domingo, 16 de abril de 2017

Notas sobre o movimento espírita



O Consolador faz 10 anos

Lançada no dia 18 de abril de 2007, o aniversário da revista coincide com as comemorações alusivas ao advento d´O Livro dos Espíritos, marco inicial da doutrina espírita

Fruto da cooperação de muitas pessoas, a revista O Consolador chegou no dia 2 de abril último à edição de número 510, completando assim 10 anos de atividades ininterruptas.
Já foi explicado em textos anteriores por seus fundadores – Astolfo O. de Oliveira Filho e José Carlos Munhoz Pinto – que a ideia de criação da revista surgiu em meados de março de 2007. Bastaram dois únicos encontros de trinta minutos cada um para que o nome e a estrutura do periódico já ficassem definidos, bem como a data de lançamento, marcada para o dia 18 de abril, com o objetivo de comemorar dessa forma os 150 anos de aniversário d´O Livro dos Espíritos. A revista nasceu, portanto, no dia 18 de abril de 2007, como mostra a reportagem assinada pela jornalista Fernanda Borges, intitulada Evento comemora os 150 anos de "O Livro dos Espíritos" e o lançamento da revista "O Consolador", publicada no dia 25 de abril de 2007, que o leitor pode rever clicando em http://www.oconsolador.com.br/2/especial.html
Quem elabora a revista – Todos sabemos que nenhum trabalho importante pode ser realizado por uma única pessoa, por mais competente que ela seja, e isso talvez seja a razão do sucesso que a revista O Consolador tem alcançado, porque é ela o resultado do concurso de muitas pessoas e do apoio que o leitor lhe tem dado, nos mais diferentes lugares do mundo, como já foi mostrado em várias reportagens, a exemplo da publicada na edição comemorativa do 9º aniversário, datada de 3 de abril de 2016. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/459/especial.html
De cada edição da revista participam diretamente 35 pessoas, entre articulistas, redatores, revisores, tradutores e outros, todos voluntários.
A equipe de articulistas é constituída por um total de 33 colaboradores, 5 radicados na Europa, 1 na África e 27 no Brasil.
Dos 9 tradutores, 3 residem no Brasil e 6 no exterior (3 no Peru, 2 na Inglaterra e 1 na Espanha).
Conteúdo fornecido pelo site da revista – O site que hospeda a revista O Consolador fornece a seus leitores uma série de informações, de textos, de material para estudo ou consulta, além das edições semanais da própria revista.
Destacam-se nesse acervo os livros oferecidos para download gratuito constantes da editora virtual – a EVOC, fundada em 2013 – e a coleção da chamada Biblioteca Virtual.
Eis alguns desses números, computados até esta data (16/4/2017):

Itens 
Números
Livros estudados nas edições da revista:
- Clássicos espíritas
- Obras de Allan Kardec
- Obras de André Luiz
- Obras de Manoel Philomeno de Miranda
Total de obras estudadas
Entrevistas publicadas
Reportagens ilustradas
Artigos doutrinários publicados
Livros digitais publicados pela EVOC
Obras que compõem a Biblioteca Virtual

25
21
18
  9
73
512
512
4.608
52
558



Texto escrito por Angélica Reis, publicado em 16/4/2017, na edição 512 da revista O Consolador.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário