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sexta-feira, 15 de janeiro de 2021




O Espiritismo perante a Ciência

 

Gabriel Delanne

 

Parte 44 e final

 

Concluímos nesta data o estudo do clássico O Espiritismo perante a Ciência, de Gabriel Delanne, conforme tradução da obra francesa Le Spiritisme devant la Science.

Nosso objetivo é que este estudo tenha servido para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

 

Questões preliminares

 

A. Embora tenha sido esta obra publicada originalmente em 1883, algumas das teorias nela expostas foram comprovadas posteriormente?

B. É verdade que os fenômenos ditos espíritas foram examinados também pela Sociedade Inglesa de Pesquisas Psíquicas?

C. Que tipo de prova foi acrescentado, posteriormente, à coleção de fenômenos relativos à realidade das manifestações espíritas?

 

Texto para leitura

 

964. Desde a época, já longínqua, em que apareceu a 1ª edição desta obra (1883), o autor teve a satisfação de verificar que algumas das mais importantes teorias aqui expostas tiveram a consagração da ciência.

965. Todos os nossos conhecimentos sobre a matéria foram renovados pelo descobrimento dos fenômenos da radioatividade. O átomo não é mais a base indestrutível do Universo. As teorias materialistas de Büchner, Moleschott, Carl Vogt, Hoeckel etc. foram declaradas radicalmente falsas. Não é a matéria que produz a energia, como a conhecemos. Os fenômenos da radioatividade demonstram que partes constitutivas do átomo podem escapar-se dele, de sorte que, no fim de algum tempo mais ou menos longo, esse átomo volta ao éter donde saíra.

966. Na obra de Kardec intitulada A Gênese, publicada em 1868, encontra-se, no capítulo dos fluidos, essa teoria nitidamente exposta pelos Espíritos, na metade do último século. Lê-se textualmente, à página 298: “A matéria tangível, tendo por elemento primitivo o fluido cósmico etéreo, deve poder, desagregando-se, voltar ao estado de eterização, como o diamante, o mais duro dos corpos, pode volatizar-se em gás impalpável. A solidificação da matéria não é, em realidade, mais que um estado transitório do fluido universal, que pode tornar ao estado primitivo, quando as condições de coesão cessarem de existir.” É este um fato que deve fazer inspirar a maior confiança no valor intelectual e científico dos guias do grande iniciador.

967. Além disso, tudo o que temos escrito sobre os fluidos, isto é, sobre os estados cada vez mais rarefeitos da matéria, é confirmado pela descoberta dos raios X e das ondas hertzianas, que são, incontestavelmente, manifestações dessas formas superiores da matéria cósmica, desconhecidas no século 19.

968. É bom assinalar também que o estudo das manifestações extracorpóreas do Espírito, cuja importância já tinha sido assinalada por Allan Kardec e por nós, foi empreendido, desde 1883, pela Sociedade Inglesa de Pesquisas Psíquicas (Society for Psychical Research) e, depois, no novo mundo, pelo ramo americano dessa Sociedade. Os sábios que a compõem chegaram a estabelecer, experimentalmente, a exteriorização de todas as formas do pensamento, à qual deram o nome geral de telepatia. Verificaram, ainda, casos de visão a distância, sem o socorro dos olhos, e fatos de premonição, em condições que estabelecem, absolutamente, a autenticidade desses fenômenos, cuja realidade foi assinalada no curso desta obra.

969. Demonstramos, no 1º volume da nossa obra intitulada Aparições materializadas dos vivos e dos mortos, que os fantasmas dos vivos são de indiscutível realidade, porque foram fotografados, o que não deixa dúvida alguma a respeito de seu caráter objetivo. Pode-se produzir experimentalmente essa duplicação do ser humano; resulta, pois, daí que a alma, mesmo durante a sua passagem sobre a Terra, está sempre associada a uma forma de matéria quintessenciada, o que justifica nossas afirmações relativamente à existência do perispírito.

970. No 2º volume da mesma obra encontrar-se-ão documentos extremamente numerosos, que confirmam, por pesquisas ulteriores em todos os países, as notáveis experiências de materialização de Crookes. Assinalaremos, particularmente, as de Aksakof com Eglinton e a senhora d'Espérance; depois, as pesquisas do doutor Gibier em Nova York, e as empreendidas durante 20 anos por uma legião de sábios, em companhia de Eusápia Paladino, principalmente no Círculo Minerva, em Gênova, e, enfim, as do professor Richet e nós, em Argélia, na Vila Cármen.

971. Vimos, pelos trabalhos de Crookes, que a realidade das manifestações resulta:

1º. da vista coletiva do fantasma, por todos os assistentes;

2º. das fotografias que puderam ser tiradas;

3º. das ações materiais exercidas pelo fantasma;

4º. da visão simultânea da aparição e do médium;

5º. enfim, a essas provas veio juntar-se outra, absoluta, a da moldagem de parte da aparição, moldagem insimulável, que é como um testemunho permanente da realidade objetiva do fantasma e do caráter realmente humano de sua materialização.

972. Esses últimos resultados foram obtidos, a princípio, na América, pelo professor Denton, depois na Inglaterra por Mrs. Reimers e Oxley, Ashton e outros. Ultimamente, resultados semelhantes foram obtidos com o médium Kluski, no Instituto Metapsíquico Internacional.

973. Chegou-se a pesar, simultaneamente, ou sucessivamente, o médium e o Espírito materializado, e percebeu-se que a matéria que compunha o corpo do fantasma era tomada quase totalmente ao corpo do médium. Nestes últimos anos, a Sra. Bisson estudou particularmente o início desse fenômeno, provocando a saída da matéria exteriorizada do médium, à qual se deu o nome de ectoplasma.

