A infância e seu propósito
ASTOLFO
O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De
Londrina-PR
O
tema educação espírita da criança, geralmente chamado de evangelização infantil,
tem ganhado nos últimos tempos, em nosso meio, um destaque expressivo, embora
muito aquém de sua verdadeira importância.
Lemos
em O Livro dos Espíritos que a
infância existe em todos os globos. “Em toda parte a infância é uma transição
necessária, mas não é, em toda parte, tão obtusa como no vosso mundo.” (L.E.,
183.)
As
questões 383 e 385 da principal obra espírita explicam por que existe a
infância e qual é o seu propósito:
-
“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse
período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o
adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (L.E.,
383.)
-
“As crianças são os seres que Deus manda a novas existências. Para que não lhes
possam imputar excessiva severidade, dá-lhes ele todos os aspectos da
inocência.” (L.E., 385.)
Vê-se,
então, com clareza que a infância nada mais é do que uma fase de adaptação
necessária ao Espírito que retorna à existência corpórea.
Recém-saído
do mundo espiritual, onde gozava de maior liberdade e dispunha de maiores
recursos, o Espírito se vê, durante essa fase, em dificuldades para exprimir
plenamente seus pensamentos e manifestar suas sensações.
Nesse
período de sua vida, em que se vê limitado em sua liberdade, a infância é para
ele uma demonstração da misericórdia de Deus, que lhe propicia uma dupla
vantagem.
Primeira
vantagem: ele ganha o tempo indispensável para se preparar para as futuras e
difíceis tarefas da nova existência corpórea.
Segunda:
revestido da simplicidade e da inocência comuns a todas as crianças, desperta
nos pais e no núcleo a que pertence simpatia, interesse e boa vontade, o que
facilitará o desempenho de suas tarefas no mundo.
Evidentemente,
ao desenvolver-se, a criança apresentará, nos anos que se seguirem, as
tendências e os defeitos morais inerentes ao seu real adiantamento espiritual,
mas este poderá ser sensivelmente modificado pela influência recebida desde o
berço dos pais e das pessoas incumbidas de educá-la.
É
exatamente aí, nesse ensinamento, que reside a importância da chamada educação
ou evangelização da criança, realizada na intimidade do lar e reforçada por
seus professores e educadores, assunto a que Emmanuel se reportou no cap. 151
de seu livro Caminho, Verdade e Vida,
psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Nessa
obra, Emmanuel assevera que a juventude pode ser comparada a esperançosa saída
de um barco para viagem importante. A
infância é a preparação, a velhice será a chegada ao porto. “Todas as
fases – adverte o estimado instrutor espiritual – requisitam as lições dos
marinheiros experientes, aprendendo-se a organizar e a terminar a viagem com
êxito desejável.”
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Trabalhei como evangelizadora opor 30 anos, e tive a oportunidade de ver o quanto a evangelização para crianças, faz a diferença na éducac. São sementes do bem, que fazem a diferença ao longo da vida.
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