Temas da Vida e da Morte
Manoel Philomeno de Miranda
Parte 7
Continuamos nesta edição o estudo metódico e sequencial do livro Temas da Vida e da Morte, de Manoel Philomeno de Miranda, obra psicografada por Divaldo P. Franco.
Eis as questões de hoje:
49. A quem o intercâmbio mediúnico beneficia?
Os benefícios do
intercâmbio mediúnico contemplam tanto os desencarnados quanto os integrantes
da equipe socorrista. Enquanto se desenvolve o trabalho de psicofonia, podem
ocorrer verdadeiras cirurgias perispirituais ou outros processos socorristas
mais específicos que visam beneficiar os agrilhoados às reminiscências carnais,
por eles vitalizadas com a mente viciada e com as quais constroem os
infortúnios que os ferem. (Temas da Vida
e da Morte - Enfermagem espiritual libertadora, pp. 117 e 118.)
50. Os problemas derivados da convivência humana
transferem-se para o Plano Espiritual?
Sim. Os problemas
são transferidos da Terra para a chamada erraticidade, na esfera espiritual, e,
da mesma maneira, de uma para outra reencarnação, fato que dá curso às
simpatias e antipatias, aos afetos profundos como aos ódios alienantes. Graças
aos registros mentais, ao cultivo de um como de outro tipo de aspiração
emocional, são atraídos para a convivência psíquica desencarnados portadores de
aptidões e anelos equivalentes, surgindo um relacionamento que se agrava ou se
aprofunda conforme seja a faixa dos interesses existentes. (Obra citada -
Relações espirituais, pp. 121 e 122.)
51. A obsessão pode dar curso a uma parasitose?
Sim. Os processos
obsessivos não cuidados em tempo podem transformar-se em parasitose tão
perniciosa quão destrutiva. (Obra citada - Relações espirituais, pp. 122 e
123.)
52. O que é necessário ao médium que busque sintonia com os
Mensageiros da Luz?
Elevar-se
moralmente, por meio de pensamentos nobilitantes, do estudo libertador e da
ação fomentadora do progresso. Esse deve ser o roteiro para quem anele
sintonizar-se com os Mensageiros da Luz. (Obra citada - Relações espirituais,
pp. 123 e 124.)
53. Quais são os escolhos mais graves que se antepõem ao
médium, impedindo-lhe a consecução dos seus propósitos de elevação?
São as imperfeições
morais do próprio médium, porque permitem a interferência de Espíritos frívolos
ou maus que com ele se afinam, mantendo identificação de propósitos,
naturalmente de natureza inferior. Esse intercâmbio de características
negativas ou vulgares pode determinar o aparecimento das síndromes obsessivas
que, se não cuidadas em tempo próprio, transformam-se em malsinada fascinação e
subjugação, com graves riscos, até mesmo de vida, para o invigilante. (Obra
citada - Obstáculos à mediunidade, pp. 126 e 127.)
54. Como se comportam os chamados médiuns seguros?
Os médiuns seguros,
conforme definiu Allan Kardec, ouvem as comunicações de que se fazem
intermediários, aplicando-as em favor do próprio progresso, cônscios dos
compromissos dignos que assumiram e buscam cumprir com dignidade. São, por isso
mesmo, homens honrados, que mais facilmente se engrandecem pelos exemplos de
que dão mostras, tornando-se merecedores de serem seguidos pelo bem-estar que
exteriorizam, porque o fruem na sua vivência cotidiana. (Obra citada -
Obstáculos à mediunidade, pp. 127 e 128.)
55. Na prática mediúnica a disciplina é um fator relevante?
Sim. É graças à
disciplina que se fixam os hábitos salutares no exercício da faculdade, para
que se colimem os fins específicos dessa função que muitos chamam de natureza
extrassensorial. Além disso, são fatores de considerável significação a vida
interior do medianeiro e sua capacidade de concentração e de fixação de
propósitos na área da meditação, com o objetivo de libertação das sensações
mais grosseiras que respondem por vasta cópia de prejuízos na conduta e na
individualidade profunda do ser. (Obra citada - Educação íntima, pp. 130 e
131.)
56. Deve o médium procurar melhorar-se sempre?
Sim. Ninguém
estabelece que o médium deva ser um Espírito perfeito para atingir esse estado;
contudo é desejável que ele se esforce por melhorar-se sempre, galgando mais
altos degraus da evolução e aspirando por mais significativas conquistas
morais. (Obra citada - Educação íntima, pp. 130 e 131.)
Observação:
Para acessar a Parte 6 deste estudo, publicada na semana
passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/10/blog-post_18.html
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