CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. Rubem Alves
Gosto de fábulas, cujas histórias são breves, com personagens e reflexões sobre determinado tema. Eu as leio desde a infância e, por isso, preocupei-me em fazer com que minhas filhas tivessem, desde cedo, acesso a esse gênero literário.
O maior criador de fábulas já conhecido é Esopo.
Através de suas diversas histórias e personagens interessantes, é possível para
o indivíduo compreender diferentes assuntos de forma simples, porém desfrutando
da possibilidade de reter conteúdos ricos de significado.
Sem receio, sugiro
aos pais que leiam para os filhos pequenos as fábulas de Esopo, pois isso
enriquecerá a formação das crianças como seres humanos. Por considerarem, e de
um modo bastante lúdico, aspectos éticos da sociedade, essas narrativas poderão cooperar com o dever que
cabe aos pais de dar aos filhos base ética e moral.
Algumas das fábulas mais conhecidas de Esopo
são: A lebre e a tartaruga, cuja narrativa traz uma mensagem
expressiva sobre humildade e compreensão; A raposa e as uvas, cuja
mensagem nos ajuda a perceber, por exemplo, que muitas vezes podemos falhar e
não há problema com isso; O corvo e o jarro, por sua vez, demonstra
à criança o valor da perseverança...
Além das fábulas escritas por Esopo, muitas outras
criadas por outros autores se popularizaram ao longo de tempo e podem ser lidas
para os nossos filhos mesmo no começo da vida: O leão, o lobo e a
raposa ou A cigarra e a formiga…
As fábulas são portadoras de ensinamentos valorosos
para as crianças e, em consequência, são instrumentos muito relevantes para a
educação da criança, à medida que ela vai adquirindo critérios morais e éticos.
Não podemos esquecer: a infância é um momento muito
rico para conhecer as fábulas, pois é nessa fase que os valores humanos devem
ser conhecidos/absorvidos, e para favorecer na criança a base para o
entendimento do mundo e, gradativamente, a forma mais adequada de viver e
conviver em sociedade.
A história que será contada a seguir é um clássico
de Esopo que foi recontado por La Fontaine, outro grande incentivador da
divulgação das fábulas:
A lebre e a tartaruga
— Tenho pena de você —, disse uma vez a lebre à tartaruga; — obrigada a andar
com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar, e livrar-te de
teus inimigos.
— Guarda para ti a
tua compaixão — disse a tartaruga —; pesada como sou, e tu ligeira como te
gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que nos
proponhamos a alcançar.
— Vá feito, disse a
lebre: só pela graça aceito a aposta.
Ajustada a meta,
pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em seco,
ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga ia-se
adiantando.
— Olá! camarada,
disse-lhe a lebre, não te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou
dormir um pouquinho.
E se bem o disse,
melhor o fez; para escarnecer da tartaruga, deitou-se, e fingiu dormir,
dizendo: sempre hei de chegar a tempo. De súbito olha; já era tarde; a
tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía os seus deboches:
— Que vergonha! Uma
tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!
Moral da história: Nada vale correr; cumpre partir
em tempo, e não se divertir pelo caminho.
Notinhas
A fábula é um gênero narrativo que surgiu no
Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que
viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os
animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das
situações que os envolviam, ele buscava transmitir sabedoria de caráter moral
ao ser humano.
O francês Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um
dos maiores divulgadores dos textos de Esopo. Ele recontava essas fábulas com o
objetivo de educar o ser humano de sua época.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da
consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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