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sábado, 18 de novembro de 2023

 



O desafio social à vivência cristã-espírita

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

 

Em sua última palestra espírita, o expositor lembrou aos presentes a importância da vivência cristã-espírita dos ensinamentos de Jesus. Lembrou que grandes profetas haviam passado pela Terra e trazido luzes espirituais inesquecíveis. Todavia, entre a teoria do que ensinaram e a vivência desses ensinamentos pouco se aproveitou...

Era natural que os ensinamentos elevados captados por esses enviados do Cristo se misturassem com as leis humanas repressoras, como ocorreu durante a missão de Moisés. Kardec divide em duas partes os ensinamentos transmitidos por Moisés: o da lei divina e o da lei civil, destinada a disciplinar o povo bárbaro da época do legislador hebreu. A Lei Divina é que Jesus não modificou, por ser eterna; a civil está sempre se modificando conforme a moral do povo se eleva.

Após Moisés, outros legisladores, filósofos e profetas surgiram na Terra, trazendo-nos grandes mensagens. Destaco Sócrates e seu discípulo Platão.

Sócrates adquiriu uma certeza tão grande sobre a imortalidade do espírito que não receou tomar cicuta, veneno letal, condenado por... Pasmem, almas amigas, subverter a juventude com sua filosofia que lhe assegurava sermos todos imortais e responsáveis pelo que fazemos de bom ou de mal durante a existência física.

Platão, seu mais destacado discípulo, divulgou os ensinamentos socráticos e sua grandeza ante a condenação injusta, principalmente, em duas obras intituladas Apologia de Sócrates e A República. Platão também fundou sua Academia, influenciado por Sócrates no modo dialético de ensinar e aprender.

Platão criou uma teoria que se baseava na existência de três tipos de caráter formadores das almas das pessoas:

 

1.  Caráter concupiscível: em que prevalecem os desejos e paixões animais;

2.  Caráter irascível: com predomínio dos impulsos de raiva, agressividade e força;

3.  Caráter racional: em que predomina a razão. Uma de suas frases filosóficas importantes é esta: “Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo”.

 

Muitos séculos antes de Jesus nascer, Ele já enviara, do Plano Espiritual, seus profetas em todo o mundo, como os que nos transmitiram sábios conselhos, na “China milenária”, continua Emmanuel explicando-nos, no subtítulo da obra A Caminho da Luz, intitulado As promessas do Cristo.

Todos eles vieram com missões de nos dar esperança sobre a imortalidade da alma e fé na vida espiritual. Mas, para nos provar essas realidades, o Cristo veio pessoalmente, deixando que lhe tirassem a vida do corpo físico e nos aconselhando a fazer sempre o bem, como Ele o fazia. A não temer os que nos matam o corpo e não podem matar a alma, mas sim, “Àquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” Mateus, 10:28.

Na segunda parte de sua frase, Jesus emprega uma simbologia para nos mostrar que, ao infringir a Lei Divina do “Não matar”, a alma se precipita no inferno de sua consciência culpada, o qual, entretanto, não é eterno, mas que cobrará ceitil por ceitil todo o mal que fizermos ao próximo, haja vista sua Lei Áurea: “Portanto, tudo o que vós quereis que outrem vos faça, fazei-lhe também, porque essa é a lei e os profetas”, conforme lemos em Mateus, 7:12.

Por ainda estarmos longe de vivenciar plenamente a mensagem cristã é que Allan Kardec afirma, no capítulo 17, ao final do item 4 d’O Evangelho Segundo o Espiritismo: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”.

Esse é o grande desafio que a sociedade nos cobra, em nossa vivência cristã-espírita. Se ainda estamos longe da angelitude, esforcemo-nos, dia após dia, para seguir o modelo deste sublimado guia espiritual da humanidade: Jesus, o Cristo de Deus! Entretanto, não nos ocupemos em julgar os atos alheios, mesmo censuráveis, ocupemo-nos em praticar tudo o que esteja de acordo com o Evangelho de Jesus, tendo como juiz simplesmente a nossa consciência, onde se situa a Lei de Deus!

 

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