Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2023

 



Entre os Dois Mundos

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 10

 

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Entre os Dois Mundos, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco em 2004.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

82. Existe alguma relação entre o sentimento de amor e a caridade?

Sim. É íntima a relação entre esses dois sentimentos. Conforme palavras ditas por um conhecido orador, citado nesta obra por Manoel Philomeno, onde vicejem as bênçãos do amor a caridade é a alma do sentimento, fora da qual não há salvação, não há paz, motivo que certamente levou Kardec a escrever o lema espírita, tão conhecido: “Fora da caridade não há salvação”. (Entre os dois mundos. Capítulo 18: Valiosas experiências espirituais.)

83. É relevante a contribuição psicoterapêutica do Espiritismo para nós, seres humanos?

Sim. Diz Manoel Philomeno que tal contribuição excede a apre­ciação simplória que muitos fazem. Na tarefa espírita, além da convivência fraternal entre os indivíduos, a programação de trabalho encontra maior recep­tividade. Diluem-se dificuldades superáveis e transtornos que são gerados pela incompreensão, pela distância entre os trabalhadores e pela deficiência de comunicação. Alargam-se os horizontes da amizade, induzindo a maior companheirismo, em verdadeira construção familiar fora dos impositivos biológicos. Impede-se a sementeira da maledicência, dos ciúmes, dos melindres, das antipatias existentes em todos os grupos sociais, que respondem por crises de administração e de pros­seguimento de compromissos. Além disso, a renovação do pensamento que se haure nas informações da Doutrina a todos enriquece de ideias e de projetos, de entusiasmo e da alegria de servir. (Obra citada. Capítulo 19: Compromisso de libertação.)

84. Quando alguém se prepara para reencarnar, que providências especiais são tomadas?

A programação reencarnatória é uma delas. O reencarnante sabe antecipadamente quem serão seus pais e é informado de pormenores de sua futura existência. Além disso, como no caso descrito nesta obra, o reencarnante é submetido a trata­mentos especiais no perispírito, de forma a que possa assimilar recursos fluídicos e de outra natureza para a consecução do empreendimento. Ele recebe também, por algum tempo, passes magnéticos em câmaras especiais, submetendo-se a várias alterações na estrutura orgânica e na forma – diminui­ção da estrutura perispiritual – para facilmente adaptar-se ao processo da reencarnação. E é, por fim, em transes hipnóticos, induzido à conscientização do trabalho a realizar, de forma que fiquem impressos nos arcanos do espírito as diretrizes e os procedimentos porvindouros. (Obra citada. Capítulo 19: Compromisso de libertação.)

85. A partir de que momento a vida de uma criança se inicia?

No momento em que ocorre a união do espermatozoide com o óvulo. É então que se pode afirmar que a vida biológica de uma pessoa tem início. (Obra citada. Capítulo 19: Compromisso de libertação.)

86. O Espírito reencarnante toma conhecimento das ocorrências que se dão a partir da fecundação?

Em alguns casos, sim. É o que aconteceria com Aurino, o espírito reencarnante citado neste livro. Germano explicou: “Enquanto se encontre lúcido, experimentará a atração das células, que se­rão penetradas pela organização perispiritual encarregada da formação dos órgãos, dos departamentos próprios do corpo – soma, emoção e psiquismo. À medida, porém, que seja absorvi­do pela vestidura carnal, irão desaparecendo, a pouco e pouco, as percepções, a sensibilidade, até o mergulho total no corpo”. (Obra citada. Capítulo 19: Compromisso de libertação.)

87. Podemos afirmar, com base em tantos relatos, que a escada do êxito é sempre feita de degraus muito ásperos?

Sim. E esses degraus tão ásperos somente os pés resolutos conseguem vencer. Nunca falta, porém, à criatura humana o auxílio superior, porque, empenhada no bem-fazer, a pessoa granjeará simpatias e afeições outras que contrabalançarão as agressões momentâneas. Esse seria o caso de Aurino; pelo menos é o que seus protetores espirituais esperavam. (Obra citada. Capítulo 19: Compromisso de libertação.)

88. Quando uma instituição cristã quase centenária vê demolir-se sua estrutura física, o fato tem repercussões no campo extrafísico?

Sim. Uma edificação dessa natureza constitui-se de campos vibratórios especiais, que vale a pena manter, visto que, em caso de destruição dos conjuntos físicos, a remoção das estruturas fluídicas e mag­néticas impõe alguns desafios muito complexos, embora não seja impossível realizá-la.  (Obra citada. Capítulo 20: A glória e a honra de servir.) 

89. Que pensar da instalação de cultos personalistas em homenagem a determinados vultos espíritas?

Sobre o assunto, José Petitinga é categórico: devemos evitar que se instalem cultos personalistas em homenagem a vultos da Doutrina Espírita, em face do perigo de se repetirem­ os erros lamentáveis de outrora, trocando-se os santos tradicionais pelos novos guias espirituais. O sentimento de gratidão e de amor por esses luminares da bondade e da re­núncia, da caridade e da misericórdia, é muito louvável, des­de que não se transforme em adoração e os lugares em que repousam os seus despojos mortais não se transformem em reduto de peregrinação com as consequências lamentáveis de acontecimentos miraculosos.  (Obra citada. Capítulo 20: A glória e a honra de servir.) 

90. Como devemos encarar as aflições que nos acometem ao longo da vida?

As aflições são as mãos da vida plasmando a beleza e a per­feição nas estruturas grotescas do ser em desenvolvimento. Esse, o pensamento emitido na reunião de que Manoel Philomeno participou. Graças a elas, o revel faz-se pacífico, o impiedoso torna-se compassivo, o perseguidor abranda a sanha da fúria, o demônio santifica-se... As aflições não somente ajudam a reparar crimes e abusos, como também a arrancar, do reduto em que se refugia, o santo que dorme nas suas entranhas.  (Obra citada. Capítulo 20: A glória e a honra de servir.) 

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 9 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/07/entre-os-dois-mundos-manoel-philomeno_02020510669.html

 

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário