CINCO-MARIAS
Crianças e natureza: experiência vital
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
“Nenhuma descrição,
nenhuma ilustração de qualquer livro pode substituir a contemplação das árvores
reais…” Maria Montessori
Muitas crianças saem de casa de manhã para ir à escola, regressam à
tarde e no momento de brincar usam as telas eletrônicas. O resultado? Mais e
mais crianças que deixam dia a dia de brincar livremente em contato com a
natureza, especialmente nas grandes cidades, sem oportunidade de desenvolver-se
de um modo mais feliz e pleno.
Estudos diversos apontam que são as experiências com a natureza que
estimulam, na infância, o desenvolvimento cognitivo e emocional. Por isso, a
criança que não vivencia um contato regular com o mundo natural perde
capacidade de exploração, de criatividade, de destreza para os desafios da
convivência e a resolução de problemas. Além disso, hoje também é sabido que as
crianças que crescem em contato com a natureza adoecem menos, têm melhor
concentração e autodisciplina, melhor coordenação física, equilíbrio e
agilidade, são mais imaginativas, mais observadoras, mais empáticas, mais
agradecidas e demonstram melhor capacidade de paz interior. Já as crianças que
vivem enclausuradas, que brincam com habitualidade nos espaços artificiais, são
mais suscetíveis a alergias, sobrepeso, obesidade, crescem pessoas ansiosas e
agitadas, são mais inseguras e se entediam com mais facilidade.
Correr, cair, levantar, exercitar músculos e sentidos, colocar-se à
prova, reconhecer insetos, plantar sementes, colecionar pedrinhas, são
estímulos para o cérebro e também para as emoções. Porque tocar uma folha,
cheirar uma flor, contemplar uma grande árvore, aproximar-se de uma borboleta
ou de um bonito riozinho, essas experiências diversas, permeadas de estímulos
naturais, provocam na criança sensações que suscitam emoções, que, por sua vez,
ajudam a edificar virtudes, conhecimentos e memórias – mas as ricas memórias.
Crianças que vivem em contato com a natureza são, sem dúvida, mais
felizes e mais conscientes do ponto de vista ambiental. Crescerão, portanto,
mais inclinadas à paz, à compreensão e ao respeito uns pelos outros.
Notinhas
Richard Louv é o fundador da Children & Nature Network,
organização que promove um movimento global para conectar crianças, famílias e
comunidades à natureza, por meio de ideias inovadoras e colaboração. Ele
oferece, por exemplo, dicas para as famílias levarem o contato com a natureza
para a sua rotina (e mesmo nas grandes cidades): ensine esperança; valorize a
natureza, onde quer que você esteja; combata a preguiça de sair de casa em dias
de chuva e frio; estimule seu filho a expandir seus perímetros; fortaleça redes
para ressignificar espaços (em São Paulo, por exemplo, em alguns bairros as
ruas são fechadas nos domingos para as crianças brincarem livremente – e são
denominadas “Rua do Lazer”).
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste
ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O
título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo
que integra um conjunto de brincadeiras e
atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
Como consultar as matérias deste
blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário