sábado, 24 de maio de 2014

As moscas e as moças


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Caro leitor, há milhares de anos, o ser humano vem sendo assassinado por nefastos animais. Perguntará você se essas feras seriam os leões, os jacarés, a cobra cascavel, a sucuri, os enormes elefantes ou os tubarões. Ante nossa resposta negativa, imaginará ferozes cães (Nenhuma intenção de rimar com tubarões, é claro.). E eu lhe responderei: “Não, não e não”.
Para tirá-lo do suspense, meu caro, dir-lhe-ei que as feras assassinas são de tal modo subestimadas por nós que as chamamos de insetos, mais precisamente, mosquitos da dengue, da malária, da febre amarela... Não há piquenique que não seja atrapalhado por eles. Também, por analogia, denominamos assim as pessoas desprezíveis, insignificantes, como este mísero escrivão que lhe tenta transmitir minhas luminosas ideias, com pífio sucesso.
Pois bem, tentando controlar a proliferação de insetos, inventamos o DDT, cujos efeitos colaterais têm sido devastadores para a natureza e para a saúde humana. Na busca de uma alternativa ao combate da multiplicação das moscas, cientistas analisaram, no laboratório da Universidade Rockefeller, os processos sensoriais por meio dos quais os mosquitos escolhem suas vítimas.
Agora vem a parte científica da coisa (Que coisa!): para estudar o modo de pousar, picar e alimentar desses insetos, os pesquisadores enfiam o braço na toca dos mosquitos e se deixam picar. As picaduras vão depender de dois quesitos: genética do mosquito e característica da pele do cientista.
A new chapter in our life. Tão logo descubram o que leva os mosquitos a nos picar ou deixar em paz, as soluções irão de pulseiras repelentes a armadilhas para reduzir drasticamente as populações desses insetos. Quando isso acontecer, muita coceira e muitas mortes serão evitadas. Ainda bem que as cobaias têm como se prevenir desses efeitos colaterais, não é mesmo, leitora paciente?
Curiosamente, os machos não são hematófagos; só as fêmeas se alimentam do nosso sangue. Os machos são hematófobos. Na civilização atual, a inversão de gostos sexuais tem sido uma verdadeira epidemia. Será por que o número de picados pelas moscas tem provocado uma mutação genética entre os humanos? Não sei, nem quero saber. Afasta-te de mim, satanás.
É por isso que nosso orgulho é perda de tempo. Um simples inseto mata mais gente no mundo do que todos os grandes animais reunidos. Com todo o respeito aos cientistas que se expõem às picadas, eu é que não dou meu braço à picadura de mosca alguma. Prefiro picar as moças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário