A obsessão e suas
características
Este é o módulo 117 de uma série que
esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita.
Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para
leitura.
As respostas correspondentes às
questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para
leitura.
Questões para debate
1. Como o Espiritismo conceitua a obsessão?
2. No início de um processo obsessivo, como se manifesta a ação dos
obsessores?
3. Que fatores favorecem a obsessão?
4. Existe alguma relação entre obsessão e certos vícios como o alcoolismo
e a glutoneria?
5. Que consequências podem advir do descaso no trato com as influências
espirituais negativas?
Texto para leitura
Na obsessão, os
obsessores agem inicialmente de maneira sutil
1. Como consequência da inferioridade moral da população do nosso
planeta, são muito numerosos os Espíritos inferiores que habitam o plano dos
desencarnados. A ação desses Espíritos, capaz de influenciar nossos pensamentos
e nossos atos, constitui parte integrante das dificuldades enfrentadas pela
Humanidade.
2. Um dos resultados dessa ação negativa é a obsessão, que pode ser
definida como o domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas
pessoas. No livro A Gênese, Kardec
conceitua obsessão como a ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um
indivíduo.
3. Essa ação – explica o Codificador do Espiritismo – pode variar desde
uma simples influência moral até a perturbação completa do organismo, inclusive
de ordem mental. As faculdades mediúnicas, é fácil entender, tornam-se bastante
prejudicadas pela obsessão. A razão é simples: os Espíritos obsessores são
sempre de natureza inferior, visto que os bons Espíritos não se preocupam em
constranger ou dominar pessoas.
4. No processo obsessivo os Espíritos obsessores agem, inicialmente, de
maneira sutil, interferindo gradativa e progressivamente na mente do encarnado,
podendo atingir, em certo tempo, situações extremas de completo domínio.
Como fatores da
obsessão alinham-se as imperfeições morais e os vícios
5. A ação do Espírito obsessor pode ser reconhecida, no início, como uma
força psíquica a interferir nos processos mentais, uma vontade dominada por
outra vontade, ou uma inquietação crescente sem motivo aparente.
6. Da mesma forma que as enfermidades orgânicas se instalam onde existe
carência nos mecanismos de defesa, a obsessão manifesta-se nas mentes cujas
imperfeições morais e atitudes do pretérito e do presente deixaram marcas
profundas no Espírito.
7. Alguns vícios, no entanto, devem ser alinhados entre os fatores que
favorecem a obsessão, por se constituírem em dano para o corpo e para a mente:
o alcoolismo, o uso de drogas, a sexualidade desequilibrada, tanto quanto a
glutoneria, a maledicência, a ira, o ciúme, a inveja, a avareza e o egoísmo.
8. O alcoolismo, pelas consequências orgânicas, morais e sociais que
acarreta, é veículo de obsessões cruéis que permite a alcoólatras desencarnados
o vampirismo, com sérias lesões na organização fisiopsíquica.
As imperfeições
morais são estradas de acesso à influência negativa
9. As drogas, ao atuarem no sistema nervoso, permitem o ressurgimento de
impressões do pretérito, as quais, misturadas às frustrações do presente,
desequilibram a emotividade, oferecendo vasto campo de atuação para os
desencarnados em desespero emocional.
10. A sexualidade desequilibrada permite a sintonia com consciências
desencarnadas que vivem em indescritível aflição e que se hospedam nas mentes
encarnadas, absorvendo energias vitais e gerando obsessões degradantes.
11. A glutoneria, a maledicência, a ira, o ciúme, a inveja, a avareza e
o egoísmo são igualmente – como todas as imperfeições morais – estradas de
acesso para Espíritos de natureza inferior que, num processo de sintonia,
banqueteiam-se com as nossas imperfeições, influenciando nossos pensamentos e
nossas ações.
12. Não sendo combatida ou neutralizada, essa influência torna-se cada
vez mais persistente, constituindo-se em um processo obsessivo que pode assumir
formas mais ou menos graves e levar a pessoa até mesmo à loucura.
Respostas às questões
propostas
1. Como o Espiritismo
conceitua a obsessão?
A obsessão pode ser definida como o domínio que alguns Espíritos logram
adquirir sobre certas pessoas. No livro A
Gênese, Kardec a conceitua como a ação persistente que um Espírito mau
exerce sobre um indivíduo.
2. No início de um
processo obsessivo, como se manifesta a ação dos obsessores?
Os Espíritos obsessores agem, inicialmente, de maneira sutil,
interferindo gradativa e progressivamente na mente do encarnado. Essa ação pode
ser reconhecida, então, como uma força psíquica a interferir nos processos
mentais, uma vontade dominada por outra vontade, ou uma inquietação crescente
sem motivo aparente.
3. Que fatores
favorecem a obsessão?
As imperfeições morais do indivíduo e determinados vícios são os fatores
que favorecem a obsessão, por se constituírem em dano para o corpo e para a
mente: o alcoolismo, o uso de drogas, a sexualidade desequilibrada, tanto
quanto a glutoneria, a maledicência, a ira, o ciúme, a inveja, a avareza e o
egoísmo.
4. Existe alguma
relação entre obsessão e certos vícios como o alcoolismo e a glutoneria?
Sim. O alcoolismo, a glutoneria, a maledicência, a ira, o ciúme, a
inveja, a avareza e o egoísmo são igualmente – como todas as imperfeições
morais – estradas de acesso para Espíritos de natureza inferior que, num
processo de sintonia, banqueteiam-se com as nossas imperfeições, influenciando
nossos pensamentos e nossas ações.
5. Que consequências
podem advir do descaso no trato com as influências espirituais negativas?
Esse descaso poderá acarretar uma influência cada vez mais persistente e
constituir-se em um processo obsessivo que pode assumir formas mais ou menos
graves e levar a pessoa até mesmo à loucura.
Bibliografia:
A Gênese, de Allan Kardec,
cap. XIV, itens 45 a 49.
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec,
itens 237 a 254.
Nos Bastidores da
Obsessão, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo P. Franco,
pp. 28 e 29.
Dramas da Obsessão, de Bezerra de
Menezes, psicografado por Yvonne A. Pereira.
Obsessão/Desobsessão, de Suely Caldas
Schubert.
Observação:
Eis os links que
remetem aos 3 últimos textos:
Módulo 114 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/01/sono-e-sonhos-este-e-o-modulo-114-de.html
Módulo 115 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/01/letargia-catalepsiae-mortes-aparentes.html
Módulo 116 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/01/sonambulismo-extase-e-dupla-vista-este.html
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