CINCO-MARIAS
O livro, na infância, estimula o aprendizado da língua portuguesa
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê. Monteiro Lobato
Quando falamos em
Língua Portuguesa, aludimos quase sempre à escola, à figura do professor de
português. No entanto, mesmo no âmbito doméstico, podemos ajudar a criança a
construir o hábito de leitura e, com isso, aprimorar naturalmente seu
relacionamento com o idioma nativo.
Mas a partir de qual
idade os pais poderão incentivar o amor ao livro?
Desde os anos
iniciais a criança é capaz de observar e replicar o comportamento dos pais ou
responsável e, desse modo, pegar gosto pelos livros. Por isso, é fundamental
explorar oportunidades – visitar bibliotecas, livrarias – para incorporar a
leitura na rotina da criança e o adulto dando o exemplo.
Ler livros, desde
cedo, é uma forma criativa de descobrir palavras, ampliar vocabulário,
estruturar uma linha lógica de pensamento, sendo, sem dúvida, uma forma mais
natural de aprender a norma da língua. Em casa, o acesso fácil ao livro fomenta
o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças e, por isso, oferecer
livros variados aos filhos pequenos implica verdadeiramente uma ação com função
educativa.
Quando a criança
estiver habituada aos livros, é importante que os pais ou o responsável também
incentivem diálogos sobre as histórias lidas, levantando dúvidas e questões que
possam potencializar o interesse por novas histórias. Permitir que a criança se
expresse, emita opinião, compartilhe descobertas, dúvidas, conclusões…
E você, no dia a dia,
incentiva o hábito da leitura em sua casa, com seus filhos?
Notinha
Alguns cuidados são
essenciais para que a criança se interesse pela leitura: ofereça livros que
estão de acordo com a faixa etária da criança; não force a leitura (livro é
brinquedo); deixe livros espalhados em lugares de fácil acesso; ao ler para os
filhos, interprete frases e história, dando vida aos personagens ao descrever
as imagens que ilustram as páginas.
Até os dois anos, o
interesse infantil diz respeito principalmente às imagens e texturas dos
livros, e o interessante nessa fase é que os livros sejam capazes de despertar
a curiosidade.
Entre os dois e três
anos, livros relacionados à rotina da criança costumam agradar bastante – por
exemplo, livros que auxiliam no desfralde ou mesmo aqueles que abordem as
pequenas tarefas, como arrumar a cama, escovar os dentes, tomar banho etc.
Dos três até os seis
anos de vida, a criança encontra no livro uma forma de lazer. As imagens são
ainda de grande importância, mas as histórias despertam curiosidade e
interesse. Cabe aos pais explorar determinados momentos do dia — como o tempo
antes de dormir — para ler histórias, contextualizar e falar sobre o que é
contado na história.
Há nove países que
utilizam o português como idioma oficial: Brasil, Angola, Cabo Verde,
Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné-Bissau.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São
Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
Como consultar as matérias deste
blog? Se você não o conhece, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e seus vários recursos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário