quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Espiritismo e o magnetismo se completam e se explicam mutuamente

Demos continuidade ontem à noite no Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina, ao estudo sequencial da Revue Spirite de 1858, periódico mensal fundado e redigido por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo. O estudo realiza-se semanalmente, em dois horários: na terça-feira (18h30) e na quinta-feira (14h30).

Eis as quatro questões propostas para debate na reunião de ontem:

1. Os acidentes fazem parte do destino do homem?
2. Como explicar os pressentimentos?
3. A mediunidade de efeitos físicos é rara em nosso mundo?
4. Que relação existe entre o magnetismo e o Espiritismo?

*

Depois de rápido debate em torno das questões acima, foi lido e estudado o texto-base, sendo apresentadas ao final as respostas dadas às perguntas propostas.

Ei-las:

1. Os acidentes fazem parte do destino do homem?

São Luís diz que sim, explicando que as provas físicas, uma vez escolhidas pelo Espírito, vão compor para ele uma espécie de destino. (Revue Spirite, pp. 75 a 77.)

2. Como explicar os pressentimentos?

Segundo os ensinos espíritas, antes de encarnar-se o Espírito tem conhecimento de todas as fases de sua existência; quando estas têm um caráter saliente, conserva uma espécie de impressão em seu foro íntimo e tal impressão, despertando ao aproximar-se o instante, torna-se pressentimento. Eis aí uma das causas desse fato. (Revue Spirite, pág. 78.)

3. A mediunidade de efeitos físicos é rara em nosso mundo?

Não. Kardec diz que essa faculdade não é rara: em cem pessoas, pelo menos cinquenta possuem essa aptidão, em maior ou menor grau. Essa informação, válida em 1858, foi corrigida anos depois pelo próprio Codificador, que observou em palestra proferida no ano de 1862 que havia diminuído sensivelmente a proporção de médiuns com aptidão para os chamados efeitos físicos. (Revue Spirite, pág. 92.)

4. Que relação existe entre o magnetismo e o Espiritismo?

Baseando-se ambos na existência e na manifestação da alma, o magnetismo e o Espiritismo podem e devem prestar-se mútuo apoio, porque eles se completam e se explicam mutuamente. O magnetismo, segundo Kardec, preparou o caminho do Espiritismo, e os rápidos progressos desta última doutrina são incontestavelmente devidos à vulgarização das ideias sobre a primeira. (Revue Spirite, pp. 95 e 96.)

*

Na próxima quarta-feira publicaremos neste blog o resumo do estudo realizado, para que o leitor, desde que o queira, possa acompanhar o desenvolvimento de nossas reuniões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário