Sexo e Obsessão
Manoel Philomeno de Miranda
Parte 18
Damos sequência neste espaço ao estudo metódico e sequencial do livro Sexo e Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada originalmente em 2002.
Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.
Eis as questões de hoje:
120. Onde, segundo
o Sr. Bispo, estaria localizado o Purgatório?
Ao comentar a informação dada por
Jesus de que existem muitas moradas na Casa do Pai, consoante as anotações do
evangelista João, o Sr. Bispo explicou: “Eu sempre pensei que essas moradas são
os astros que constituem o Universo, mas também são redutos onde estagiam os
Espíritos após a morte antes de seguirem ao seu destino final, conforme os atos
praticados no mundo. Penso que o Purgatório, por exemplo, não seja um lugar
definido geograficamente, mas incontáveis regiões de dor e de sombra, na Terra
e fora dela, onde os culpados expungem e se depuram, tendo ensejo, então, de
ascender ou não ao Paraíso. É certo que a minha reflexão não encontra respaldo
teológico. Nada obstante, não existe nada em contrário”. (Sexo e Obsessão,
capítulo 21: Recomeço feliz.)
121. Na entrevista
com padre Mauro, o Bispo chegou a fazer considerações acerca da reencarnação?
Sim. Disse ele que não poucas
vezes, nos seus devaneios espirituais, perguntara a si mesmo se uma existência
única seria suficiente para alcançar-se a meta, para adquirir-se a sabedoria,
para conquistar a plenitude. Eis palavras ditas por ele ao padre Mauro: “Como
poderia Deus exigir de pessoas diferentes, portadoras de valores diversos,
resultados idênticos? Como entender a salvação dos réprobos morais, que já nasceram
assinalados pelas deformidades do caráter, ou vitimados pelas heranças genéticas
degradantes irreversíveis?” (Obra citada, capítulo 21: Recomeço feliz.)
Segundo o Sr. Bispo, sim. Eis o que este disse ao padre Mauro: “Alguns
pensadores da Igreja cristã primitiva, tais Orígenes, Tertuliano, Santo
Agostinho, Ambrósio, para citar apenas alguns, acreditavam na transmigração das
almas em diversos corpos, por cujo meio adquiriam sabedoria, depuravam-se e
cresciam para Deus. Os seus erros, por mais hediondos, sempre podiam ser reparados na Terra
mesmo, onde haviam sido cometidos. Todos os crimes e práticas comprometedoras
eram reparáveis, o que explicaria as aberrações físicas e morais que
caracterizam muitos seres, aprendendo na dor a valorizarem o amor, aprisionadas
no cárcere carnal, caso não hajam sido alcançadas pela justiça que as não
corrigiu nem edificou. Dessa forma, Deus concederia iguais oportunidades a
todos os filhos, facultando-lhes o crescimento interior a esforço pessoal, sem
que alguns sejam agraciados em detrimento de outros que teriam que lutar para
alcançarem os mesmos recursos e fruírem os mesmos direitos”. (Obra citada,
capítulo 21: Recomeço feliz.)
123. Na entrevista
com padre Mauro, o Bispo lhe fez uma revelação surpreendente. Que revelação foi
essa?
Ele disse a Mauro que seu caso não
era um fato isolado na Igreja, referindo-se, assim, à pedofilia. Eis suas palavras:
“Outros sacerdotes também, na sua condição de criaturas humanas falíveis, têm
sido vítimas de situações psicológicas e mentais semelhantes ou com algumas
variantes, o que tem preocupado as nossas autoridades, que vêm recorrendo ao
auxílio da Medicina, para socorrer aqueles que são vítimas desses transtornos e
de outros problemas na área do comportamento e da emoção. O assunto é sempre
tratado com o máximo de discrição, a fim de evitar-se ampliar as proporções da
ocorrência, que não trariam qualquer benefício a quem quer que seja, ao mesmo
tempo buscando recuperar aquele que se haja comprometido ou tombado nas
armadilhas da insensatez”. (Obra citada, capítulo 21: Recomeço feliz.)
124. Os Benfeitores espirituais tomaram
também providências em favor das crianças que haviam sido ultrajadas pelo padre
Mauro?
Claro. Se aquele que cometeu os
delitos estava recebendo ajuda para não voltar a reincidir no mal, é natural
que fossem tomadas providências em benefício de suas vítimas. Segundo o Mentor
Anacleto, uma Equipe espiritual especializada fora designada para auxiliar os
pequenos vitimados e tomar providências possíveis para os ajudar em relação ao
futuro, minimizando os traumas psicológicos e as dependências perturbadoras
que, por acaso, venham-se-lhes apresentar. (Obra citada, capítulo 21: Recomeço
feliz.)
125. Como será o
processo de recuperação do padre? Permanecerá ele fiel ao programa traçado ou
sucumbirá ante novas perturbações?
Segundo Anacleto, tudo dependerá
do próprio padre, desperto agora para diferente realidade da vida. Todos os
indícios eram no sentido de que ele enfrentará, sim, as dificuldades que
advirão da sua decisão feliz, confiado em Deus e resignado. Caso, porém, não
encontre resistências morais para os enfrentamentos, a Divindade sempre possui
recursos especiais para retificar caminhos e reconduzir os infratores ao dever,
ensejando-lhe novas oportunidades. (Obra citada, capítulo 22: Considerações
edificantes.)
126. É verdade que, além das limitações
físicas, o marquês de Sade experimentará em sua nova existência o teste da
orfandade?
Sim, ele e Rosa Keller, que terão
um renascimento assinalado por limites muito severos, pela necessidade de
esconder-se no corpo, de forma que não sejam identificados pelos inumeráveis
adversários que já os buscavam e outros tantos, que estarão tentando
encontrá-los na forma física, no futuro, a fim de se desforçarem dos
sofrimentos experimentados. A venerável Marie Eléonore, que os receberá como
filhos gêmeos, ele cego e demente, ela surda e com várias limitações orgânicas,
desencarnará muito cedo e seu genitor os abandonará. Será, então, nesse comenos
que o padre Mauro os encontrará, recolhendo-os nos braços e no coração da
caridade, no Lar que já deverá estar em funcionamento em cidade muito pobre no
interior do país. (Obra citada, capítulo 22: Considerações edificantes.)
Observação:
Para acessar a parte 17 deste estudo, publicada na semana
passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/04/blog-post_17.html
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