domingo, 25 de dezembro de 2016

Reflexões à luz do Espiritismo



Natal do Senhor

Segundo o calendário oficial, Jesus nasceu há 2016 anos.
Perguntamos, porém: Quando Jesus nasceu para nós? E que significa seu nascimento na intimidade de nossas vidas?
Jesus recomendou-nos que nos amássemos como ele nos amou. E disse que esse era seu jugo e também o seu fardo. Jugo suave, porque amor; fardo leve, porque caridade.
Caridade significa amor de irmão, o que implica olharmos para o nosso lado e enxergar irmãos nos companheiros do caminho, tornando-nos o próximo daqueles que se aproximam de nós. O que o amor opera em nossos corações é a chave que pode abrir os grilhões que nos prendem às coisas materiais, à materialidade do mundo.
Quando Jesus enunciou a palavra amor, exemplificando-a no trato conosco, o mundo sofreu um abalo. E seu nascimento significa o abalo em nossas convicções que faz com que procuremos realmente nos modificar para melhor.
Se Jesus já nasceu em nossos corações, então podemos saber que demos o primeiro passo para a salvação – passo esse de que só nossa consciência é testemunha e que só diz respeito a nós e a Deus.
Mas, que significa salvar-se?
Quando Jesus iniciou suas pregações, ele repetiu, docemente, as palavras do Batista: “arrependam-se, façam penitência, e convertam-se, porque o Reino dos Céus está próximo de vocês”, o que implica dizer que o Reino de Deus, onde a lei de justiça, amor e caridade é plenamente exercida, está a um passo de nós, porque, se nos arrependermos, se repararmos o mal que fizemos e se convertermos nossa face para o Criador, então o Reino será edificado nos nossos corações e nos libertaremos. Então estaremos “salvos”...
Jesus, ao proferir a palavra amor, iniciou uma revolução. Mas ele não foi nem é um revolucionário vulgar, como muitos o veem. Nem sequer é um revolucionário, porque não veio destruir a lei. Ele foi o exemplo puro da lei de Deus, o agente de transformação de nossos corações para melhor.
Jesus desperta em nós o que temos de melhor. E, apesar de nossos erros, todos temos o que a Humanidade tem de melhor – o amor, em uns latente, em outros quase sufocado entre os espinhos do egoísmo, em outros ainda desabrochando em atos humanitários, em pequena ou larga escala segundo a estatura de cada um. Ele nos conhece a todos nós por nossos predicados e quer que cada um de nós desperte a semente adormecida do amor em nossos corações.
A cada Natal, quando as atenções das pessoas se voltam inteiramente para Papai Noel, geralmente esquecemos o verdadeiro aniversariante.
Não nos esquecemos das compras (se podemos comprar), tampouco da ceia (se podemos cear), mas invariavelmente nos esquecemos de Jesus ou, o que é pior, se dele nos lembramos, nem sempre agimos de acordo com o que seu nome faz lembrar, que é a observância da lei do amor.
Quantas vezes a reunião familiar, mesmo nas festas de Natal, é permeada de azedume, de hipocrisia, de malquerença?
Quantas vezes, em um momento que deveria ser a celebração do amor, somos arrastados pelos excessos e pelos prazeres menos dignos?
Jesus teria feito seu primeiro “prodígio” em uma festa de casamento. Usamos aqui o vocábulo prodígio por mera concessão aos cristãos não espíritas, porque prodígios, milagres, fatos sobrenaturais – ensina o Espiritismo – não existem.
Conforme os relatos dos evangelistas, parecia que o Mestre gostava de ambientes festivos, porque alegres, mas revestidos de uma alegria pura, sem a mácula dos interesses mundanos.
Acreditamos, então, que Jesus quer que festejemos, sim, e parece que não deseja ser tão somente lembrado, mas que lembremos sua exortação final aos discípulos amados: “Amem-se como eu os amei”.
Recordemos suas lições neste dia em que se celebra mais um Natal e mostremos aos nossos filhos e aos nossos netos que o aniversariante a ser reverenciado não é o velhinho simpático, de vestes vermelhas, que encanta as criancinhas, mas sim o Amigo de todas as horas que recebeu do Pai a missão de conduzir a Humanidade terrena ao porto da paz e da felicidade.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário