sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pílulas gramaticais (104)


A preposição contra exige hífen antes de palavra iniciada pelas letras “a” e “h” e, excepcionalmente, nas palavras contra-erva, contra-erva-bastarda e contra-erva-do-peru.
Exemplos:
contra-ataque
contra-almirante
contra-habitual
contra-harmonia.
Nos demais casos, o hífen não é mais aplicável, como nos exemplos seguintes: contracepção, contrabaixo, contracenar, contrarregra, contrassenso, contrarreforma, contrasseguro.
Quando substantivada, a palavra contra é variável, como ocorre com os substantivos em geral. Exemplo: Os contras da Nicarágua ficaram famosos na época do presidente Reagan.
Quando se une à palavra “mão”, formando o vocábulo contramão, pode ter o valor de substantivo, de adjetivo ou de advérbio.
Exemplos:
O automóvel entrou na contramão (substantivo).
Pista contramão (adjetivo).
Ruas contramão (adjetivo).
O motorista entrou contramão (advérbio).
Seu prédio fica contramão para mim (advérbio).
Há casos em que a preposição forma palavras estranhas ao vernáculo. “Contraceptivo”, por exemplo, é considerado galicismo. Devemos usar, então, em seu lugar o vocábulo “anticoncepcional”.
Em caso de dúvida pertinente à ortografia, é sempre útil consultar o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Eis o link - http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23



Nenhum comentário:

Postar um comentário