sábado, 29 de abril de 2017

Contos e crônicas


O meu plano e o código divino

Mímese da crônica de 11 de outubro de 1885 (Balas de estalo)


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Hás de lembrar-te de minha adesão, completa e irrefutável, ao Espiritismo. Lerás agora o plano que me ocorrera, antes de converter-me ao novo credo, e a resposta que recebi dos Céus.
Meu plano era investigar todos os fenômenos, sem preconceitos, antes de refutá-los ou aceitá-los, com a coragem necessária para quebrar os milenares paradigmas religiosos  da Terra. Aceitei-os.
Faltava-me, ainda, coragem para assumir minha crença, como o fiz na última crônica. Tão logo associei-me ao Centro Espírita Delfos, na Rua do Espírito Santo, em São Cristóvão, nesta Cidade Maravilhosa, mudei-me, com Carolina, para o bairro do Cosme Velho, haja vista sua proximidade com aquela casa espírita.
Duvidas? Pois fica sabendo, meu caroável amigo, que do Cosme Velho a São Cristóvão, via Túnel Rebouças, são apenas 13,8 km. Esse túnel foi criado em homenagem ao amigo André Rebouças, o maior engenheiro carioca do Século XIX, no meu entendimento.
O que me aconteceu, a partir de então, foi algo extraordinário. Como te disse na crônica passada, descobri que sou Laurence Sterne, o escritor inglês galhofeiro do Século XVIII, reencarnado no Rio de Janeiro; mas agora tornei-me sério, e é de coisas sérias que desejo falar-te. 
O Espiritismo, amigo, é a Filosofia, Ciência e Religião do futuro. Sua maior finalidade, além de contribuir com a nossa evolução espiritual, é destruir o Materialismo, como já vem ocorrendo nestes dias. Sua expansão dar-se-á em progressão geométrica, ante as atuais descobertas da Ciência Quântica, que contribuirão para a derrocada final do Ateísmo no Mundo.
Ainda duvidas? Lê o que um mineirinho psicografou e foi ditado por três poetas do Além. O primeiro soneto é de ninguém mais, ninguém menos que o Espírito Alphonsus de Guimaraens. Compara. O mesmo estilo, a mesma elevação espiritual, o mesmo simbolismo sublime do poeta da Terra está no poeta do Espaço Metafísico em: Santa Virgo Virginum

Sobe da Terra, em ondas luminosas,
Um turbilhão de vozes e de lírios,
Buscando-vos nas Luzes Harmoniosas,
Oh! Virgem da Pureza e dos Martírios!

Imagens de turíbulos e rosas
Aromatizam todos os empíreos...
Há na Terra canções maravilhosas
Entre as luzes e as lágrimas dos círios.

Senhora, o mundo inteiro vos festeja,
Em magnificência ampla e radiosa,
Nos altares simbólicos da Igreja!

Eis, porém, que vos vejo nos caminhos,
Onde a vossa virtude carinhosa
Consola e ampara os fracos pobrezinhos...

Agora, o mesmo psicógrafo, refiro-me a Chico Xavier, retransmite-nos a lira de Auta de Souza, a poetisa mística potiguar, autora da obra Horto, quando na vida física. Lê e delicia-te com a suavidade do Espírito imortal, pela pena do “Mineiro do Século”, no soneto intitulado 
Prece

Estendei vossa mão bondosa e pura,
Mãe querida dos fracos pecadores,
Aos corações dos pobres sofredores
Mergulhados nos prantos da amargura.

Derramai vossa luz, toda esplendores,
Da imensidade, da radiosa altura,
Da região ditosa da ventura,
Sobre a sombra dos cárceres das dores!

Ó Mãe! excelsa Mãe de anjos celestes,
Mais amor, desse amor que já nos destes,
Queremos nós em cada novo dia;

Vós que mudais em flores os espinhos,
Transformai toda a treva dos caminhos
Em clarões refulgentes de alegria.

Por fim, para não te cansar, paciente leitor, brinda-te o vate português, Antero de Quental, com o soneto post mortem intitulado Rainha do Céu, e o Chico registra fielmente seu apelo:

Excelsa e sereníssima Senhora,
Que sois toda Bondade e Complacência,
Que espalhais os eflúvios da Clemência
Em caminhos liriais feitos de aurora!...

Amparai o que anseia, luta e chora,
No labirinto amargo da existência.
Sede a nossa divina providência
E a nossa proteção de cada hora.

Oh! Anjo Tutelar da Humanidade,
Que espargis alegria e claridade
Sobre o mundo de trevas e gemidos;

Vosso amor, que enche os céus ilimitados,
É a luz dos tristes e dos desterrados,
Esperança dos pobres desvalidos!...

Esta é uma pálida ideia do que as potências invisíveis vêm fazendo, há mais de um século, pela literatura do Além, sem que haja qualquer plágio ou mistificação do pobrezinho de Minas Gerais, o qual jamais aceitou qualquer retribuição financeira, pelas mais de quatrocentas! obras mediúnicas captadas por sua antena psíquica. Eu, mísero verme, a tudo isso e muito mais assisti do Centro Espírita Delfos e agora compartilho contigo em reverência a nossa Mãe Santíssima.
O Código Divino exige o império do amor sobre a Terra, e o amor de Nossa Senhora é a representação do mais puro sentimento descido do Céu, o amor materno.
Cuido mesmo que, se toda a nova revelação fosse derramada, de uma só vez, sobre ti, leitor, ficarias cego com a luz sublime jorrada sobre a Humanidade neste tempo apocalíptico.
Muito mais cousas virão, em especial a partir de julho de 2017, segundo informações mediúnicas que obtive no Delfos. Quem viver verá e ouvirá.
Adeus!






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário