CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
A minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e
foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Cecília Meireles
Certamente você já escutou esta frase: cada criança
tem seu tempo. Em outros termos, cada criança se desenvolve segundo seu próprio
ritmo.
Sempre insisto: comparações, no geral, não ajudam e
acabam por estimular ansiedade nos pais, na família, e, na realidade, pouco
importa se a criança andou com 10 meses ou 1 ano, se aprendeu a ler antes ou
depois dos colegas da classe.
Quando chamamos a atenção para o fato de que toda
criança tem seu tempo, não significa que ignoramos os marcos de desenvolvimento
apontados pela ciência, mas simplesmente tentamos pontuar que há uma certa
flexibilidade na hora de avaliar uma criança, pois existem fatores externos que
influenciam (também) a maneira como a criança avança em seus aspectos físicos
(motor e cognitivo), emocionais e sociais, como, por exemplo, o ambiente em que
ela vive, o contexto familiar, a quantidade de estímulos que ela no dia a dia
recebe.
Uma mãe poderia questionar: e se meu filho não
apresentar as aquisições esperadas pela idade, como falar ou ir ao banheiro,
por exemplo?
Bom, em primeiro lugar, isso não é necessariamente
um atraso. Muitas vezes a criança só necessita ser estimulada de uma maneira
diferente para se desenvolver conforme o esperado. Mas, é importante estar
atento e acompanhar de perto esse tipo de situação. Além disso, na dúvida,
consultar o pediatra para avaliações. Felizmente, e como um grupo de apoio à
criança, pais, escola e pediatra geralmente ajudam a identificar um possível
atraso, indicando o melhor caminho para dar suporte ao desenvolvimento da
criança.
De outro lado, há pais que se preocupam demasiado e
acabam estimulando excessivamente a criança. Ora, o estímulo exagerado pode
causar inúmeros prejuízos, pois exigir que uma criança apresente uma habilidade
para a qual ainda não está preparada, do ponto de vista de maturação, pode
provocar estresse tóxico, sofrimento e até comprometimento na saúde, gerando
uma barreira ao desenvolvimento. Ou seja, os estímulos devem ser conforme a
idade e o limite de capacidade da criança.
De que a criança precisa para se desenvolver mais
plenamente e, especialmente, na primeira infância? Ela deve ter um ambiente
rico em brincadeiras, estímulos e socialização, mas sem ultrapassar o limite de
maturidade, capacidade e de idade, não exigindo os pais o que ela (ainda) não é
capaz de dar ou fazer.
Notinhas
Marcos do desenvolvimento infantil são
comportamentos e atitudes que crianças de cada faixa etária devem manifestar.
Funcionam como referências para identificar seu avanço e crescimento. Eles vão
desde o período neonatal até os 6 anos de idade. Por exemplo, aos 15 meses de
vida, a parte motora já está bastante desenvolvida. É comum que a criança já
ande sozinha e se arraste para subir degraus. Em relação à linguagem, já
entende seu nome, atende a ordens simples e consegue pronunciar algumas
palavras.
Vale lembrar que cada criança se desenvolve em seu
tempo. Os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Diante da percepção de
atrasos no desenvolvimento infantil dos filhos nos primeiros anos de vida, a
recomendação é buscar ajuda médica para averiguar. O pediatra observa a criança
e conversa com os pais para analisar os marcos de desenvolvimento. Exames
clínicos também fazem parte da avaliação, como os de audição, visão e outros.
No caso de uma criança com algum tipo de transtorno
ou síndrome, o diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais para o seu
desenvolvimento adequado. Saber como ajudá-la pode ser o fator decisivo para
que ela cresça e atinja todo o seu potencial…
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da
consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
To read
in English, click here: ENGLISH |
Nenhum comentário:
Postar um comentário