Que diz Kardec sobre o desertor
espírita
JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF
— Amigo Joteli, há um adágio que diz,
mais ou menos, assim: “O que não nos mata nos engorda”.
— E por que te lembraste desse
brocardo, amigo Bruxo?
— Porque algumas pessoas ficaram alarmadas com o que jovem barbudo, “ex-espírita”, vem
falando no YouTube...
— Ora, Machado, não te preocupes com
isso...
— Certamente, meu nobre amigo... Antes,
peço-te desculpas por chamar-te, por vezes, de “inútil”, “inepto” e outros
adjetivos pouco louváveis.
— Deixa disso, Bruxo amigo, sei que não
falas sério... Uma de minhas filhas, também, por chiste, apelida-me de
“maluco”; e eu ainda confirmo... Mas, continua, explica-me a razão de tua
citação proverbial, na primeira frase, acima.
— Ouvi as últimas gravações do nosso
amigo e percebi que ele é pretensioso e jamais se poderia dizer espírita, na
verdadeira acepção dessa palavra; pois a tolerância
deve ser a primeira qualidade do verdadeiro espírita. Em seguida, está a solidariedade e, por fim, o trabalho desinteressado no bem.
— Por que motivo chegaste a tais
conclusões sobre nosso irmão, Machado?
— Porque tudo o que ele expôs, em
diversos vídeos, antes de se anunciar “ex-espírita” foram críticas. Critica
Kardec e sua obra; critica Chico Xavier, Divaldo Franco, Haroldo Dias e, por
fim, acusa a mensagem espírita de “lavagem cerebral”... Embora sua empáfia de,
pretensamente, possuir “grande sabedoria”, quase tudo que fala pode ser
refutado por quem conheça o Espiritismo e esteja disposto, seriamente, a
melhorar-se...
— Pois, meu caro Mago, nada no mundo me
fará “arredar pé” dessa Filosofia, cujo objetivo (que ele nunca quis crer) é o
de restaurar o Cristianismo em sua pureza inicial. Além de esclarecer muitos
pontos da Boa-Nova de Jesus, com base em sua promessa anotada por João, 14:16 a
18, visando nossa melhoria moral e felicidade.
—Mas, Joteli: Comment vous êtes arrivé à cette conviction?
— Primeiramente, seria muita pretensão
minha julgar que sei muito mais do que o Codificador do Espiritismo, como
assegura, sobre si, o nosso irmão. Segundo, a Doutrina não é daquele, e, sim,
dos Espíritos, como Allan Kardec o reconheceu humildemente. Finalmente, Kardec
começou do zero, em matéria de
revelações mediúnicas, embora seus conhecimentos do magnetismo, estudado por
mais de vinte anos, tenham-lhe permitido vislumbrar, no que observava e
experimentava, algo muito acima dos saberes vigentes em sua época. Outra coisa,
o fato de ter acesso, virtualmente, a
uma gama de informações muito maior do que dispunha o Codificador do
Espiritismo não torna qualquer um capaz de selecionar, comparar, sintetizar e
ordenar, como ele, todo o conhecimento novo que lhe seja revelado.
— E
muito menos proporciona bom senso a quem nunca o teve. Amigo
Joteli, quem passa a vida criticando tudo o que ouve ou lê sobre o Espiritismo,
negando seus médiuns e discordando de seus divulgadores, é óbvio que nunca foi
espírita.
Na verdade, o que sempre ele foi é opositor
da convicção alheia, pois sua “verdade” já está construída adredemente. A isso
se chama preconceito, quando não
má-fé. Não se aprende nada com ideias preconcebidas. Talvez, quem aja
assim deseje ganhar nome e fortuna com o ataque às crenças alheias sem se
importar com as consequências futuras de suas atitudes.
— E que Kardec diz dessas pessoas, meu caro Bruxo?
— Diz o seguinte:
[...] Não há que deplorar a existência
desses desertores, porquanto as criaturas frívolas não passam de pobres
auxiliares, seja no que for. [...]
Quanto às rivalidades, às tentativas
que façam por nos suplantarem, temos um meio infalível de não as temer.
Trabalhamos para compreender, por enriquecer a nossa inteligência e o nosso
coração; lutamos com os outros, mas lutamos com caridade e abnegação. O amor do
próximo inscrito em nosso estandarte é a nossa divisa; a pesquisa da verdade,
venha donde vier, o nosso único objetivo. Com tais sentimentos, enfrentamos a
zombaria dos nossos adversários e as tentativas dos nossos competidores. Se nos
enganarmos, não teremos o tolo amor próprio que nos leve a obstinar-nos em
ideias falsas; há, porém, princípios acerca dos quais podemos todos estar
seguros de não nos enganarmos nunca: o amor do bem, a abnegação, a proscrição
de todo sentimento de inveja e de ciúme. Estes princípios são os nossos; vemos
neles os laços que prenderão todos os homens de bem, qualquer que seja a
divergência de suas opiniões. Somente o egoísmo e a má-fé erguem entre eles
barreiras intransponíveis. Mas, qual será a consequência de semelhante estado
de coisas? Indubitavelmente, o proceder dos falsos irmãos poderá de momento
acarretar algumas perturbações parciais, pelo que todos os esforços devem ser
empregados para levá-las, ao malogro, tanto quanto possível; essas perturbações,
porém, pouco tempo necessariamente durarão e não poderão ser prejudiciais ao
futuro: primeiro, porque são simples manobras de oposição, fadadas a cair pela
força mesma das coisas; depois, digam o que disserem, ou façam o que fizerem,
ninguém seria capaz de privar a Doutrina do seu caráter distintivo, da sua
filosofia racional e lógica, da sua moral consoladora e regeneradora. Hoje,
estão lançadas de forma inabalável as bases do Espiritismo; os livros escritos
sem equívoco e postos ao alcance de todas as inteligências serão sempre a
expressão clara e exata do ensino dos Espíritos e o transmitirão intacto aos
que nos sucederem. [...]
— E, após sua desencarnação, o
Codificador disse algo sobre os desertores, Machado?
— Sim; pediu-nos que orássemos por
eles, pois,
Se é justo censurar os que hão tentado
explorar o Espiritismo ou desnaturá-lo em seus escritos, sem o terem
previamente estudado, quão mais culpados não são os que, depois de lhe haverem assimilado
todos os princípios, não contentes de se lhe apartarem do seio, contra ele
voltaram todos os seus esforços! É, sobretudo, para os desertores dessa
categoria que devemos implorar a misericórdia divina, pois que apagaram
voluntariamente o facho que os iluminava e com o qual podiam esclarecer os
outros. Eles, por isso, logo perdem a proteção dos Espíritos bons e, conforme a
triste experiência que temos feito, bem depressa chegam, de queda em queda, às
mais críticas situações! [...] KARDEC, A. Revista
Espírita. Dez. 1869.
— A crítica do “desertor” de que, ao
desencarnar Divaldo Franco, toda a base do Espiritismo cristão não subsistirá
procede, Bruxo do Cosme Velho?
— Claro que não! O trabalho do Chico,
como o do Divaldo, sempre será valioso, entretanto, antes deles, tivemos Bezerra de Menezes,
Frederico Júnior, Cairbar Schutel, Zilda Gama, Anna Prado, Eurípedes Barsanulfo
e diversos outros grandes médiuns e estudiosos. Não te esqueças, Joteli:
ninguém, mas ninguém mesmo, a não ser
Deus e Jesus, é insubstituível, para nós, aqui na Terra. Além disso,
relembro-te o que eu disse, em crônica, outro dia: já estão reencarnadas
grandes almas da ciência, da filosofia, da religião e das artes. Breve, terás
notícias delas. Adeus!
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Parabéns, pelas palavras colocadas de maneira esclarecedora e necessária, afastando qualquer dúvida que possamos ter sobre a Doutrina Espírita, separando o joio do trigo, quando nos depararmos com os críticos, os desertores.
ResponderExcluirGrande Abraço.
Eloiza.
Obrigado, Eloíza, que Jesus nos fortifique a fé, a esperança e a caridade, sem que, jamais, percamos o bom senso, a coerência e sem que nunca deixemos de trabalhar, ser tolerantes e caridosos, ainda que não nos omitamos ante nossos irmãos que, se um dia cultivaram essas qualidades, agora as tratam com menosprezo. Grande e fraternal abraço do irmão Jorge Leite
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