Natureza e propriedades
do perispírito
Este é o módulo 85 de uma série que esperamos sirva
aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo
compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões
apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura.
Questões para debate
1. Que é perispírito?
2. De onde os Espíritos tiram os elementos que
constituem o seu perispírito?
3. A natureza do envoltório fluídico é idêntica em
todas as pessoas?
4. Podemos dizer que o perispírito possui um peso
específico próprio?
5. A matéria – tal como a conhecemos em nosso
mundo – oferece algum obstáculo ao perispírito?
Texto para leitura
A natureza do perispírito guarda relação com a evolução da pessoa
1. O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos,
é uma condensação do fluido cósmico em torno da alma. O corpo físico, ou
carnal, resulta de uma maior condensação do mesmo elemento, fato que o
transforma em matéria tangível.
2. Embora tenham origem comum, que é o fluido
cósmico, as transformações moleculares são diferentes nesses dois corpos,
resultando daí ser o perispírito etéreo e imponderável. Ambos são, portanto,
matéria, mas em estados diferentes. Conforme ensina o ministro Clarêncio, da
colônia espiritual "Nosso Lar", o corpo perispiritual é constituído à
base de princípios químicos semelhantes, em suas propriedades, ao hidrogênio, a
se expressarem através de moléculas significativamente distanciadas umas das
outras (Entre a Terra e o Céu, cap.
XXIX).
3. O Espírito forma seu envoltório perispirítico
com os fluidos retirados do ambiente em que vive. Como a natureza dos mundos
varia conforme o seu grau de evolução, será maior ou menor a materialidade dos
corpos físicos dos seus habitantes. O perispírito guarda relação, quanto à sua
composição, com esse grau de materialidade. Admitindo-se que um Espírito emigre
da Terra, aí ficará o seu envoltório fluídico, porquanto o Espírito precisa
tomar um outro envoltório fluídico apropriado ao planeta em que passará a
viver.
4. A natureza do envoltório fluídico guarda sempre
relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. À condição moral do
Espírito corresponde, por assim dizer, uma determinada densidade do
perispírito. Maior elevação, menor densidade fluídica. Maior inferioridade,
maior densidade, isto é, perispírito mais grosseiro, com maior condensação
fluídica. É claro que, apesar de mais densos, os envoltórios fluídicos mais
grosseiros continuam imponderáveis.
Cada perispírito tem uma densidade, um peso específico próprio
5. No cap. XIII da obra acima citada, Clarêncio diz
que o veículo espiritual é, por excelência, vibrátil e se modifica
profundamente, segundo o tipo de emoção que lhe flui do âmago. Como ninguém
ignora, em nosso próprio meio a máscara física altera-se na alegria ou no
sofrimento, na simpatia ou na aversão. No plano espiritual, semelhantes
transformações são mais rápidas e exteriorizam aspectos íntimos do ser, com
facilidade e segurança, porque as moléculas do perispírito giram em mais alto
padrão vibratório, com movimentos mais intensivos que as moléculas do corpo
carnal.
6. Pode-se, assim, dentro da relatividade das
coisas, admitir um peso específico para o perispírito. Os de maior peso
específico chumbam os Espíritos às regiões inferiores, impossibilitando-lhes o
acesso a planos mais elevados e, por isso mesmo, o ingresso em mundos de maior
elevação espiritual. A acentuada densidade do perispírito de grande número de
Espíritos leva-os a confundi-lo com o corpo material que utilizaram durante sua
última encarnação. Esse é um dos motivos que levam muitos a se considerarem vivos,
isto é, ainda encarnados e a viverem na Terra, imaginando-se entregues a
ocupações que lhes eram habituais.
7. O perispírito dos Espíritos superiores, de
reduzido peso específico, confere-lhes uma leveza que lhes permite viver em
planos mais elevados e deslocar-se a outros mundos. Eles podem, evidentemente,
descer aos planos inferiores e, dada a sutileza do seu envoltório, não serão
percebidos pelas entidades desencarnadas inferiores.
8. Quando encarnado, o Espírito mantém o
envoltório perispirítico, constituindo o corpo material um segundo envoltório,
mais grosseiro, apropriado ao meio físico em que vive. O perispírito serve, em
tal situação, de intermediário entre a alma e o corpo. É o órgão de transmissão
de todas as sensações, quer partam do Espírito, quer venham do exterior,
através do corpo físico. Devido ao estado grosseiro da matéria, os Espíritos
não podem agir diretamente sobre ela. Fazem-no, então, por meio do seu
perispírito. Os fluidos perispiríticos constituem, dessa forma, sob a ação da
vontade, verdadeiras alavancas que lhes permitem produzir ruídos, pancadas,
deslocamentos de objetos etc.
A matéria não oferece obstáculo algum ao perispírito e aos Espíritos
9. Em condições normais, o perispírito é
invisível, mas pode tornar-se visível em razão das modificações que venha a
experimentar pela ação da vontade do Espírito. Essas modificações consistem
numa espécie de condensação ou em novos arranjos das moléculas que o compõem,
mas isso requer a existência de certas circunstâncias que não dependem apenas
do Espírito. Para tornar-se visível a alguém, ele precisa de permissão, que nem
sempre lhe é dada. Nas aparições, o perispírito apresenta-se comumente com
aspecto vaporoso e diáfano. De outras vezes, tem as formas delineadas e os
traços bem nítidos, podendo apresentar a solidez de um corpo físico, isto é,
tangível, o que não o impede de retomar instantaneamente o estado normal de
invisibilidade e intangibilidade.
10. A matéria – tal como a conhecemos em nosso
mundo – não oferece obstáculo algum ao perispírito, porque a condição etérea do
corpo espiritual lhe confere a propriedade de penetrabilidade. Ele atravessa a
matéria como a luz atravessa os corpos transparentes. Eis por que portas e
janelas fechadas não impedem que ali penetrem os Espíritos.
11. Como já foi dito, é das camadas de fluidos
espirituais que envolvem a Terra que os Espíritos formam o seu envoltório
perispirítico. Esses fluidos não são homogêneos; por isso, conforme seja mais
ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras
ou mais grosseiras do fluido peculiar ao planeta em que vai reencarnar. Nesse
processo, o Espírito atrai automaticamente as moléculas que se afinam com o seu
padrão vibratório.
12. Não é, pois, idêntica a constituição íntima do
perispírito dos indivíduos que povoam a Terra e o espaço que a circunda, fato
que não se dá com o corpo material, formado pelos mesmos elementos, independentemente
da elevação espiritual das pessoas. O envoltório perispirítico dos Espíritos
modifica-se com o progresso moral que eles realizam em cada existência, ainda
que reencarnem no mesmo meio. Assim, os Espíritos superiores, mesmo quando
reencarnem em mundos inferiores, terão perispírito menos grosseiro do que o
perispírito dos Espíritos vinculados, em face do seu nível evolutivo, a esses
mundos.
Respostas às questões propostas
1. Que é perispírito?
O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é
uma condensação do fluido cósmico em torno da alma.
2. De onde os Espíritos tiram os elementos que constituem o seu
perispírito?
O Espírito forma seu envoltório perispirítico com
os fluidos retirados do ambiente em que vive. Como a natureza dos mundos varia
conforme seu grau de evolução, o perispírito guarda relação, quanto à sua
composição, com esse grau de materialidade. Admitindo-se que um Espírito emigre
da Terra, aí ficará seu envoltório fluídico, porquanto o Espírito precisa tomar
um outro envoltório fluídico apropriado ao planeta em que passará a viver.
3. A natureza do envoltório fluídico é idêntica em todas as pessoas?
Não. A natureza do envoltório fluídico guarda
sempre relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. À condição moral
do Espírito corresponde, por assim dizer, uma determinada densidade do
perispírito. Maior elevação, menor densidade fluídica. Maior inferioridade,
maior densidade, isto é, perispírito mais grosseiro, com maior condensação
fluídica.
4. Podemos dizer que o perispírito possui um peso específico próprio?
Sim. Podemos, dentro da relatividade das coisas,
admitir um peso específico para o perispírito. Os de maior peso específico
chumbam os Espíritos às regiões inferiores, impossibilitando-lhes o acesso a
planos mais elevados e, por isso mesmo, o ingresso em mundos de maior elevação
espiritual.
5. A matéria – tal como a conhecemos em nosso mundo – oferece algum
obstáculo ao perispírito?
Não. A matéria peculiar ao nosso plano não oferece
obstáculo algum ao perispírito, porque a condição etérea do corpo espiritual
lhe confere a propriedade de penetrabilidade. Ele atravessa a matéria como a
luz atravessa os corpos transparentes. Eis por que portas e janelas fechadas
não impedem que ali penetrem os Espíritos.
Bibliografia:
A Gênese, de Allan Kardec, itens 7 a 10, pp. 276 a 279.
Obras Póstumas,
de Allan Kardec, itens 10 a 16, pp. 45 a 47.
Entre a Terra e o Céu, de André
Luiz, cap. XIII e XXIX.
Nota:
Eis os links que remetem aos 3
últimos textos:
Módulo 82 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/05/natureza-e-qualidade-dos-fluidos-este-e.html
Módulo 84 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/06/ideoplastia-e-criacoes-fluidicas-este-e.html
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