974. O conjunto dos fenômenos da mediunidade obteve, de alguma sorte, uma consagração oficial com o haver o professor Richet apresentado à Academia de Medicina, em 1922, sua obra Tratado de Metapsíquica. Se o autor não adotou, ainda, as conclusões espíritas que deduzimos desse conjunto de fenômenos, não rejeita formalmente nossa interpretação. Tanto ele tem razão que desde o último século um grande número de homens de ciência adotaram formalmente a teoria espírita como a única explicação geral de todos os fenômenos.

975. Na Inglaterra, tivemos a alegria de contar entre os novos adeptos homens tais como o ilustre psicólogo Myers, o professor Barrett, Sir Oliver Lodge, eminente físico, e, nos últimos tempos, o engenheiro Crawford; na América, o professor Hyslop, o doutor Hodgson; na Itália, o célebre criminalista Lombroso, os drs. Pio Foa, Vesani, Scozzi, Venzano, os professores, Botazi, Brofferio, Bozzano, Tumolo, o astrônomo Porro e outros.

976. Há um quarto de século vêm sendo empreendidas, sobre os fenômenos psíquicos, pesquisas em quase todos os países. Na França, Camille Flammarion publicou o resultado de seus trabalhos em três volumes intitulados: Antes da Morte, Em torno da Morte, Depois da Morte, sob o título geral A Morte e seu Mistério, que termina por uma afirmação nitidamente espírita.

977. Na mesma ordem de ideias, Warcollier nos dá, numa obra sobre a telepatia, o resultado de suas pesquisas e o doutor Osty afirma, no seu livro O Conhecimento Supranormal, que certas pessoas têm a faculdade de apreender, anormalmente, o conhecimento de coisas que lhes são desconhecidas e de prever o futuro.

978. É uma profunda satisfação para os espiritistas verificar que nenhuma de suas afirmações foi contraditada, vai para mais de meio século, e que, pelo contrário, as experiências empreendidas no mundo inteiro têm confirmado o valor de suas assertivas, tanto no ponto de vista experimental como filosófico.

979. Graças à inteligência e à generosa iniciativa de Jean Meyer, esclarecido filantropo, foi criado em 1919, em Paris:

1. Um Instituto Metapsíquico Internacional, reconhecido de utilidade pública, do qual fazem parte eminentes cientistas, tais como o professor Richet, o conde Grammont e o professor Leclainche, membros da Academia de Ciências; Camille Flammarion, o Doutor Santolíquido, o Professor Tessier, o Doutor Calmette, inspetor geral do Serviço de Saúde; entre os membros estrangeiros, Oliver Lodge, Bozzano; como diretor o Doutor Geley.

2. Na mesma data, a União Espírita Francesa, com sede em Paris, que, apesar de sua recente criação, reúne já 26 sociedades, de todas as regiões da França e das colônias.

980. A essas duas instituições incumbe dar as bases científicas para o estudo do Espiritismo e à difusão de sua filosofia o mais vigoroso impulso. É, pois, com confiança que podemos considerar o futuro e o triunfo certo dessa grande e nobre doutrina.

 

Respostas às questões preliminares

 

A. Embora tenha sido esta obra publicada originalmente em 1883, algumas das teorias nela expostas foram comprovadas posteriormente?

Sim. Delanne menciona esse fato no Apêndice por ele escrito quase cinquenta anos depois do surgimento deste livro. Os novos conceitos sobre matéria e energia derrubaram as teorias materialistas de Büchner, Moleschott, Carl Vogt e Hoeckel. Não é a matéria que produz a energia; esta é que dá origem à matéria. Além disso, tudo o que ele escreveu sobre os fluidos, isto é, sobre os estados cada vez mais rarefeitos da matéria, foi confirmado pelas descobertas científicas feitas posteriormente. (O Espiritismo perante a ciência, Apêndice.)

B. É verdade que os fenômenos ditos espíritas foram examinados também pela Sociedade Inglesa de Pesquisas Psíquicas?

Sim. Eles foram estudados na Inglaterra e depois, na América, pelo ramo americano dessa Sociedade. Os sábios que a compõem chegaram a estabelecer, experimentalmente, a exteriorização de todas as formas do pensamento, à qual deram o nome geral de telepatia. Verificaram, ainda, casos de visão a distância, sem o socorro dos olhos, e fatos de premonição, em condições que estabelecem, absolutamente, a autenticidade desses fenômenos, cuja realidade havia sido assinalada no curso desta obra. (Obra citada, Apêndice.)

C. Que tipo de prova foi acrescentado, posteriormente, à coleção de fenômenos relativos à realidade das manifestações espíritas?

Conforme os trabalhos de William Crookes, a realidade das manifestações era provada por quatro ordens de fenômenos: 1º. vista coletiva do fantasma, por todos os assistentes; 2º. fotografias que puderam ser tiradas; 3º. ações materiais exercidas pelo fantasma; 4º. visão simultânea da aparição e do médium. A essas provas veio juntar-se outra: a da moldagem de parte da aparição, que é como um testemunho permanente da realidade objetiva do fantasma e do caráter realmente humano de sua materialização. Esses resultados foram obtidos, a princípio, na América, pelo professor Denton, depois na Inglaterra por Mrs. Reimers e Oxley, Ashton e outros. (Obra citada, Apêndice.)

                                                                                          

 

Observação:

Para acessar a parte 43 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/01/o-espiritismo-perante-ciencia-gabriel_8.html

 

 

 

 

 

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