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segunda-feira, 14 de março de 2022

 



Trilhas da Libertação

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 3

 

Prosseguimos neste espaço o estudo metódico e sequencial do livro Trilhas da Libertação, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 1995. 

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

17. Um fato que se verificou no recinto da Casa Espírita, momentos antes da atividade mediúnica, horrorizou o autor deste livro. Que fato foi esse?

Segundo Manoel P. de Miranda, enquanto o médium dirigia-se a determinada sala para preparar-se, o orador da noite conclamava os interessados à concentração e reiterava que ninguém se esquecesse da doação da espórtula para ajudar a manutenção das obras de caridade da Casa. O pedido de dinheiro surpreendeu o autor desta obra. Horrorizado com tal atitude, ele nos lembra que a Sociedade Espírita é lugar de iluminação da consciência, de enobrecimento moral e ação caridosa. Sem isso, ela se descaracteriza, mundaniza-se e torna-se um clube onde predominam a insensatez, o engodo e a exploração. Onde predomina o interesse pelo dinheiro escasseiam as austeridades morais. (Trilhas da Libertação. O médium Davi e o dr. Hermann Grass, pp. 50 e 51.)

18. É correto afirmar que a função da mediunidade não é promover curas?

Sim. Certamente, a função da mediunidade não é promover curas, como arbitrariamente supõem e pretendem alguns desconhecedores da missão do Espiritismo na Terra. Em uma Sociedade Espírita, a tarefa primacial é a de iluminação da consciência ante a realidade da vida, seus fins, sua melhor maneira de agir, preparando os indivíduos para a libertação do jugo da ignorância, a grande geradora de males incontáveis. (Obra citada. O desafio, pp. 54 a 56.)

19. São três as condições para que tenhamos saúde e paz. Quais são elas?

Adotar uma conduta correta, praticar o trabalho fraternal de socorro e buscar a educação pessoal, de modo que possa entender os fundamentos da vida e, assim, transformado interiormente, contribuir em favor de uma sociedade mais justa e mais feliz – esse é o caminho que o indivíduo responsável deve seguir. Somente quando o homem assumir suas culpas, delas reabilitando-se; suas responsabilidades, aplicando-as numa vivência correta; e sua consciência, agindo com equilíbrio, é que ocorrerá sua integração plena na vida com saúde e paz. Utilizando-se dos mecanismos escapistas a que se aferra e escamoteando o dever, apenas logrará adiar o enfrentamento dos problemas que gera e das dores que desencadeia. (Obra citada. O desafio, pp. 56 e 57.)

20. De onde procedem, de verdade, nossas boas e más ações?

Nossas ações, boas ou más, procedem do nosso coração, entendendo aqui o coração como símbolo representativo dos sentimentos. “Se ele não se encontrar em harmonia, o lugar onde se esteja poderá criar condições para a paz, não, porém, para impedir os tormentos de quem os tem”, afirmou o dr. Carneiro de Campos. (Obra citada. Comprometimentos negativos, pp. 60 e 61.)

21. Há médiuns que pensam que seu sucesso material é sinal de apoio do Alto. Tal pensamento é correto ou isso não passa de um equívoco?

Trata-se de um mero equívoco. Foi o que ocorria com o médium Davi, personagem do livro em estudo. Ele acreditava que seu sucesso era um sinal de apoio do Alto, porque, do contrário, o êxito material não o acompanharia. Confundia, desse modo, ostentação com triunfo, esquecido de que triunfo é o que o homem consegue sobre si próprio e se manifesta como harmonia e equilíbrio emocional. (Obra citada. Comprometimentos negativos, pp. 62 a 64.) 

22. É verdade que o triunfo material pode tornar-se um grande empecilho para o progresso espiritual dos homens?

Sim. O triunfo mundano é, sem dúvida, um terrível adversário do homem de bem e grande empecilho para o seu progresso espiritual. É fato observável que o médium assoberbado por problemas e dificuldades dedica-se ao ministério do bem com mais fidelidade e renúncia. Por isso mesmo, não há como negar que entre as grandes provas que o Espírito encontra no mundo estão incluídos o poder temporal, a fortuna, a beleza, a inteligência, porque do seu uso depende o futuro do próprio Espírito. (Obra citada. Comprometimentos negativos, pp. 66 e 67.)

23. Que recurso o plano espiritual utilizou para evitar que o médium Davi se comprometesse ainda mais devido à sua invigilância?

Diante de uma situação que poderia comprometer o médium David, primeiro dr. Hermann chamou-o pelo nome. Davi captou-lhe a onda mental e reagiu negativamente, objetando que aqueles eram os seus momentos de prazer. Afinal, afirmava-se vivo e não desencarnado, portanto com necessidades humanas. Nesse momento, a moça arrastou-o para a pista de dança e, envolvendo-o em languidez, colou seu corpo ao dele. Os vapores alcoólicos tomaram a casa mental do invigilante, que, enquanto rodopiava com a parceira, sentiu aumentar a tontura que já o dominava. O dr. Hermann condensou, então, a energia psíquica e apareceu-lhe, repreendendo-o com veemência e disparando na sua direção uma onda vibratória que o atingiu, produzindo-lhe forte excitação, após o que ele deu um grito e tombou desmaiado. O local ficou tumultuado, porém, acudido pelos garçons e amigos, o infeliz despertou após haver vomitado, padecendo rude dor de cabeça e sem nada recordar do que lhe havia sucedido. Em seguida foi, de imediato, levado para casa, enquanto os demais lamentavam o lauto jantar que não pôde ser concluído. (Obra citada. Comprometimentos negativos, pp. 66 e 67.)

24. Que é mais importante no programa de uma Casa Espírita: prestar a caridade da cura de corpos ou objetivar a saúde espiritual das criaturas que a procuram?

A resposta a essa pergunta foi dada nesta obra pelo mentor da Sociedade em que Davi trabalhava. Em face dos lamentáveis acontecimentos a que nos referimos, na primeira oportunidade que apareceu, em uma reunião mediúnica de que participavam vários diretores da Sociedade, ele foi claro e direto: “Para o bem de todos, sugerimos que ainda este mês retornemos aos trabalhos de origem que motivaram a criação da nossa Instituição. Consideramos que a caridade das curas do corpo é de grande relevância, mas o nosso compromisso é com a saúde espiritual das criaturas. O nosso é o programa de iluminação das consciências, a fim de que nos não divorciemos da atividade primeira, que é a transformação moral dos homens para melhor...”. Em seguida, acrescentou: “Quem desejar cooperar conosco sob a égide de Jesus, que também curava, mas não se detinha nesse exclusivo mister, fá-lo-á através do programa da caridade plena sem qualquer retribuição, direta ou indiretamente. Amando todos, não teremos exceções, nem exclusivismos. Avançamos para os níveis elevados de libertação, e a nossa é a conquista dos altiplanos íntimos e nobres da vida”. (Obra citada. Serviços de desobsessão, pp. 68 e 69.)

 

 

Observação:

Para acessar a 2ª parte deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/03/blog-post_07.html

 

 

 

 

 

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