CINCO-MARIAS
Infância e consumo
consciente
EUGÊNIA PICKINA
Ocupa-te do reino do
coração e o resto te chegará. Claudio Naranjo
Na infância, o
aprendizado sobre o consumo consciente está implicado diretamente com o
ambiente da criança, ou seja, sua interação repetida com os pais, consigo mesma
e com o mundo.
O meninozinho que
brinca sozinho ao ar livre, observando em silêncio os insetos no jardim, ou
convivendo em casa com um alegre cachorro, tem a oportunidade de desenvolver
amor, cuidado e respeito pelo outro, pela natureza. E isso, por sua vez, reduz
largamente o anseio pelas compras sem sentido, os brinquedos que, logo após a
surpresa dos primeiros dias, ficarão jogados no armário do quarto, pois essa
criança dispõe, por conta de sua natural curiosidade e imaginação, de uma série
de outras possibilidades de ação no dia a dia.
Em casa, a educação
sobre o consumo responsável passa continuamente pela comunicação com os pais e
o comportamento cotidiano que esses adultos oferecem a respeito de ações e
atitudes que se distanciam do consumir – o filho pequeno vê o pai dando
preferência a consertos de objetos domésticos em vez de adquirir outros novos.
A filha observa a mãe consertando roupas no lugar de comprar vestidos novos.
Quem tem filhos
pequenos, nos fins de semana, por exemplo, em vez de ir ao shopping,
pode optar por levar as crianças para brincarem no parque. No domingo, é
bastante rico fazer piquenique na hora do almoço ou, com a ajuda de vizinhos e
dos filhos, limpar a pracinha do bairro. Essas escolhas simples, cindidas do
hábito do consumismo alienante, ensina às pessoas, desde a
infância, um estilo de vida responsável e em harmonia com a sociedade-natureza.
Notinhas
No dia a dia, procure
seguir alguns princípios para o consumo consciente: consuma apenas o
necessário; reutilize produtos e embalagens; não compre outra vez o que você
pode consertar; separe seu lixo; recicle e contribua para a economia de
recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos;
use crédito apenas se estiver ciente de que poderá pagar as prestações; avalie
com regularidade os motivos que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo;
ensine seu filho a economizar água, luz, e a entender a responsabilidade sobre
o lixo e o valor da reciclagem...
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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