quinta-feira, 4 de outubro de 2018




Médiuns de efeitos intelectuais

Este é o módulo 100 de uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura. 

Questões para debate

1. Como devemos conceituar os médiuns de efeitos intelectuais?
2. Mencione cinco variedades de médiuns de efeitos intelectuais relacionadas por Kardec.
3. Que são médiuns videntes?
4. Existe diferença entre médiuns de pressentimentos e médiuns proféticos?
5. Que são médiuns escreventes ou psicógrafos e como Kardec os classifica?

Texto para leitura

O médium de efeitos intelectuais é o que recebe comunicações regulares e seguidas
1. Como vimos em lição anterior, os médiuns podem ser divididos em duas grandes categorias: médiuns de efeitos físicos e médiuns de efeitos intelectuais. Os médiuns de efeitos intelectuais são os médiuns especialmente adequados a receber e transmitir as comunicações inteligentes.
2. Todas as outras variedades de médiuns se ligam mais ou menos diretamente a uma ou outra dessas categorias principais; algumas vezes, às duas.
3. Analisando-se os diversos fenômenos mediúnicos, ver-se-á que em todos eles há um efeito físico a que se alia, às vezes, um efeito inteligente. É difícil por vezes estabelecer o limite entre os dois, mas isso não tem muita importância. Compreendemos sob a denominação de médiuns de efeitos intelectuais aqueles que podem mais especialmente servir de intermediários para as comunicações regulares e seguidas. (O Livro dos Médiuns, cap. XVI, item 187.)

Diz Kardec que não é recomendável acreditar no que dizem os videntes
4. São considerados pelo Codificador do Espiritismo médiuns especiais para efeitos intelectuais, conforme relacionados no cap. XVI d´O Livro dos Médiuns, os seguintes médiuns:
Médiuns auditivos – os que escutam os Espíritos, o que não é raro encontrar. Há muitas pessoas, porém, que imaginam ouvir o que não passa de imaginação.
Médiuns falantes – os que falam sob a influência dos Espíritos. São também chamados médiuns psicofônicos e são muito comuns.
Médiuns videntes – os que veem os Espíritos em estado de vigília. A visão acidental e fortuita de um Espírito em circunstâncias particulares é muito frequente, mas a visão habitual ou facultativa dos Espíritos indistintamente é excepcional. Kardec ensina que é recomendável não acreditar sempre na palavra dos que dizem ver os Espíritos.
Médiuns inspirados – os que, quase sempre mau grado seu, recebem ideias dos Espíritos, quer para os atos comuns da vida, quer para os grandes trabalhos da inteligência.
Médiuns de pressentimentos – os que, em certas circunstâncias, têm uma vaga intuição das coisas futuras vulgares.
Médiuns proféticos – os que, com a permissão de Deus, e com maior precisão do que os médiuns de pressentimentos, recebem a revelação das coisas futuras de interesse geral.
Médiuns sonâmbulos – os que, no estado de sonambulismo, são assistidos por Espíritos.
Médiuns extáticos – os que, em estado de êxtase, recebem revelações dos Espíritos. Os médiuns dessa natureza que merecem inteira confiança, ensina o Espiritismo, são muito raros.
Médiuns pintores e desenhistas – os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos.
Médiuns musicistas – os que executam, compõem ou escrevem música sob a influência dos Espíritos. Há médiuns músicos mecânicos, semimecânicos, intuitivos e inspirados, como no caso das comunicações literárias.
Médiuns escreventes ou psicógrafos – os que têm a faculdade de escrever sob a influência dos Espíritos e se dividem em médiuns escreventes mecânicos, semimecânicos, intuitivos, polígrafos, poliglotas e iletrados.

Os escreventes semimecânicos são, dentre os psicógrafos, os mais comuns
5. Os médiuns escreventes mecânicos são os médiuns cuja mão recebe um impulso involuntário e nenhuma consciência têm do que escrevem.
6. Os médiuns escreventes intuitivos são aqueles com quem os Espíritos se comunicam pelo pensamento e cuja mão é guiada pela vontade do médium.
7. Os médiuns escreventes semimecânicos são os médiuns cuja mão se move involuntariamente, mas que têm o conhecimento instantâneo das palavras e frases à medida que escrevem. De todos os médiuns escreventes, diz Kardec, estes são os mais comuns.
8. Ensina o Espiritismo que, para que uma comunicação seja boa, é preciso que provenha de um bom Espírito; para que esse bom Espírito a possa transmitir, indispensável lhe é um bom instrumento; e para que queira transmiti-la, preciso se faz que o fim visado lhe convenha.

Respostas às questões propostas

1. Como devemos conceituar os médiuns de efeitos intelectuais?
Médiuns de efeitos intelectuais são os médiuns adequados a receber e transmitir as comunicações inteligentes.
2. Mencione cinco variedades de médiuns de efeitos intelectuais relacionadas por Kardec.
Médiuns falantes, escreventes, pintores, auditivos e de pressentimentos.
3. Que são médiuns videntes?
Videntes são os que veem os Espíritos em estado de vigília. A visão acidental e fortuita de um Espírito em circunstâncias particulares é muito frequente, mas a visão habitual ou facultativa dos Espíritos indistintamente é excepcional.
4. Existe diferença entre médiuns de pressentimentos e médiuns proféticos?
Sim. Os médiuns de pressentimentos têm uma vaga intuição das coisas futuras vulgares. Os médiuns proféticos, com maior precisão do que os médiuns de pressentimentos, recebem a revelação das coisas futuras de interesse geral.
5. Que são médiuns escreventes ou psicógrafos e como Kardec os classifica?
Médiuns escreventes ou psicógrafos são os que têm a faculdade de escrever sob a influência dos Espíritos e se dividem em médiuns escreventes mecânicos, semimecânicos, intuitivos, polígrafos, poliglotas e iletrados.

Bibliografia:
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, itens 65, 66, 74, 165, 166, 167, 182, 184, 185, 186, 187, 190 a 194.


Observação:
Eis os links que remetem aos 3 últimos textos:





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário