terça-feira, 18 de abril de 2017

Contos e crônicas




Lembranças que despertam o coração

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Tudo o que se vive, de uma forma ou de outra, fica em nosso ser, torna-se ramificação. Muitas vezes, situações, que nem imaginamos lembrar, avivam no sentimento com a intensidade do momento real. E num fim de tarde caminhando na areia da praia, pude sentir o abraço de minha avó e ver o seu sorriso calmo e em paz. Lembrei-me tão perfeitamente de sua primeira vez na praia. Ela já tinha mais de sessenta anos e ainda não havia sentido o toque da água salgada nos pés nem ouvido o som do mar.
Naquela época, eu era ainda muito jovem, mas fiquei surpresa com o seu encanto e valor diante do mar. Na verdade, o meu encanto foi fagulha comparado à intensidade com que ela sentiu tudo aquilo. Cadeira de praia olhando tudo; chapéu na cabeça protegendo do sol, além do presente protetor; brincadeira de criança na beirinha do mar, “ondinhas que acariciam os pés”, minha avó assim dizia; paciência para encontrar as variadas conchinhas de cores, tamanhos, formatos; sem faltar o milho verde cozido que como ela adorou.
E foi quando avistei o carrinho de milho verde cozido no fim de tarde que esse turbilhão voltou com a mesma real impressão. Penso que naquele primeiro momento, minha avó demonstrou grande sabedoria como a nobreza da simplicidade em ser feliz com os mais simples acontecimentos; a humildade em ser tão pequenino perante a imensurável força da natureza, dos oceanos; a igualdade entre as pessoas no curso da vida; a valorização por toda a criação do Pai, aliás, incomparável criação; a sabedoria de que mesmo em meio às pessoas e todo um andamento, somos seres individuais dotados de uma consciência eterna.
Segundo Pablo Neruda, “tudo passa e tudo fica”, e as boas lembranças que afloram de um adormecido fato alegram o coração com tanta capacidade que vivenciamos tudo de novo, com a diferença de que com os anos espera-se o amadurecimento. No entanto, as lembranças que nem tanto nos aprazem também, conosco, estão. E do que já vivemos haverá sempre a existência, porém, com a possibilidade de as difíceis lembranças transformarem-se em sábios exemplos. E “tudo passa e tudo fica”.
O que muito importará é o olhar aplicado a cada ação, difícil ou não, mas que sempre trará seu ensinamento, e basta querer aprender para assim realizar. Mais sábio ainda é que a ação do aprendizado não, necessariamente, precisa ser deveras vivida, porém, tanto se pode assimilar com a observação e sensibilidade diante de infindáveis contínuos acontecimentos diários. Com isso, vem a percepção de que há, sim, muitos corações felizes vivendo, há muita sabedoria, há muita emoção, há a simplicidade que aprecia a verdadeira vida.
E até hoje a lembrança alegre de minha avó, agradecida e tão feliz, frente ao mar pela primeira e única vez, traz o sorriso aos meus olhos e a felicidade ao meu coração, pois quando disso me recordo compreendo a importância de viver o momento e valorizá-lo muitíssimo, já que cada passagem é extraordinária, nunca mais se repete e por isso não se pode melhorá-la ou revivê-la a não ser pela tênue lembrança.
O que não foi fácil e o que foi feliz estarão em nosso coração para quando houver a necessidade de acessá-los. Tão jubiloso será o coração que cada vez mais recordar-se e puder sorrir com os olhos. Haverá o livre-arbítrio para as almejadas conquistas.
E os carrinhos de milho verde cozido deixarão sempre meus olhos rasos d’água.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário