sempre tão especial que simplesmente me fazia correr em
direção aos meus avós para abraçá-los agradecida, uma dificuldade o instante da
despedida. Essa convivência rica, permeada por doces visões, impregnava o meu
ser e me ajudava experimentar uma semana na qual eu me sentia simplesmente mais
alegre, mais corajosa, mais feliz.
Bem sei que no decorrer da vida é essencial gratidão e entusiasmo à
manutenção do bem-estar, da vitalidade. Por isso, a gente deve buscar viver
nutrido diariamente por um sentimento de gratidão por tudo o que nos cerca, os
sapatos, o pão, pessoas amáveis, hortênsias festivas, a face de Nosso Senhor.
Atenção, estamos no século XXI. No mundo da infância, o aprendizado da
gratidão continua vital à formação do ser humano e do cidadão responsável,
solidário e feliz...
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste
ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O
título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo
que integra um conjunto de brincadeiras e
atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
Como consultar as matérias deste blog? Se você não
conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário