segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As mais lindas canções que ouvi (52)

Sinhá

João Bosco e Chico Buarque


Se a dona se banhou,
Eu não estava lá!
Por Deus Nosso Senhor,
Eu não olhei Sinhá!
Estava lá na roça,
Sou de olhar ninguém!
Não tenho mais cobiça,
Nem enxergo bem.

Pra que me pôr no tronco?
Pra que me aleijar?
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá!
Por que me faz tão mal,
Com olhos tão azuis?
Me benzo com o sinal
Da santa cruz!

Eu só cheguei no açude
Atrás da sabiá;
Olhava o arvoredo!
Eu não olhei Sinhá!
Se a dona se despiu,
Eu já andava além:
Estava na moenda,
Estava pra Xerém!

Por que talhar meu corpo?
Eu não olhei Sinhá!
Pra que que vosmincê
Meus olhos vai furar?
Eu choro em iorubá,
Mas oro por Jesus!
Pra que que vassuncê
Me tira a luz?

E assim vai se encerrar
O conto de um cantor,
Com voz de pelourinho
E ares de senhor.
Cantor atormentado,
Herdeiro sarará
Do nome e do renome
De um feroz senhor de engenho
E das mandingas de um escravo,
Que no engenho enfeitiçou Sinhá!


Você ouvirá a canção acima, na interpretação de Chico Buarque e João Bosco, clicando em https://www.youtube.com/watch?v=T4CP6aCXq9I



Um comentário:

  1. Bom dia Senhor Astolfo, obrigado por ter remetido as publicações de o Consolador. Comunico de está lendo suas postagens e muitas reproduzo em meu Blog. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir