sábado, 7 de setembro de 2013

Pérolas literárias (52)

Esquife do sonho

Antônio Torres


Tive um Sonho de Amor e de Inocência,
Cheio de luz das coisas invulgares,
Do qual perdi a luminosa essência
Na cristalização dos meus pesares.

Tarde reconheci minha falência,
Terminados os múltiplos azares
De minha quase inútil existência,
No silêncio das cinzas tumulares.

E da Morte, no abismo indefinido,
Tombei exausto, amargurado e cego,
 Abismo tenebroso que eu transponho.

Infeliz do meu ser irredimido,
Pois triste e atordoado inda carrego
O negro esquife do meu próprio sonho.

 
Antônio Torres nasceu em Diamantina (MG) em 1885 e faleceu em 1934 na cidade de Hamburgo, como cônsul adjunto do Brasil. Ordenou-se sacerdote, mas abandonou mais tarde a profissão eclesiástica. Foi poeta e escritor. O soneto acima integra o Parnaso de Além-Túmulo, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier.



Nenhum comentário:

Postar um comentário