O papel do perispírito em nossa vida
Este é o módulo 86 de uma série que esperamos sirva
aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo
compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões
apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura.
Questões para debate
1. No processo reencarnatório, que papel exerce o
perispírito na formação do corpo físico?
2. Que são centros vitais e qual a sua função na vida
das pessoas?
3. De que forma o perispírito do reencarnante se
une ao gérmen que dará origem ao corpo físico?
4. Qual é a sede da memória espiritual?
5. Onde podemos localizar a etiologia das
moléstias que afligem o corpo físico?
Texto para leitura
Os centros vitais presidem à atividade funcional dos órgãos físicos
1. O perispírito – também chamado de psicossoma ou
corpo espiritual – é a força diretriz responsável pela edificação do plano
escultural e do tipo funcional de todos os seres. Contém o desenho prévio e as
propriedades organogênicas que, ativadas sob a ação da força vital, servirão de
regra à formação do novo organismo físico e lhe assinarão o lugar na escala
morfológica, segundo o grau evolutivo do indivíduo. É no embrião que se executa
essa ação diretiva, mas ela se estende até o fim de sua existência, atuando até
mesmo no tocante à regeneração dos tecidos orgânicos destruídos.
2. Ensina André Luiz que o perispírito ou corpo
espiritual possui todo o equipamento de recursos automáticos que governam os
bilhões de entidades microscópicas a serviço da Inteligência, nos círculos de
ação em que nos demoramos, recursos esses adquiridos vagarosamente pelo ser, em
milênios de esforço e recapitulação, nos múltiplos setores da evolução anímica.
(Cf. Evolução em Dois Mundos, p. 26.)
3. No corpo espiritual – acrescenta André Luiz –
situam-se os centros vitais que presidem à atividade funcional dos vários
órgãos que integram o corpo físico. Tais centros são fulcros energéticos que,
sob a direção automática da alma, imprimem às células a especialização extrema,
pela qual o homem possui no corpo denso – e detém no corpo espiritual em
recursos equivalentes – as células que produzem fosfato e carbonato de cálcio
para a constituição dos ossos, as que se distendem para a recobertura do
intestino, as que desempenham complexas funções químicas no fígado, as que se
transformam em filtros do sangue na intimidade dos rins e outras tantas que se
ocupam do fabrico de substâncias indispensáveis à conservação e defesa da vida
nas glândulas, nos tecidos e nos órgãos que constituem o seu veículo de
manifestação.
4. No momento de reencarnar, o perispírito do
reencarnante une-se molécula a molécula à matéria do gérmen, que encerra uma
energia potencial que se transforma em energia atual para o curso da existência
do ser. Esse gérmen está sujeito às leis da genética, ou seja, a força vital
sofre as ações modificadoras da herança dos pais, que lhe transmitem suas
disposições orgânicas. Como já foi dito, a ação da força vital é que leva o
perispírito a desenvolver suas propriedades funcionais.
O perispírito retém todos os conhecimentos adquiridos pela alma
5. O gérmen recapitula, de modo rápido, no seu
desenvolvimento, as várias fases da evolução pelas quais a raça passou. Da
mesma forma que o perispírito traz o registro de todos os estados do Espírito
desde a sua origem, assim também o gérmen material encerra as impressões das
etapas percorridas pelo psicossoma ou corpo espiritual.
6. O perispírito retém todos os estados de
consciência, de sensibilidade e de vontade; guarda todos os conhecimentos
adquiridos pelo ser. É ele a sede da memória. É ele que armazena, registra e
conserva todas as percepções, todas as volições e ideias da alma. Todo o nosso
passado fica nele armazenado. As várias etapas do nosso desenvolvimento estão
aí registradas.
7. Ao longo de sua imensa trajetória, desde quando
a alma iniciou suas peregrinações terrestres sob as formas mais inferiores, vem
o perispírito registrando as experiências vividas pelo ser inteligente,
incorporando uma bagagem crescente. É, pois, fácil compreender que os
desregramentos, os abusos, os atentados contra o corpo físico e as lesões aos
direitos de outrem tenham também seu registro no corpo espiritual e passem a
repercutir na existência em que ocorrem ou em futura encarnação.
8. A esse respeito, ensina Kardec que o duplo fluídico,
como um dos elementos componentes do ser humano, além do importante papel que
exerce nos fenômenos psicológicos, tem sua participação nas ocorrências
fisiológicas e patológicas. Segundo André Luiz, a etiologia das moléstias que
afligem o corpo físico e o dilaceram guarda no corpo espiritual as suas causas
profundas. O remorso provoca distonias diversas em nossas forças recônditas e
desarticula as sinergias do corpo espiritual, criando predisposições mórbidas
para essa ou aquela enfermidade.
Durante a encarnação, é estreita a ligação entre a alma e o corpo
9. Durante a encarnação, existe, portanto, uma
ligação estreita entre a alma e o corpo físico, por meio do perispírito, razão
por que qualquer modificação doentia nas células nervosas do cérebro importa
numa alteração das faculdades espirituais.
10. Em condições normais, as sensações modificam a
natureza das vibrações da força psíquica. Se essas modificações forem, pela sua
intensidade e duração, de molde a ultrapassar um limite mínimo, as sensações
serão registradas no perispírito de maneira consciente, ou seja, haverá
percepção, o Espírito tomará conhecimento do que está ocorrendo. É a memória de
fixação. Se esse limite mínimo não for atingido, haverá registro da sensação,
mas somente no inconsciente.
11. Nem todas as sensações e recordações podem
existir simultaneamente. Existe um enfraquecimento do seu ritmo que as leva a
descer gradativamente abaixo do limite mínimo de percepção, razão por que
entram na faixa do inconsciente. É por isso que todos os atos da vida
vegetativa e orgânica têm sido conservados no perispírito durante a evolução da
alma através da longa série dos reinos inferiores. A repetição continuada de
certos atos cria hábitos. No início, esses atos são conscientes, mas, com a
repetição, tornam-se mecânicos, até se fazerem automáticos e
inconscientes.
12. A memória evocativa permite-nos lembrar os
conhecimentos, através de pontos de referência, cuja localização no passado
seja conhecida. Por associação de ideias, esses pontos de referência nos ligam
aos acontecimentos que se agrupam ao seu redor, transportando-nos à época das
ocorrências. Para essa rememoração há de haver uma associação da vontade à
atenção, donde resulta trazer-se à consciência as imagens recolhidas no arquivo
perispiritual.
Respostas às questões propostas
1. No processo reencarnatório, que papel exerce o perispírito na
formação do corpo físico?
O perispírito é a força diretriz responsável pela
edificação do plano escultural e do tipo funcional de todos os seres. Contém o
desenho prévio e as propriedades organogênicas que, ativadas sob a ação da
força vital, servirão de regra à formação do novo organismo físico e lhe
assinarão o lugar na escala morfológica.
2. Que são centros vitais e qual a sua função na vida das pessoas?
Os centros vitais são fulcros energéticos que, sob
a direção automática da alma, imprimem às células a especialização que lhes é
peculiar e presidem, assim, à atividade funcional dos vários órgãos que
integram o corpo físico.
3. De que forma o perispírito do reencarnante se une ao gérmen que dará
origem ao corpo físico?
O perispírito une-se molécula a molécula à matéria
do gérmen, que encerra uma energia potencial que se transforma em energia atual
para o curso da existência do ser.
4. Qual é a sede da memória espiritual?
A sede da memória é o perispírito, que armazena,
registra e conserva todas as percepções, todas as volições e ideias da
alma.
5. Onde podemos localizar a etiologia das moléstias que afligem o corpo
físico?
Segundo André Luiz, a etiologia das moléstias
guarda no corpo espiritual as suas causas profundas. O remorso provoca
distonias diversas em nossas forças recônditas e desarticula as sinergias do
corpo espiritual, criando predisposições mórbidas para essa ou aquela
enfermidade.
Bibliografia:
Obras Póstumas, de Allan Kardec, item 12,
p. 45.
A Evolução Anímica, de Gabriel Delanne, pp.
39, 55, 56, 81, 225 e 226.
Evolução em Dois Mundos, de André
Luiz, pp. 26, 28, 213 e 214.
Nota:
Eis os links que remetem aos 3
últimos textos:
Módulo 84 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/06/ideoplastia-e-criacoes-fluidicas-este-e.html
Módulo 85 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/06/natureza-e-propriedades-do-perispirito.html
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