quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pílulas gramaticais (164)


Concluindo as observações sobre o tema crase, lembramos que não se usa o acento indicativo da crase antes de:
1) Casa, considerada como a moradia de alguém: chegamos cedo a casa; voltou rápido a casa; retornamos a casa. Exceção: Se a palavra for seguida de algum atributo ou determinação, existirá a crase: chegamos cedo à casa de vovó; voltou à casa dos pais; fez uma visita à Casa Branca.
2) Terra, no sentido de terra firme: o navio chegou a terra; os marinheiros foram a terra. Nos demais significados da palavra terra, haverá crase: voltou à terra natal; o astronauta voltou à Terra.
3) Distância: o guarda ficou a distância; o exército postou-se a distância; o pai viu tudo a distância. Exceção: se a palavra for seguida de algum complemento, caberá a crase: o guarda ficou à distância de três metros; o pai viu tudo à distância de 50 metros.
4) Numerais considerados de forma indeterminada: o número de vítimas chegou a três; fizemos uma visita a quatro cidades.
5) Madame e dona: ele deu o recado a dona Maria; ela já se acostumou a madame Fernanda. Exceção: haverá crase se os vocábulos dona e madame estiverem determinados: ela deu o recado à dona Maria do terceiro andar; ele referiu-se à dona Flor de Jorge Amado.
6) Nomes de mulheres célebres: poucas pessoas podem ser comparadas a Ana Néri; preferimos Greta Garbo a Ingrid Bergman; ele referiu-se a Teresa de Calcutá.
7) Substantivo plural integrante de locuções de modo: ele foi ferido a dentadas; foi agredido a bofetadas; venceu a duras penas.
8) Palavra feminina tomada em sentido genérico: não dê ouvidos a reclamações; não me refiro a mulheres; a pena vai de suspensão a multa.

*

Há três casos em que o uso da crase é facultativo:
1) Antes de pronome possessivo:  levou uma carta a sua tia (levou uma carta à sua tia); ele fez um elogio a nossa firma (ele fez um elogio à nossa firma).
2) Antes de nomes de mulheres em geral:  João declarou-se a Maria (João declarou-se à Maria); ele levou um presente a Sebastiana (ele levou um presente à Sebastiana).
3) Depois de até: fomos até a porta (fomos até à porta); chegou até a praia (chegou até à praia).


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário