sábado, 31 de dezembro de 2016

Contos e crônicas



O testemunho espírita de Arthur Conan Doyle

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Arthur Conan Doyle foi o genial autor de Sherlock Holmes, famoso mundialmente, que se tornou espírita e recusou a maior distinção que alguém poderia receber do Império Britânico: “Par do Reino Unido da Grã-Bretanha”. O motivo? Não aceitou a condição que lhe foi imposta de “renunciar ao Espiritismo”. Seus testemunhos, até o fim de sua vida, podem ser lidos em obras como História do Espiritismo e A Nova Revelação, entre outras. Era médico, mas destacou-se na literatura mundial como poucos escritores.
Escreveu ele, em A Nova Revelação: “As religiões se mostram em grande parte petrificadas e decadentes, abafadas pelas fórmulas e sufocadas pelos mistérios. Podemos provar que não há necessidade nem de uma coisa nem de outra” (DOYLE, 1980, p. 115).
Ainda dele é a seguinte frase: “[...] se um homem é bondoso e humilde, não há porque temer pelo destino de sua alma, seja ou não membro de uma igreja organizada na Terra” (Id., introd.).
Neste fim de ano, em que tantas infelicidades terrenas vêm provocando as ideias materialistas, é importante refletir no exemplo de almas de escol como a de Doyle. Por isso, propomos ao leitor de nossas singelas linhas mais duas frases, agora psicografadas pelo maior médium do século XX, Chico Xavier, que lhe foram ditadas pelo Espírito André Luiz:
A primeira é esta: “Melhore tudo dentro de você, para que tudo melhore ao redor dos seus passos” (XAVIER, 1990, p. 74).
A segunda, não menos importante, é a seguinte: “A obra de Jesus pede amor e colaboração, bondade e devotamento” (Id., p. 77).
Conan Doyle foi um exemplo de cristão-espírita ou neoespiritualista, como era vista a mensagem da “nova revelação” nos países anglo-saxões. Dedicou todo o seu amor e todo o seu empenho na divulgação dessa revelação pelos Espíritos enviados por Jesus, em sua terceira revelação. Exercitou a bondade, a humildade e o devotamento a essa causa até o fim de sua última encarnação, com renúncia a qualquer distinção, por mais alta que fosse, para se manter fiel à sua nova crença. Manteve-se firme na defesa e divulgação deste que é o maior legado que o Cristo nos proporcionou, como antídoto ao Materialismo: o Espiritismo, ou Nova Revelação, ou Consolador Divino que veio para nos livrar da ignorância, do fanatismo religioso e instaurar, definitivamente, o Reino do Cristo na Terra.
Com essas palavras, renovo aos meus leitores os votos de paz e saúde neste Natal e no próximo ano. E que se concretizem as nossas esperanças de um Novo Ano repleto de realizações no campo do bem, o nosso elevado entusiasmo, incansável devotamento e muita força de vontade para superar todos os novos desafios.
Até 2017!


Referências:
DOYLE, Arthur Conan. A Nova Revelação. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1980.
______. História do Espiritismo. Tradução de Júlio Abreu Filho. São Paulo: Pensamento, 1994.
XAVIER, F. C. A Verdade Responde. Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz. São Paulo: Instituto Divulgação Editora André Luiz, 1990.






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário