quarta-feira, 5 de abril de 2017

Pílulas gramaticais (251)




Aqui estão 10 textos extraídos de concursos propostos por duas instituições de renome em nosso país, para que o leitor, interessado no uso correto do idioma, indique os erros gramaticais que neles existem:

1. Tanto foi sua generosidade que causou-me pasmo.
2. Fiquei pasmo face a generosidade dele.
3. Ele foi tão generoso, que deixou-me pasmado.
4. Sua generosidade foi tamanha a me pasmar.
5. Pasmei-me, de tanto foi a sua generosidade.
6. Quando ele vir esse documento, reajirá imediatamente.
7. Quando ele ver esse documento, reagirá imediatamente.
8. Quando ele ver este documento, reagirá imediatamente.
9. Quando ele vir este documento, reajirá imediatamente.
10. Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.

Dos textos acima, somente o último está correto. Eis os demais depois de feitos os ajustes necessários:

1. Tal (ou tamanha) foi sua generosidade que me deixou pasmado.
2. Fiquei pasmado em face da generosidade dele.
3. Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado.
4. Sua generosidade foi tão grande que me deixou pasmado.
5. Pasmei, tamanha foi a sua generosidade.
6. Quando ele vir esse documento, reagirá imediatamente.
7. Quando ele vir esse documento, reagirá imediatamente.
8. Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.
9. Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.
10. Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.

Nos textos 7 e 8, já corrigidos, o autor usou os demonstrativos esse e este. Ambos podem ser utilizados, dependendo do contexto em que a frase for escrita.
Eis as três situações em que os demonstrativos este, esse e aquele são utilizados:
a) Veja este livro (refere-se ao livro que está próximo de quem fala).
b) Veja esse livro (refere-se ao livro que está distante de quem fala e próximo do seu interlocutor).
c) Veja aquele livro (refere-se a livro que está distante de quem fala e também do seu interlocutor).
A mesma regra aplica-se aos demonstrativos isto, isso e aquilo.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário