Como avaliar e
identificar os espíritos comunicantes
Este é o módulo 103 de uma série que
esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita.
Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para
leitura.
As respostas correspondentes às
questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para
leitura.
Questões para debate
1. Identificar os espíritos que se comunicam é uma questão importante na
prática espírita?
2. Quando a identidade do espírito comunicante se torna mais fácil?
3. Que critério devemos utilizar para julgarmos a qualidade dos espíritos
comunicantes?
4. Que conselho nos dá Kardec a respeito da análise das comunicações
espíritas?
5. É possível distinguir os bons e os maus espíritos pelas impressões
que nos causam?
Texto para leitura
A identidade mais
difícil de conseguir é a dos espíritos de personalidades antigas
1. A questão da identidade dos espíritos é uma das mais controvertidas,
porque os espíritos não nos podem apresentar documento de identidade e alguns
deles tomam nomes que nunca lhes pertenceram. Por essa razão, esta é, depois da
obsessão, uma das maiores dificuldades do Espiritismo prático, embora
constitua, em muitos casos, uma questão secundária e sem real importância.
2. Coisa bem diferente é aquilatar o valor dos espíritos que se
comunicam conosco e, para isso, não há outro critério, senão o bom senso. Os espíritos
superiores usam constantemente uma linguagem nobre, digna, repassada da mais
alta moralidade, enquanto que a linguagem dos espíritos inferiores é
inconsequente, amiúde trivial e até grosseira. O Espiritismo ensina que os espíritos
comunicantes devem ser identificados por suas ideias e pela essência espiritual
de suas palavras, tanto quanto pelos sentimentos que inspiram e pelos conselhos
que dão.
3. Quando se manifesta o espírito de alguém que conhecemos pessoalmente,
de um parente ou de um amigo, sucede geralmente que sua linguagem se revele de
acordo com o caráter que ele tinha aos nossos olhos, quando encarnado, o que
constitui indício importante de identificação.
4. A identidade dos espíritos de personalidades antigas é mais difícil
de conseguir, e às vezes torna-se impossível, pelo que ficamos adstritos a uma
apreciação puramente moral, contrariamente ao que se dá quando se trata de espíritos
contemporâneos, cujos caracteres e hábitos são conhecidos.
Devemos submeter as
comunicações a uma análise escrupulosa
5. As provas mais completas de identidade são muitas vezes fornecidas
por espíritos desconhecidos do médium e dos assistentes, os quais indicam
elementos de identificação que um exame posterior comprova serem exatos.
6. O codificador do Espiritismo dedicou o cap. XXIV, 2ª parte, itens 255
a 268, d' O Livro dos Médiuns, ao
trato da identidade dos espíritos. Eis um resumo do que ele escreveu sobre o
assunto:
a) depois da obsessão, a questão da identidade dos espíritos é uma das
maiores dificuldades do Espiritismo prático;
b) muitos espíritos superiores que se podem comunicar não possuem um
nome para nós;
c) a identidade se torna mais fácil quando se trata de espíritos
contemporâneos;
d) as provas da identidade surgem naturalmente;
e) a semelhança da caligrafia e da assinatura é uma prova relativa;
f) a melhor prova de identidade está na linguagem e nas circunstâncias,
mas não na forma da linguagem e sim no seu conteúdo, pois jamais a ignorância
imitará o verdadeiro saber e jamais o vício imitará a verdadeira virtude: sempre
em algum lugar aparecerá o sinal da impostura;
g) a identidade dos espíritos pode ser considerada uma questão
acessória, mas a distinção entre bons e maus espíritos não o é;
h) julgamos os espíritos pelo conteúdo de sua linguagem: tudo o que, na
sua linguagem, revela falta de bondade ou benevolência não pode vir de um bom espírito;
i) inteligência não é sinal certo de superioridade, porque a
inteligência e o moral nem sempre caminham juntas;
j) os sinais dos espíritos elevados são a superioridade de suas ideias e
de sua linguagem.
7. Kardec recomenda-nos que devemos submeter todas as comunicações a uma
análise escrupulosa, examinando atentamente o pensamento e as expressões e
rejeitando, sem hesitar, tudo o que peca contra a lógica e o bom senso, tudo o
que desminta o caráter do espírito que se pretende passar por uma entidade
elevada. Afirma o codificador: "Repetimos que este meio é o único, porém é
infalível, porque não existe uma comunicação má que possa resistir a uma
crítica rigorosa" (O Livro dos
Médiuns, cap. XXIV, item 266).
8. No cap. XXIV, item 267, da mesma obra, Kardec arrola 26 princípios
fundamentais para se reconhecer a qualidade dos espíritos comunicantes,
princípios esses que médiuns e dirigentes de grupos mediúnicos deveriam ter
sempre presentes em seus estudos.
É possível reconhecer
os bons espíritos pela impressão que nos causam
9. É preciso entender que nem sempre é importante identificar os espíritos
que se comunicam nas sessões. Quando estamos em uma reunião de desobsessão ou
de esclarecimento aos desencarnados, não há, quase sempre, necessidade de
levantar-se a identidade do espírito sofredor, que, na maioria das vezes,
encontra-se em estado de grande perturbação espiritual, sendo por isso
reprovável em tais casos a prática de se pedir a eles o nome, tanto quanto
outros pormenores para a sua identificação.
10. As entidades espirituais que habitualmente se comunicam conosco
acabam por tornar-se conhecidas e queridas, a ponto de serem consideradas
membros da equipe. Quando se manifestam, são reconhecidas pelo seu modo de
falar, pelo estilo e pelo conteúdo da mensagem.
11. Se se comunicam por outros médiuns, podem sofrer a influência do
clima mental do intermediário. A interferência do médium na comunicação é muito
grande. A filtragem mediúnica pode processar-se, dependendo do médium, com
maior ou menor autenticidade, tendo em vista a diversidade de aptidões e
recursos que os médiuns apresentam.
12. De um modo geral podemos distinguir, através da sensibilidade
mediúnica, o grau de evolução das entidades desencarnadas, que nos passam
sensações agradáveis ou desagradáveis. Ensina Kardec: "Muitos médiuns
reconhecem os bons e os maus espíritos pela impressão agradável ou penosa que
experimentam à sua aproximação". Quando o espírito é feliz, seu estado é
tranquilo, leve, calmo; quando é infeliz, é agitado, febril, e esta agitação
passa naturalmente para o sistema nervoso do médium. Se a visita do espírito ao
grupo se repete, isso nos dá condições de, com o tempo e a prática,
identificá-lo pelas sensações que causa à sua aproximação.
Respostas às questões
propostas
1. Identificar os espíritos
que se comunicam é uma questão importante na prática espírita?
Não. Embora constitua, depois da obsessão, uma das maiores dificuldades
do Espiritismo prático, identificar os espíritos comunicantes é, em muitos
casos, uma questão secundária e sem real importância.
2. Quando a
identidade do espírito comunicante se torna mais fácil?
A identidade dos espíritos de personalidades antigas é mais difícil de
conseguir, e às vezes torna-se impossível, contrariamente ao que se dá quando
se trata de espíritos contemporâneos, cujos caracteres e hábitos são
conhecidos, o que torna sua identificação mais fácil.
3. Que critério
devemos utilizar para julgamos a qualidade dos espíritos comunicantes?
Para aquilatar o valor dos espíritos não há outro critério, senão o bom
senso. Os espíritos superiores usam constantemente uma linguagem nobre, digna,
repassada da mais alta moralidade, enquanto que a linguagem dos espíritos
inferiores é inconsequente, amiúde trivial e até grosseira. Os espíritos
comunicantes devem, pois, ser identificados por suas ideias e pela essência
espiritual de suas palavras, tanto quanto pelos sentimentos que inspiram e
pelos conselhos que dão.
4. Que conselho nos
dá Kardec a respeito da análise das comunicações espíritas?
Kardec recomenda-nos que devemos submeter todas as comunicações a uma
análise escrupulosa, examinando atentamente o pensamento e as expressões e
rejeitando, sem hesitar, tudo o que peca contra a lógica e o bom senso, tudo o
que desminta o caráter do espírito que se pretende passar por uma entidade
elevada.
5. É possível
distinguir os bons e os maus espíritos pelas impressões que nos causam?
Sim. De um modo geral podemos distinguir, através da sensibilidade
mediúnica, o grau de evolução das entidades desencarnadas, que nos passam
sensações agradáveis ou desagradáveis. Quando o espírito é feliz, seu estado é
tranquilo, leve, calmo; quando é infeliz, é agitado, febril, e esta agitação
passa naturalmente para o sistema nervoso do médium.
Bibliografia:
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec,
itens 255, 257, 262, 263, 265, 267 e 268.
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec,
Introdução, itens VI e XII.
Como desenvolver a
mediunidade, de Paul Bodier, item 8.
No Invisível, de Léon Denis, p.
314.
O Consolador, de Emmanuel, obra
psicografada por Chico Xavier, questão 379.
Observação:
Eis os links que
remetem aos 3 últimos textos:
Módulo 100 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/10/mediuns-de-efeitosintelectuais-este-e-o.html
Módulo 101 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/10/mediuns-de-efeitosintelectuais-este-e-o_11.html
Módulo 102 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/10/qualidades-essenciais-aos-mediuns-este.html
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